Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como fazer check-up da rede elétrica da sua casa

A parte elétrica da sua casa anda te assustando? Confira nossas dicas
 

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), apenas 5% das residências brasileiras não tem algum problema com a rede elétrica. Os outros 95% contam com problemas simples como dimensionamento da estrutura até falta de check-ups constantes ou falhas de aterramentos. Sobrecarga de tomadas com benjamins, falta de manutenção na fiação e falta de atualização de equipamentos também são problemas comuns nas casas do país.

Por isso, a C&C reuniu diversas dicas sobre como observar prováveis falhas no seu material elétrico e trazer soluções para que seu lar fique completamente seguro.

Como identificar problemas na parte elétrica da sua casa

O uso de energia elétrica vem sendo cada vez maior na atualidade. Com uma vasta diversidade de equipamentos e eletrodomésticos que surgiram nos últimos 20 anos, a humanidade vive atrelada a tomadas, fios e cabos, mesmo que não perceba.

Se, há algumas décadas duas tomadas para cada cômodo era o suficiente, agora o número de aparelhos ligados na energia elétrica é muito maior. Mas, muitas residências não contaram com check-ups desde então.

Este problema é apenas um exemplo. Vamos conferir outras situações para ficar de olho?

Falta de manutenção: Além de estarmos em um período de abundância de produtos que utilizam energia elétrica, as manutenções são raras nas casas. Por ser algo que não é aparente, muitas vezes a parte elétrica é ignorada ou vista sem grandes cuidados.

Um imóvel novo deve ter sua revisão em dez anos. Um check-up preciso também deve ocorrer a cada cinco anos em cada residência, sendo ela nova ou não.

Observe os sinais: Observar como sua casa está se comportando com a eletricidade é fundamental. Disjuntores que desligam diversas vezes indicam que sua parte elétrica está comprometida. Se tomadas esquentam demais, por exemplo, é sinal de que elas estão sobrecarregadas.

Se algum equipamento estiver dando choque, também há um problema. Geralmente isso acontece porque a corrente não está no caminho certo. Dica: Tire tudo da tomada e espere em torno de 15 minutos. Se o relógio continuar girando, procure um eletricista. Há um vazamento na sua rede.

Sobrecargas: Comum no dia-a-dia, muitas casas contam com diversos benjamins, filtros de linha e réguas para comportar o número de aparelhos ligados à rede elétrica. Mas, esses equipamentos não aumentam a potência máxima da tomada.

A recomendação de uso desses dispositivos é usar apenas aparelhos de baixa potência como TV, carregadores de celular, notebooks, abajures entre outros, evitando uma sobrecarga.

Verifique instalações, fios e cabos: Evite deixar os fios e cabos soltos pela casa. Mantenha-os sempre em caixinhas ou conduítes para evitar choques e incêndios. Além disso, este cuidado com os fios evita que eles ressequem, exponham o cobre ou entrem em contato com materiais que podem comprometer o seu uso.

Vale também observar se as instalações estão corretas. Disjuntores e fusíveis devem ficar dentro da caixa de força e tudo deve ser muito bem isolado. Tanto fios e cabos devem seguir recomendações da NBR-5410, norma utilizada no país para instalações de baixa tensão (até 1000V).

Confira se há o Dispositivo Diferencial-Residual (DR): O DR funciona como um interruptor automático que identifica uma provável fuga de corrente. Barato e de uso obrigatório desde 1997, o item pode não ser encontrado em residências antigas. Por isso vale sempre conferir se o há o dispositivo em sua residência.

Falta de adequação para equipamentos de alta potência: Na hora de instalar um equipamento de alta potência como um ar-condicionado ou fogão elétrico, instale também sistemas exclusivos para que não haja sobrecarga ou interrupção do fornecimento de energia de um circuito.

Aterramento adequado: Observe se na sua residência há aterramento adequado. De uso obrigatório, o fio terra deve ser instalado em todos os pontos de energia da casa, prevenindo contra choques e desviando correntes em caso de sobrecargas.

O uso da tomada de três pinos, por exemplo, é algo que deve ser visto. O pino do meio funciona como um fio terra, o que impede choques e contatos com hastes metálicas, já que ele entra e sai antes dos outros dois no momento da conexão.

Faça você mesmo

Você não precisa ser um especialista para realizar alguns desses check-ups, mas é possível observar e cuidar de vários pontos, como dissemos acima.

Caso necessite de ajuda profissional, um eletricista lhe dará todo o apoio necessário para sanar diversas questões levantadas.

É importante também respeitar os diâmetros dos buracos das tomadas. Se o buraco for menor que os pinos do plugue, o ideal é trocar a tomada e verificar se o disjuntor suporta a potência do aparelho.

Tome cuidado ao realizar qualquer ação que envolva a parte elétrica. Certifique-se de desligar disjuntores, interruptores e a energia geral da casa na caixa de força.

Cores dos fios

Cada cor de fio indica um uso. Os fios verdes e amarelos são para ligação terra. O azul é neutro. E as outras cores equivalem a cada fase. Caso na sua casa for diferente ou você quiser fazer instalações de outra maneira, evite essas cores ou informe o seu eletricista sobre como funcionam os fios na seu lar.

Economia de energia

Aparelhos e equipamentos antigos consomem muita energia e esquentam com mais facilidade. Para isso existe o Selo Procel de Eficiência Energética. Com este selo você consegue informações sobre o gasto de energia de cada aparelho. Equipamentos com este selo são mais econômicos e seguros.

Conte com a Mão de Obra C&C

Para um check-up profissional e personalizado, conte com a Mão de Obra C&C. Basta visitar uma das lojas C&C ou encaminhar um e-mail para maodeobra.sp@cec.com.br.

Precisa de materiais elétricos? Passa na C&C!

Vai instalar a parte elétrica ou decidiu fazer uma manutenção na fiação da sua casa? A C&C vai te ajudar na velocidade da luz! Confira no nosso site o setor de materiais elétricos!

Compre na C&C

Conjunto 1 Tomada Zeffia 2p+T 10a 250v Conjunto 1 Tomada Zeffia 2p+T 10a 250v
Cabo Flexível com 100 Metros 2,5 Mm Azul Cabo Flexível com 100 Metros 2,5 Mm Azul
Minidisjuntor Sd3 10ka Curva C 100a 3p Minidisjuntor Sd3 10ka Curva C 100a 3p
Módulo Tomada 2p+T 20a Ilus Branco Módulo Tomada 2p+T 20a Ilus Branco
Cabo de Energia 750v 6mm² Flexicom com 50 Metros Preto Cabo de Energia 750v 6mm² Flexicom com 50 Metros Preto
Isolador de Fase Isolador de Fase
Conjunto Tomada 10a 220v 2 Polos + Terra com Placa 4x2 Duale Up Branco Conjunto Tomada 10a 220v 2 Polos + Terra com Placa 4x2 Duale Up Branco
Cabo de Energia 750v 10mm² Flexicom com 100 Metros Preto Cabo de Energia 750v 10mm² Flexicom com 100 Metros Preto
Disjuntor Dqe 1p 10a 127 a 220v Disjuntor Dqe 1p 10a 127 a 220v
Disjuntor 1p Curva C 40a Branco Disjuntor 1p Curva C 40a Branco
Cabo Flexível com 100 Metros 2,5 Mm Preto Cabo Flexível com 100 Metros 2,5 Mm Preto
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou