Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher spots?

Cada vez mais versáteis e cheio de opções no mercado, os spots podem destacar uma parte ou um ambiente como um todo.
 

Com cada vez mais opções, a iluminação residencial vem se tornando muito importante na hora de decorar uma casa, e os spots vem ganhando força.

A iluminação direcionada de um spot traz elegância e sutileza. Serve para áreas que necessitam de reforço na iluminação ou dar destaque em um item de decoração. Alguns modelos trazem intimidade e conforto ao ambiente.

Atualmente existem quatro tipos de spots: De embutir, de sobrepor, de trilho e em móveis. Neste artigo você vai saber tudo sobre cada um. Hora de iluminar as ideias!

Spots de embutir

Normalmente é instalado em tetos de gesso, mas pode ser colocado também em madeira ou drywall. Existem modelos fixos para iluminação geral e também direcionáveis para um local específico como um quadro ou espelhos de banheiro.

Existem diversos formatos: Quadrados, redondos e retangulares. Dependendo da voltagem e da cor da lâmpada, pode ser usado para descanso e dar cor ao ambiente. Como o spot de embutir é discreto, seu uso é geral, portanto, pode ser utilizado em todos os ambientes da casa.

Spots de sobrepor

Fixados direto no teto, os spots de sobrepor são utilizados em ambientes que necessitam de uma iluminação direta como escritórios, cozinhas e lavanderias.

O spot de sobrepor também conta com uma variedade de cores e número de lâmpadas, o que dá amplitude de uso para diversos ambientes e possibilidades para momentos específicos do dia, como jantares e festas.

Spots em móveis

Spots em móveis são usados para dar destaque em um local específico, o que permite uma iluminação sutil em uma parte de um ambiente. Pode ser utilizado em guarda-roupas, prateleiras e armários, por exemplo.

Alguns móveis já contam com spots instalados de fábrica, o que indica o uso e facilita também na aplicação, já que conta com iluminação pensada pelo fabricante para o devido móvel.

Spots de trilho

Moderno e prático, um spot de trilho pode ser movimentado para diversos lugares, seguindo o trilho instalado. Antigamente, este modelo era usado apenas em instalações industriais ou casas com decoração do gênero. Com a chegada de lâmpadas que mudam de cor e spots mais modernos, a aplicação deles se tornou mais ampla.

A versatilidade permite que vários pontos sejam focados, o que cria um ambiente personalizável a cada situação.

Dicas de utilização

Na hora de escolher os spots, pense nas utilizações que a você aplicará na iluminação da casa. O local que ficará um quadro, uma prateleira que queira destacar, ou até uma iluminação para aquele jantar romântico ou um churrasco entre amigos.

A C&C separou algumas outras dicas técnicas sobre a instalação de spots para deixar o seu lar ainda mais bonito e bem iluminado.

Economia

O ideal é ter os spots já pensados, portanto é bom ficar de olho nos locais que vai querer cada detalhe da decoração e localização geral de móveis quando for aplicar uma iluminação diferenciada.

Considerando o uso de energia, spots podem ser econômicos principalmente quando ele for uma luz secundária do ambiente, já que é possível deixar apenas a luz de um spot acesa.

Intensidade

A temperatura da iluminação é outro item que precisa ser analisado. Com três tipos, cada uma tem sua utilização. São elas: Branco quente, branco natural e branco frio.

Branco quente: Amarelada e indicada para ambientes de descanso e conforto.

Branco natural: Para estudo, áreas comuns e áreas que necessitam de reforço na iluminação. É comum também para ser a iluminação principal.

Branco frio: Locais onde a iluminação precisa ser mais forte como cozinhas, escritórios e banheiros.

Quantidade

Além da intensidade, é necessário pensar no número de spots para cada ambiente - para não perder a harmonia do local pelo excesso ou falta de luz. Cuidado para não carregar o ambiente com excesso de spots também, já que, um ambiente com muitos destaques falha na hora de valorizar uma peça ou local.

Pense se o local precisa de spots de uma lâmpada ou de duas ou mais lâmpadas.

Posicionamento

Com tantas opções no mercado, deve-se ficar atento também sobre o posicionamento de cada spot. Foco direcional ou não, movimento do trilho, sombreamento do local, tudo isso deve ser levado em consideração.

Lâmpadas de led

Muitos spots já vem com a lâmpada de led, que é mais econômico e versátil do que as lâmpadas comuns. O spot de led é uma opção mais barata e de fácil manutenção. Algumas aplicações contam até com a possibilidade de mudar a cor da lâmpada!

Ilumine-se: Passe na C&C para conferir nossa variedade em spots

Já sabe como vai aplicar os spots da sua casa? Decidiu colocar alguns pela casa? Passe em uma loja da C&C ou confira em nosso site os spots com o precinho que você só encontra aqui.

Compre na C&C

Spot Led de Embutir Redondo Easy 5w 6400k Branco Spot Led de Embutir Redondo Easy 5w 6400k Branco
Spot de Sobrepor em Alumínio para 3 Lâmpadas 60w Bivolt Branco Spot de Sobrepor em Alumínio para 3 Lâmpadas 60w Bivolt Branco
Spot de Sobrepor com Base Redonda E Tela para 2 Lâmpadas 60w 110v Preto E Cromado Spot de Sobrepor com Base Redonda E Tela para 2 Lâmpadas 60w 110v Preto E Cromado
Spot Led de Embutir Quadrado Sp 25 5w Autovolt 6500k Luz Branca Spot Led de Embutir Quadrado Sp 25 5w Autovolt 6500k Luz Branca
Spot de Sobrepor em Alumínio para 1 Lâmpada 60w 110v Cinza Lixado Spot de Sobrepor em Alumínio para 1 Lâmpada 60w 110v Cinza Lixado
Spot Led de Embutir Quadrado Gu10 Branca 5w Bivolt Spot Led de Embutir Quadrado Gu10 Branca 5w Bivolt
Spot de Sobrepor Base Redonda com Tela Titânio Spot de Sobrepor Base Redonda com Tela Titânio
Spot de Sobrepor em Alumínio para 1 Lâmpada Polido E Lixado Spot de Sobrepor em Alumínio para 1 Lâmpada Polido E Lixado
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou