Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como limpar persianas?

A C&C te mostra como é simples manter suas persianas bem cuidadas e sempre limpas.

A beleza e praticidade das persianas

As persianas são acessórios capazes de transformar totalmente um ambiente, seja ele qual for. Além de embelezar, elas também são funcionais, pois podem controlar a luminosidade e até mesmo a “temperatura” do espaço onde estão inseridas.

No quesito praticidade, elas são perfeitas devido à sua versatilidade e adequação para qualquer tipo de projeto, desde o banheiro até o quarto. Para aqueles que buscam um ar de sofisticidade na decoração de casa, também é possível encontrar em diversos modelos de persianas — você com certeza irá se identificar com algum.

Independente do modelo escolhido, existe um fator que precisa ser lembrado e, inclusive, pode influenciar em sua escolha: a facilidade de limpeza de cada um. Esse “pequeno” detalhe é importante inclusive para a sua saúde, por tratar-se de um acessório que, quando não higienizado corretamente, pode desenvolver problemas de saúde, como a rinite alérgica

A C&C separou algumas dicas para você realizar adequadamente a limpeza dos principais modelos. Confira logo abaixo!

Passo 1: identificar o tipo de persiana

 

Para arregaçar as mangas e vestir as luvas da limpeza de suas persianas, primeiro você deve identificar de qual tipo ela é — horizontal ou vertical. Cada uma tende a ser utilizada em um ambiente específico, confira a diferença.

  • Persianas horizontais

As persianas horizontais são modelos mais simples, porém extremamente funcionais. São compostas por lâminas metálicas de pvc ou madeira, normalmente. Tendem a ser um pouco mais caras, devido à sua alta proteção contra raios UV em tempos de verão, enquanto no frio mantém o espaço sutilmente mais aquecido. Ideais para ambientes domiciliares, por serem altamente ajustáveis conforme preferência.

  • Persianas verticais

Nesse tipo, as persianas são fixadas através de um trilho cujas lâminas pendem em sentido vertical. Aqui, para controlar a abertura, é possível aplicar o sistema de giro ou recolhimento. Normalmente são utilizadas em ambientes mais executivos, como escritórios, mas também cabem perfeitamente em residências e domicílios.

Passo 2: os diversos modelos de persianas

Além dos tipos de persiana que citamos anteriormente, precisamos identificar também os modelos, pois já são vários disponíveis no mercado. Alguns deles são:

  • Rolo

O modelo de persiana rolo é como um painel que fica enrolado quando encolhido. Ela é normalmente utilizada como uma espécie de blackout, pois, dependendo do material, tem capacidade de escurecer completamente o ambiente. Normalmente é usado vinil ou tela solar como matéria prima.

  • Romana

Um dos modelos preferidos para ambientes clássicos, a persiana romana é feita em varetas, fazendo com que seu recolhimento ocorra na proporção em que são suspensas. Quando recolhidas, parecem estar ligeiramente dobradas. Aqui, os materiais mais utilizados são os tecidos nobres (seda e fibras naturais), madeira, blackouts ou também tela solar.

 

  • Painel

Os painéis são utilizados de forma vertical e apresentam inúmeras formas de recolhimento. São ideais para espaços grandes e que contenham vãos de passagem e ainda proporcionam um visual bem clean devido ao trilho superior quase não aparecer. Podem ser feitos de tecidos naturais, sintéticos e também telas solares.

 

  • Double Vision

Essas persianas possibilitam uma visão dupla do espaço, pois permite visualização tanto da área interna quanto externa. Isso acontece devido à disposição dos tecidos acontecer de forma paralela, alinhando e desalinhando conforme sua preferência. Normalmente é utilizado tecido sintético.

 

Mãos à obra: como limpar cada persiana conforme o material

Agora você já conhece os tipos e principais modelos de persianas existentes no mercado, certo? É hora de saber a melhor maneira para limpar cada uma delas conforme o seu material. Vamos lá?

  • Persianas de alumínio

A melhor maneira de limpar persianas de alumínio é retirando-as da parede e lavá-las literalmente com água e detergente. É o método mais eficiente para que elas fiquem totalmente limpas e você não veja resquícios de pó ou demais sujeiras.

Caso seja inviável retirá-las, você deve primeiramente espanar todo o pó e depois aplicar produtos de limpeza apropriados para esse material — disponíveis em supermercados e lojas especializadas. Ao final desse processo, passe um pano macio para retirar os resíduos do produto, a fim de evitar ferrugem.

  • Persianas de PVC

Você deve iniciar o processo de limpeza das persianas de PVC retirando o pó, seja através de um pano seco ou do aspirador — para essa opção, é necessário cuidado e delicadeza, principalmente no trilho.

Depois de retirar todo o pó, passe um pano umedecido com água e detergente neutro. Dê sempre preferência a panos, pois esponjas e outros materiais abrasivos podem danificar o material de sua persiana. Limpe sempre de baixo para cima e ao final seque com um pano de microfibra.

  • Persianas de tecido

Aqui temos o maior inimigo das alergias e rinites causados por ácaros: as persianas de tecido. Trata-se do material que mais acumula pó e sujeira. No entanto, isso só se agrava quando não são higienizadas corretamente.

O melhor método de limpeza para persianas de tecido é retirando o pó através do aspirador, que deve ser utilizado de cima para baixo. Mas atente-se em deixá-lo no menor nível de sucção para não estragar o tecido. Use-o, também, com o encaixe da escova.

  • Persianas de madeira

Essas são as persianas mais simples de limpar, pois elas já possuem um tratamento especial para repelir pó e sujeira. No entanto, ainda assim, elas precisam ser limpas com o mesmo cuidado que as demais.

Aqui você pode utilizar um pano ou até mesmo um espanador para retirar a poeira. Depois, basta aplicar um lustra móveis para dar um toque especial e charmoso de limpeza, resultado do brilho que o produto oferece.

Nesse material específico, você deve se atentar para não encharcar o material com produtos líquidos ou água, pois podem causar manchas ou desbotamentos em sua persiana.

Expert em persianas? Falta só um detalhe!

Você já é quase um expert em persianas, não é mesmo? Já sabe identificar os principais modelos e, o melhor de tudo, sabe também que não é nenhum bicho de sete cabeças mantê-las higienizadas e preservadas.

Agora, para provar que você entende mesmo do assunto, só falta escolher sua persiana com o melhor preço e qualidade. E é claro que isso você só encontra na C&C, em nossa categoria de cortinas e persianas. Acesse já!

Compre na C&C

Persiana Horizontal em Pvc Block 140x160cm Branca Persiana Horizontal em Pvc Block 140x160cm Branca
Persiana Horizontal Pvc Block Bege 80x160cm Persiana Horizontal Pvc Block Bege 80x160cm
Persiana Off Preta 160x130cm Persiana Off Preta 160x130cm
Persiana Rolo Blackout em Poliéster Rainbow 160x140cm Preta Persiana Rolo Blackout em Poliéster Rainbow 160x140cm Preta
Persiana Rolo Dupla Rainbow Branca 140x160cm Persiana Rolo Dupla Rainbow Branca 140x160cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou