Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como usar claraboias em casa

Saiba como embelezar os seus ambientes e, de quebra, economizar energia com esse recurso precioso
                                   Como usar claraboias em casa            
       

Talvez você não saiba como identificar as claraboias, mas provavelmente já deve ter visto uma em algum lugar. Basicamente, trata-se de uma abertura no telhado ou no ponto mais alto da parede, que tem como objetivo permitir a entrada de luz natural no ambiente e, em alguns casos, a passagem de ventilação.

Ou seja, além do requinte que a claraboia traz à decoração, ela também proporciona uma excelente economia de energia, já que é possível conseguir ambientes bem iluminados e frescos apenas com o seu uso.

E engana-se quem pensa que as claraboias são apenas uma alternativa para a falta de janelas; a verdade é que a abertura superior consegue iluminar até oito vezes mais do que uma janela com o mesmo tamanho.

Gostou da ideia e quer saber como utilizar esse precioso recurso na sua casa? Então, fique de olho nas dicas da C&C!

Tipos de claraboias

Existem diferentes tipos de claraboias e cada uma proporciona um efeito diferente à decoração. São elas:

Claraboia plana: aqui, a claraboia acompanha o formato do telhado onde está instalada, dando continuidade a ele. Esse é um dos modelos mais simples e fáceis de instalar, porém exige muito cuidado para evitar infiltrações de água.

Claraboia tubular: muito utilizada em território brasileiro, essa claraboia é formada por um sistema de reflexão da luz externa que amplia o alcance da luminosidade no ambiente. Essa é uma ótima opção para ambientes compactos que não possuem muito espaço disponível no teto para a instalação e, além disso, ela também confere maior privacidade, já que não permite a visualização do interior.

Claraboia cúpula: também chamada de domo, essa claraboia possui um design arredondado que se sobressai para cima do telhado. Ela pode ser completamente redonda, formando uma meia esfera, ou ter apenas as bordas arredondadas. Essa é uma ótima opção para quem é sensível à claridade, pois seu domo permite a entrada de apenas uma parte da luz e, por isso, não é possível iluminar todo o espaço.

Claraboia pirâmide: assim como a cúpula, esse modelo de claraboia também se projeta para fora do telhado, formando uma pirâmide. Ela é muito indicada para ambientes com pé direito alto e espaços amplos que necessitam de uma iluminação mais eficiente, como salas de estar e cozinhas. Antes de instalar esse sistema de claraboia é necessário verificar a resistência do telhado.

Claraboia shed: indicada para ambientes amplos, esse formato de claraboia é muito utilizado para captar a luz natural e aumentar a circulação de ar no espaço. O que caracteriza esse modelo é o fato de sua posição translúcida ser vertical; a inclinação deve ficar por conta do próprio telhado. Para a instalação desse modelo, é necessário considerar o horário do dia e que se deseja maior incidência de luz.

Claraboias nos ambientes

Cozinha

Instalar uma claraboia na cozinha pode ser um investimento muito vantajoso, já que ela garante uma ótima iluminação natural durante o dia, evitando maiores gastos com energia elétrica e, ainda, auxilia durante a manipulação dos alimentos.

Os modelos de claraboia plana, pirâmide ou shed são indicados para esse ambiente.

Sala

Se você deseja aumentar a iluminação na sua sala de estar ou de jantar, instalar uma claraboia pode ser uma ótima solução.

Além de gerar uma economia de energia incrível, esse recurso também pode proporcionar um toque mais sofisticado a sua sala. Nesse caso, a claraboia pode ser instalada no centro do ambiente, sobre a mesa de jantar ou próxima ao sofá para oferecer a iluminação necessária a esses pontos.

Evite utilizá-la apenas em salas de TV, pois o seu reflexo pode acabar ofuscando a imagem da tela.

Quarto

Nos quartos, a claraboia confere um ar elegante, mas sem deixar a naturalidade de lado. É uma ótima aposta para projetos minimalistas e para aqueles que gostam de apreciar o céu antes de dormir.

Mas se você não gosta de acordar muito cedo, a claraboia pode acabar virando um verdadeiro incômodo, afinal, é possível ver a claridade assim que o sol começa a nascer. Isso pode ser revertido com o uso de cortinas, que, apesar de encarecer o custo da instalação, garante aos moradores o poder de controlar quando a claridade vai entrar.

Banheiros

As claraboias podem ser uma excelente aposta para banheiros de casas geminadas, onde não é possível instalar janelas na parede. Também é ótima para conferir maior privacidade para banheiros que podem ser vistos por quem circula ao redor da residência.

Além, é claro, de garantir maior economia de energia e uma ventilação mais eficiente, deixando o ambiente sempre fresquinho e agradável.

Gostou das nossas dicas? Então, qual dar uma olhadinha no nosso blog? Aqui você encontra diversos conteúdos e dicas incríveis para se inspirar e trazer o melhor para sua casa. A C&C tem tudo para o seu lar!

   

Compre na C&C

Janela de Correr Lateral sem Grade Ideale 100x120cm Branca Janela de Correr Lateral sem Grade Ideale 100x120cm Branca

Produtos que você visitou