Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como montar um jardim prático e funcional

Dicas simples e inspirações para montar seu jardim
                                     Como montar um jardim prático e funcional            

Quando o assunto é jardinagem, logo associamos à sensação de relaxamento e bem-estar, no entanto, o jardim também é capaz de embelezar qualquer ambiente dentro ou fora de casa.

Existe uma infinidade de opções para criar um espaço verde com toda sua simplicidade e beleza. E, ao contrário do que se pensa, não é necessário gastar muito dinheiro para ter um jardim em casa. Tudo o que você precisa é ter criatividade e um pouquinho de comprometimento.

Então, se você está pensando em transformar aquele cantinho da sua casa em um espaço charmoso e aconchegante, preparamos algumas dicas simples para que você possa começar a fazer um jardim prático e funcional. Confira!

Planeje o espaço

O primeiro passo para fazer seu jardim de forma prática é pensar muito bem em como será o ambiente. Portanto, tente visualizar o espaço que você deseja.

Comece por dois itens fundamentais: defina a extensão da área do seu jardim e quais serão as plantas mais adequadas para esse espaço.

Plantas mais indicadas

A ideia aqui é criar um jardim bonito e funcional e que, principalmente, seja fácil de cuidar. Por isso é importante optar pelas espécies de plantas certas.

Para ambientes pequenos, invista em plantas menores. Outra dica são as mudas de plantas que possuem um menor custo e não costumam crescer muito. Alguns exemplos são: dinheiro-em-penca, filodendros, lírio da paz, echeveria, moreia bicolor e violeta.

Se você pretende criar um jardim interno o ideal é contar com antúrio, begônia, mini cacto, orquídea e ráfis. Mas, se a ideia é contar com uma horta cheia de verduras, frutas, legumes e temperos fresquinhos, você pode apostar nas boas e velhas sementes, tais como:

  • Sementes de verduras: alface americana, couve, alface mimosa, almeirão, salsa, rúcula e outras;
  • Sementes de frutas: mamão formosa, tomate cereja, maracujá, melancia e muitas outras;
  • Sementes de legumes: pepino, abobrinha, pimentão, beterraba e muito mais.
  • Aqui você escolhe as suas preferidas e desfruta das vantagens de ter uma horta só sua!
  • Item 5

Jardim vertical

Perfeito para quem tem pouco espaço, o jardim vertical em uma parede ou muro cria um visual diferenciado. É capaz de ampliar a área com plantas e ainda dar a sensação de que a sua casa tem muito mais verde. É ideal para varandas de apartamentos, pois fica muito bonito e pede baixo investimento.

Uma boa pedida é optar pelo uso de materiais como pallets que deixam esse tipo de jardim muito mais prático e barato de ser feito, sem deixar de ter um lindo efeito visual.

Atente-se para a manutenção

Depois de escolher a disposição do ambiente e as plantas que farão parte do jardim, é preciso levar em consideração a parte da manutenção.

Isso porque, mesmo que pequeno, esse espaço precisa de cuidados diários. As plantas maiores e mais pesadas, por exemplo, devem ficar em vasos grandes e firmes, para que tenham um bom suporte.

É preciso tomar cuidado também com a espécie das suas plantas. Procure saber as recomendações de sol e água de cada uma, para que não acabem morrendo pelo excesso ou falta deles.

Kit jardinagem

Como falamos no início do texto, a jardinagem é uma ótima atividade para nos ajudar a relaxar e trazer a sensação de bem-estar. Em muitos lugares, podemos até mesmo encontrar benefícios de reservar um tempinho para mexer na terra, cuidar das plantas e claro, colher os frutos. Para te ajudar nessa tarefa, o ideal é sempre contar com um kit de jardinagem. Veja algumas ferramentas indicadas:

  • Pá: ideal para fazer pequenas escavações para plantar espécies pequenas;
  • Ancinho: ajuda a mexer a terra e também é ideal para recolher as folhas secas;
  • Garfo: assim como o ancinho, também é indicado para mexer a terra antes do plantio;
  • Tesoura de poda: ideal para cortar flores e plantas;
  • Regador: para te ajudar na rotina de molhar todas as suas plantinhas;

O mundo da jardinagem é muito vasto e, por isso, é possível encontrar ferramentas para os mais diversos fins. Por esse motivo, antes de comprar, leve em consideração as espécies que você pretende cultivar em casa. Conte com a C&C para te ajudar a tornar o seu cantinho verde realidade.

Vasos para dar volume

Independentemente do tipo do seu jardim, os vasos são ótimos para dar volume ao ambiente sem gastar muito – além de ajudarem na hora da manutenção. Quando precisar mexer em qualquer coisa, é só tirá-los de lá e pronto.

Os vasos também ajudam (e muito!) os que querem criar um jardim na varanda do apartamento. Afinal, é possível colocá-los todos em um suporte e deixá-los na parede. Deste modo, você tem um jardim pessoal em sua casa e ainda dá um charme a mais na decoração.

Iluminação

Uma iluminação bem planejada faz toda diferença num jardim pequeno. Afinal, ela pode preencher o ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante.

Alguns focos de luz, uma luz amarela e alguns efeitos podem deixar o espaço mais agradável e valorizado.

Gostou das nossas dicas para criar um jardim simples e funcional? Então não deixe de conferir tudo para jardinagem aqui na C&C e encontre o kit ideal para montar o jardim dos seus sonhos.

   

Compre na C&C

Conjunto para Jardinagem 8 Peças Laranja E Verde Conjunto para Jardinagem 8 Peças Laranja E Verde