A infiltração é um dos maiores problemas na hora de reformar. Ela pode surgir em qualquer ambiente da casa, mas é em cômodos úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, que a frequência é maior.
Em geral, a causa está ligada à falta de impermeabilização nas lajes, paredes e pisos, bem como instalação incorreta de tubos e conexões. Outra causa pode ser a má instalação de portas ou janelas, que às vezes permitem a entrada de água da chuva pelas frestas.
A umidade pode aparecer nos tetos, nas paredes ou até nos pisos, resultando em manchas, gotejamento, degradação dos revestimentos, descolamento de rebocos e desgaste da pintura. Só quem enfrentou um problema de infiltração sabe como é complicado enfrentá-lo! Então, como prevenir ou resolver uma infiltração?
Como evitar e identificar o problema
Para evitar, use sempre o impermeabilizante certo, destinado para cada espaço. Há vários tipos no mercado, certifique-se sobre melhor opção para o cômodo. Há, por exemplo, impermeabilização rígida para paredes e pisos e flexível para lajes.
Mas, se não tem mais jeito e a infiltração está lá, a dica é analisar como e de onde vêm as manchas. Por exemplo: uma parede com umidade rente ao chão pode indicar que não houve impermeabilização adequada ou que há infiltração gerada pelo uso incorreto da cola para o revestimento. As manchas arredondadas próximas a canos ou registros podem indicar pequenos vazamentos nas conexões.
O que fazer?
O reparo precisa ser feito o mais rápido possível para não danificar os móveis ou estufar os revestimentos. Nas paredes, por exemplo, é preciso descascar todo o revestimento, enquanto nos pisos é preciso retirá-los. Só assim, é possível aplicar corretamente o impermeabilizante, que é a melhor solução tanto para evitar quanto para resolver infiltração seja ela de parede, laje ou piso.