Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como montar um jardim vertical dentro de casa

Deixe a sua casa mais revigorante com um belo jardim vertical
                                   Como montar um jardim vertical dentro de casa            
   

As plantas têm o poder de deixar as casas mais bonitas, frescas e cheias de vida, conferindo um toque mais acolhedor e agradável aos ambientes.

Além da questão estética, elas também são ótimas para a saúde dos moradores, já que são capazes de eliminar diversas toxinas presentes no ar, proporcionando, assim, maior qualidade de vida.

Por essas razões, investir em plantas é uma tendência que vem crescendo consideravelmente ao longo dos anos, e uma ótima maneira de incorporá-las dentro do seu lar, é apostando em um belo jardim vertical.

Mas o que é um jardim vertical, afinal?

Trata-se de uma espécie de jardim suspenso, onde as plantas são colocadas em paredes ou muros. Pode ser tanto um conjunto de vasos como um grande painel verde.

Também conhecida como parede verde, essa técnica integra natureza à arquitetura urbana e é uma ótima opção para trazer mais vida para a sua residência, sem comprometer os espaços — já que elas são fixadas na parede, ocupando um canto que antes era inutilizado.

Se você se interessou por essa técnica, mas não sabe como incorporá-la na sua casa, fique tranquilo! No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas que vão te ajudar a montar o jardim vertical perfeito para o seu lar, bem como os cuidados necessários para o seu cultivo. Confira!

Onde instalar o jardim vertical?

O principal requisito para ter um jardim vertical é: dispor de uma parede livre na sua casa; afinal, é ela que será responsável por dar suporte ao jardim — que poderá ser montado em diversas estruturas, como quadros de madeira, pallets, canos de PVC, grades, entre outros.

Mas como saber qual ambiente é mais adequado para o cultivo das plantas? Não há regras que determinem onde um jardim vertical pode ser instalado; é possível montá-los em salas, corredores, cozinhas, banheiros, escritório etc.

O importante é ter um espaço que seja adequado para o crescimento dos vegetais e que possua boa incidência da luz solar — esse é um ponto fundamental para o crescimento de boa parte das espécies, por isso é fundamental buscar por locais que ofereçam essa condição.

Quais são as plantas mais adequadas?

Cada espécie possui uma necessidade específica relacionada a quantidade de água, luz solar e exposição ao vento. Portanto, para que o seu jardim fique bonito e saudável, é preciso verificar quais são as espécies mais adequadas de acordo com as características do clima e do espaço.

Além disso, também é preciso certificar-se de que os formatos dos vasos são adequados para o tamanho e peso das raízes.

Suculentas, antúrios, orquídeas e outras plantas menores são ideais para quem não possui tanto espaço disponível e, também, para ambientes com pouca incidência de sol, já que são espécies que adoram sombra.

Para um jardim vivo e colorido, a dica é escolher plantas e flores de diferentes tonalidades. Violetas, costela de Adão, azaleias, gérberas e bromélias são espécies que se adaptam muito bem dentro de casa.

Há também a possibilidade de criar uma pequena horta vertical para a cozinha, cultivando espécies como manjericão, alface, alecrim, hortelã e pimenta. Essa é uma ótima opção para quem gosta de ter temperos fresquinhos sempre à mão.

Cuidados necessários

Seja dentro ou fora de casa, todo jardim precisa de cuidados para se manter bonito e saudável. Por isso, a adubação, a poda, o controle de pragas e a rega constante são cuidados necessários e que devem ser realizados com frequência, de acordo com as necessidades de cada espécie.

Dentro de casa, é preciso redobrar o cuidado ao regar as plantas, para não correr o risco de manchar ou danificar os móveis. Sendo assim, faça a irrigação sempre com um borrifador e lembre-se de nunca deixar acumular água.

Agora que você já sabe como cultivar um jardim vertical dentro da sua casa, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que temos para você!

   

Compre na C&C

Cachepot Retangular em Pinus 18x37cm Cachepot Retangular em Pinus 18x37cm
Floreira em Polipropileno Retangular Roma 60cm Preta Floreira em Polipropileno Retangular Roma 60cm Preta
Jardineira em Polietileno Copacabana 43x17cm Antique Vermelha Jardineira em Polietileno Copacabana 43x17cm Antique Vermelha

Produtos que você visitou