Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como funcionam os revestimentos 3D

Arrase nos relevos, estilos e tendências dos revestimentos tridimensionais
  Como funcionam os revestimentos 3D

Quando falamos em revestimentos, muitas ideias surgem: Ladrilhos, cerâmicos, madeira, pastilhas, papel de parede… Uma tendência que vem forte e conta com cada vez mais peças no mercado são os revestimentos 3D.

Estes revestimentos contam com um elemento especial que os diferencia dos outros, que é o relevo. Uma peça 3D conta com diferença de relevos entre uma parte e outra da peça, o que dá movimento na aplicação.

Para mostrar um pouco mais sobre essa tendência que vem ganhando espaço na arquitetura, a C&C preparou este conteúdo. Vem com a gente!

Destaques do revestimento 3D

Os revestimentos 3D trazem vida para o local onde é instalado. Por ter relevos diferentes, eles dão a sensação de profundidade, trazendo beleza e dando destaque no ambiente, principalmente pelos designs arrojados que o mercado oferece.

Existem revestimentos tridimensionais de baixo e alto relevo, com usos diferentes e necessidades de instalação que exigem cuidados específicos.

Em geral esse tipo de revestimento muda completamente o ambiente e estilo de tetos e paredes onde ele é aplicado. Para quem quer inovar ou está cansado de ter apenas a pintura lisa na sua casa, os revestimentos 3D são uma ótima opção.

Materiais

 

Os revestimentos 3D contam com diversos materiais e, de acordo com cada material, uma variedade de modelos e aplicações. Cada material tem suas vantagens e estilos, por isso é sempre bom conhecer suas possibilidades.

Gesso

Os revestimentos tridimensionais de gesso podem ser aplicados diretamente em alvenaria e podem ser aplicados tanto em áreas internas quanto externas. Tem ótimo custo-benefício e pode receber pintura.

Cimento

Também pode ser aplicado diretamente em alvenaria. Tem como vantagem a resistência e a possibilidade de se construir o formato de maneira mais pessoal, já que a sua produção é fácil e de baixo custo. Também pode ser pintado.

Alumínio

Como as pastilhas de inox, o alumínio é uma opção que traz o metálico para o ambiente. Suas peças são adesivadas, portanto tem fácil instalação. Seu acabamento escovado permite que a luz do sol ou do ambiente não reflita diretamente, o que poderia ser um problema.

Cerâmica

Os revestimentos cerâmicos são muito comuns nos ambientes e com diferentes instalações. E eles também estão presentes com revestimentos tridimensionais. Podem ser usados em todos os ambientes e contam com diferentes aplicações, que deixam o ar moderno e futurista para as paredes.

Pedras naturais

Resistentes e com elegância ímpar, as pedras naturais e suas simulações deixam qualquer ambiente imponente. Combina muito bem com banheiros, ambientes externos e salas.

Fibras naturais

Para ambientes rústicos, praianos e decorações alegres, as fibras naturais também são boas opções. De instalação simples, não é recomendado fazer esse tipo de instalação em locais externos ou ambientes úmidos como cozinhas, lavanderias e banheiros. Vai muito bem em salas de jogos e até home offices. O grande destaque deste tipo de material é o bambu.

PVC e PET

Materiais mais comuns quando o assunto é revestimento 3D, o PVC e o PET são plásticos e indicados para áreas molhadas. Tem instalação fácil e podem ficar em qualquer ambiente. Imunes ao mofo e chamas, ambos os materiais são certeiros e contam com enorme variedade nesse tipo de revestimento.

Ambientes e combinações

Com muitas possibilidades e combinações, os revestimentos 3D contam com particularidades que exigem um pouco de cuidado, tanto na instalação, quanto também nos lugares e cores usadas nas paredes. Abaixo, separamos algumas dicas para você arrasar nos seus revestimentos.

Luz e sombra

Os revestimentos 3D pedem atenção com a iluminação do ambiente. Luzes direcionadas, por exemplo, dão um belo efeito de luz e sombra, já que o relevo se destaca, trazendo ainda mais contraste no ambiente. É necessário ter cuidado com espaços pequenos para que a iluminação não acabe por dar a impressão de redução de espaços, ao invés de amplitude.

