Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como montar um cantinho de estudo infantil

Inspire-se com as dicas da C&C
                                   Como montar um cantinho de estudo infantil            

A casa é um ambiente cheio de estímulos que podem distrair as crianças e atrapalhar o momento de fazer as lições de casa. Por isso, é importante criar um cantinho de estudo exclusivo para as tarefas da escola e livre de distrações, afinal, um espaço bem projetado pode, até mesmo, ajudar a manter o foco e a concentração nas horas reservadas para o conhecimento e aprendizado.

Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas imperdíveis que vão ajudá-lo a montar o cantinho de estudo ideal para o seu pequeno. Confira!

Defina o local

A premissa básica de qualquer cantinho de estudos é permitir que a criança tenha um espaço para realizar suas atividades — isso é importante até pra ela mesma entender e criar uma rotina de estudos bem definida.

É fundamental pensar em um local da casa que esteja livre de qualquer distração; TV, rádio, vídeo game e outros estímulos podem acabar tirando a concentração e confundindo a cabeça dos pequenos.

Por ser um ambiente mais íntimo e reservado, o quarto é, geralmente, um dos cômodos mais recomendados para essa finalidade. Dessa forma, o cantinho de estudo no quarto se torna um espaço calmo, confortável e tranquilo para os momentos que necessitamos de maior distração.

Escolha móveis adequados

É importante lembrar que cadeira e escrivaninha são móveis essenciais, mas, se houver espaço, é possível adotar nichos, prateleiras e até armários e gaveteiros para guardar livros, cadernos, canetas, pastas e demais utensílios escolares.

Outro ponto importante é que todas as peças precisam se adequar ao tamanho da criança, respeitando suas limitações e a própria ergonomia.

Pense na iluminação

Além dos mobiliários essenciais, o espaço de estudo também precisa contar com uma boa iluminação. Luminárias de mesa costumam funcionar muito bem e o mais legal é que, além de funcionais, elas também estão disponíveis em diversos estilos e opções.

Se possível, a iluminação natural também pode ajudar e pode até ser uma saída econômica para deixar a criança num espaço otimizado e bem iluminado durante as atividades escolares.

Preste atenção nas cores

As cores têm um papel fundamental no ambiente e podem servir para estimular (e muito!) as crianças. Evite tons muito fortes — como o vermelho e o laranja — que podem acelerar o cérebro e acabar prejudicando as atividades.

Prefira cores neutras, como bege, cinza e branco ou até tons pastéis, pois são mais tranquilizantes e ajudam na concentração.

Acessórios e personalização

Converse com a criança, saiba quais são seus gostos e, com essas informações em mãos, procure adotar um item decorativo ou outro — como quadros, retratos, objetos de iluminação itens de papelaria etc — para deixar o espaço bem personalizado.

Isto torna o espaço ainda mais atrativo para os pequenos e estuda acaba sendo muito mais prazeroso.

Mas atenção: personalizar o espaço de estudos é muito importante, porém existe um limite, justamente para que o ambiente não se torne um inimigo da concentração. Por isso, nada de pelúcias, toy arts, objetos que acendem ou emitem sim, eletrônicos que não sejam exclusivamente para os estudos, além de qualquer outro objeto que faça a criança se distrair e mudar o foco.

Agora que você já sabe como montar um cantinho de estudo para o seu pequeno, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Prateleira Tobogã Jr 55x19cm Branca Prateleira Tobogã Jr 55x19cm Branca
Cadeira para Escritório com Base Giratória Office Executiva 116,5x65cm Preta Cadeira para Escritório com Base Giratória Office Executiva 116,5x65cm Preta
Luminária de Mesa Led 4w Bivolt Flex Cinza Luminária de Mesa Led 4w Bivolt Flex Cinza

Produtos que você visitou