Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como planejar a bancada da cozinha?

Veja como planejar a bancada da sua cozinha e torná-la um elemento muito mais funcional e decorativo em sua casa.
  Como planejar a bancada da cozinha?

Está construindo a sua cozinha ou pensando em reformá-la? Então você já deve saber que a bancada é parte fundamental da estrutura, funcionalidade e estética do ambiente. Afinal, esse é um elemento super importante dentro do cômodo, pois é onde você vai preparar seus alimentos, lavar a louça e até mesmo usá-lo com decoração.

É possível encontrar inúmeros modelos de bancadas, tanto com diferenças de materiais como de estilos — assim como diversos modelos de gabinetes de cozinha. Pensando nisso, preparamos um guia de como planejar a bancada da sua cozinha da forma que você sempre imaginou. Confira!

O que levar em consideração para escolher o melhor estilo de bancada para a cozinha?

Como falamos anteriormente, existe uma variedade enorme de estilos e modelos de bancadas. Por isso, é importante entender qual a certa de acordo com as suas necessidades. Confira agora algumas dicas do que levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal.

Priorize a praticidade

A primeira dica é priorizar a praticidade. Isso é: optar por um modelo que simplifique a rotina e ofereça uma superfície fácil de limpar. Além disso, claro, combine com os metais da sua cozinha, como torneiras, pias e etc.

Atente-se às medidas

 

Outro importante fator para levar em consideração são as dimensões do ambiente onde a bancada será instalada. Geralmente, a altura ideal da estrutura é de 90 cm, podendo ser um pouco menor, entre 73 a 80cm, para os casos de um bancada que servirá de mesa de jantar.

 

Qual vai ser o estilo da sua cozinha?

 

Na hora de escolher o modelo da bancada é preciso ter em mente qual é o estilo do ambiente. Por exemplo: se a decoração for mais elegante, o ideal é optar por um modelo em mármore ou porcelanato. Já uma cozinha de estilo mais rústico combina com um modelo de madeira ou de concreto.

Quais elementos vão compor sua bancada?

Na hora de escolher, você tem que ter em mente que a bancada não é simplesmente uma estrutura ou um suporte ao ambiente. Ela também vai contar com alguns elementos como armários instalados na parte debaixo, pia, cooktop e eletrodomésticos.

Principais materiais para as bancadas de cozinha

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher a bancada ideal para sua cozinha, descubra quais são os principais materiais utilizados.

Granito

O granito é uma das pedras mais utilizadas em bancadas de cozinha devido ao seu preço mais acessível - o metro quadrado chega a custar, em média, R$ 500,00 - além de oferecer facilidades na hora de limpar e apresentar resistência aos riscos.

Porcelanato

Muito versátil, o cooktop e porcelanato é bastante utilizado em projetos de arquitetura. Pode ser usado para revestir bancadas rústicas, sofisticadas, minimalistas e até mesmo vintage.

Mármore

O mármore é um dos materiais mais vantajosos para bancadas de cozinha. Além de ser muito resistente, a pedra também apresenta alta durabilidade e praticidade na hora da limpeza.

Madeira

Para quem busca uma cozinha com uma pegada mais rústica, a bancada de madeira é ideal. A grande vantagem é que essa opção possui uma instalação super prática e simples, mas, por outro lado, requer cuidados no quesito manutenção, afinal, o material não suporta o contato constante com a água nem com altas temperaturas.

Aço Inox

Se você está pensando em montar uma cozinha no estilo industrial, então uma bancada de aço inox é perfeita. Moderno e sofisticado, este material é super duradouro, higiênico e resistente ao calor.

Estilos para se inspirar

Linear

A bancada de estilo linear é a melhor opção para quem tem espaços estreitos como apartamentos pequenos. Isso porque a disposição do mobiliário e eletrodomésticos vai ocupar apenas uma parede, permitindo a sucessão de tarefas na cozinha, como limpeza, preparo de alimentos e etc.

Estilo Corredor

As bancadas de estilo corredor são super práticas, pois permitem trabalhar dos dois lados do espaço: de um lado o cooktop para a preparação dos alimentos e do outro a bancada para a pia.

Em formato de U

Optar por uma cozinha planejada é uma ótima opção de otimizar o máximo de espaço possível. As bancadas de U são ideais para transformar tanto em uma área de cooktop quanto em uma bancada de refeições.

Em L

Um outro estilo super moderno para cozinhas abertas são as bancadas em L, tendo em um dos lados a área da pia e no outro a do cooktop. É possível também criar uma bancada de refeições com tampo e banquetas de madeira.

Gostou do nosso guia de como planejar a bancada da sua cozinha? Temos certeza que com nossas dicas e com um pouquinho de planejamento sua reforma vai ficar como você sonhou. Não perca tempo e confira tudo para decoração de casa aqui na C&C.

Compre na C&C

Torneira para Cozinha de Parede Bica Móvel com Filtro 1/4 de Volta Cromado C55 Gourmet Torneira para Cozinha de Parede Bica Móvel com Filtro 1/4 de Volta Cromado C55 Gourmet
Fogão Cooktop 5 Queimadores Gás Mesa Vidro Preto Bivolt  Fogão Cooktop 5 Queimadores Gás Mesa Vidro Preto Bivolt

Produtos que você visitou