Destaque na parede aplicada

Para aplicações em uma parede inteira, com a intenção de destacá-la, alguns cuidados são necessários. O primeiro é evitar contornar quinas, já que o corte de um revestimento desses é difícil e pode acabar tirando a grandiosidade da peça, o que não fica legal.

Em casas com o pé direito duplo, o revestimento tridimensional dá a sensação de amplitude que engrandece o projeto. A aplicação na parede inteira mostra a força que ela tem e deixa tudo mais elegante.

Painel da TV

Tendência nos revestimentos 3D, a aplicação na parede onde fica a televisão dá muito certo e traz leveza. Para que funcione ainda melhor, o recomendado é o revestimento contar com cores claras, para não tirar a atenção da TV, o que atrapalha sua função.

Cozinha e banheiro? PVC!

Em ambientes úmidos como cozinhas, lavanderias e banheiros, o PVC é a melhor solução. Por ser uma liga plástica, ele não estraga com umidade e é de fácil limpeza, instalação e manutenção.

Abuse em áreas externas

Nas áreas externas o revestimento pode ser mais ousado. Composições com pedras naturais, porcelanato, PET ou PVC com relevos altos ficam muito marcantes e destacam o ambiente. O design arrojado faz toda a diferença e combinam muito bem com áreas de piscinas e jardins.

Iluminação, tamanho e umidade

Uma dica importante é prestar atenção na iluminação geral, tamanho e umidade do ambiente. Quanto menor e mais escuro ele for, mais suave o revestimento 3D deve ser. A mesma regra vale para umidade, até para facilitar a limpeza das peças. Essa regra acontece para evitar a sensação de confinamento que relevos altos em ambientes pequenos, úmidos e escuros podem trazer.

Com dúvidas? Vá de tons neutros

Uma dica que pode ser aplicado em diversos itens de construção e também quando falamos em revestimentos é não abusar se você está com dúvidas. Portanto, não arrisque se você não está totalmente confiante das suas escolhas. Os tons neutros são mais seguros e combinam com decorações clean, clássicas e modernas, sendo um grande coringa na hora de escolher seus revestimentos.

A C&C não é cinema mas também é 3D

Nós temos os melhores produtos e condições do mercado quando o assunto é acabamento. E os revestimentos 3D não iam ficar de fora. Conheça toda a nossa variedade de pisos e revestimentos em uma de nossas lojas ou no nosso site.

Compre na C&C

Revestimento Hd Fosco Borda Bold Oasis Pérola 54x31cm Revestimento Hd Fosco Borda Bold Oasis Pérola 54x31cm
Revestimento Hd Brilhante Borda Bold Sense Branco 35x57cm Revestimento Hd Brilhante Borda Bold Sense Branco 35x57cm
Revestimento Borda Bold Oasis Ripa Bege 31x54cm Revestimento Borda Bold Oasis Ripa Bege 31x54cm
Revestimento Acetinado Borda Reta Stelle Fendi 32x60cm Revestimento Acetinado Borda Reta Stelle Fendi 32x60cm
Revestimento Hd Fosco Borda Bold Oasis Prisma Pietra 54x31cm Revestimento Hd Fosco Borda Bold Oasis Prisma Pietra 54x31cm
Revestimento Borda Reta Stelle Blue 32x60cm Revestimento Borda Reta Stelle Blue 32x60cm
Revestimento Hd Brilhante Borda Bold Catavento Branco 35x57cm Revestimento Hd Brilhante Borda Bold Catavento Branco 35x57cm
Revestimento Hd Brilhante Borda Bold Firenze Marrom 35x57cm Revestimento Hd Brilhante Borda Bold Firenze Marrom 35x57cm
Revestimento Hd Acetinado Borda Bold Premier Plus 32x57cm Revestimento Hd Acetinado Borda Bold Premier Plus 32x57cm
Revestimento Hd Fosco Borda Bold Oasis Prisma Basalto 54x31cm Revestimento Hd Fosco Borda Bold Oasis Prisma Basalto 54x31cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou