Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher o sofá ideal para sua sala

Escolha o móvel ideal com as dicas da C&C
                                     Como escolher o sofá ideal para sua sala            
       

Não existem dúvidas quanto ao protagonismo do sofá dos lares brasileiros; seja na sala de estar ou de TV, o fato é que ele sempre ocupará um lugar de destaque, sendo uma peça fundamental para a composição desses cômodos.

Práticos e confortáveis, os sofás trazem um toque aconchegante e especial aos espaços, além de dar um up na decoração do ambiente e proporcionar um cantinho confortável para bater um papo, ler um livro, assistir TV ou apenas relaxar.

Muito versáteis, é possível encontrá-los em uma infinidade de tamanhos, cores, materiais e designs que se adaptam aos mais diversos estilos. E diante de tantas opções, escolher a peça ideal para sua sala pode não ser uma tarefa muito fácil.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas imperdíveis que vão te ajudar a escolher o sofá perfeito. Confira!

Considere as características do ambiente

O primeiro passo é considerar as características do ambiente onde o sofá será colocado. Pense no tamanho do local, no estilo de decoração e também dos outros móveis presentes no cômodo, a fim de escolher uma peça que orne com todas as características.

Outro ponto importante é pensar no tipo de ambiente em que ele vai ser usado, ou seja, se será na sala de estar ou na de TV. Isso é importante porque o ambiente vai influenciar diretamente no tipo de sofá escolhido e sua finalidade.

Um sofá para sala de TV, por exemplo, deve ser macio e profundo, podendo até ser alongado por um puff ou chaise, para maior conforto.

Já para a sala de estar, o ideal é dar preferência para móveis mais firmes e enxutos, com altura padrão (em torno de 45cm) e com encostos mais retos, que favoreçam o “sentar” com uma postura mais alinhada.

Defina o tamanho

O tamanho ideal para o sofá varia de acordo com o espaço disponível no cômodo, porém, existem medidas padrões que podem ser aproveitadas como referência no momento da compra.

Geralmente, um sofá de dois lugares possui aproximadamente 1,60 a 2m de comprimento, enquanto os sofás de três lugares variam entre 2,30 a 3m. Existem também alguns modelos mais compactos, de 1,30 ou 1,40m, para ambientes com metragens reduzidas.

Tudo deve depender da necessidade dos moradores e da quantidade de pessoas que usarão o móvel diariamente.

Escolha os melhores materiais e acabamentos

Os materiais e acabamentos do sofá é que vão dar a aparência e charme estético à peça, determinando também o seu estilo em relação à decoração do ambiente. Além disso, o material também está ligado diretamente ao uso do sofá.

O suede, por exemplo, é um dos tecidos mais utilizados para revestir sofás, por ser macio ao toque e não arranhar com facilidade. Outros tecidos como linho cotton, linho poliéster e corino possuem propostas diferentes ao toque, mas compensam na facilidade de limpeza e atendem a maioria dos gostos.

No entanto, podem não ser as melhores opções para casas com pets e crianças pequenas. Neste caso, o ideal é optar por tecidos mais duráveis — como a lona ou o jeans — em cores mais escuras. O couro também é uma ótima opção, já que garante resistência e impermeabilidade, sendo mais fácil de limpar que as demais opções.

Escolha o modelo de acordo com a sua utilidade

Considerar o modelo do sofá em relação à sua utilidade também é outro fator importantíssimo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos falar um pouco sobre os principais modelos, bem como suas especificidades.

Sofá retrátil ou reclinável

Um sofá retrátil ou reclinável traz a vantagem de poder se adaptar às suas necessidades do momento. Você pode usá-lo da maneira comum, como um sofá tradicional para sentar e bater um papo, mas também é possível reclinar quando quiser relaxar com mais conforto, esticando as pernas ou deitando para tirar um cochilo.

Sofá tradicional

O sofá tradicional é a opção mais simples e comum, pois estruturalmente não conta com qualquer tipo de movimentação de assento ou encosto. É uma escolha bastante popular, por ser fácil de ser inserido em qualquer ambiente, dos mais amplos aos mais compactos.

Sofá de canto

Se o espaço não é um problema na sua casa, o sofá de canto é uma excelente escolha! Ele foi desenvolvido para acomodar várias pessoas ao mesmo tempo — disponível em opções com 4, 5 ou 6 lugares — além de ter várias configurações diferentes, oferecendo mais possibilidades para explorar o espaço útil do cômodo.

Outra vantagem é que, embora ocupe mais espaço por ser uma peça maior, o formato em “L” ajuda a aproximar as pessoas no ambiente, tornando-se excelente para entreter as visitas.

Combine o sofá com o ambiente

Antes de decidir o modelo definitivo, escolha duas ou três peças que atendam às suas preferências e compare-as com os elementos que você já tem em casa e que serão usados no mesmo ambiente, como o tapete, mesinha de centro, estante, aparador, quadros etc.

Misture estilos

Se você estiver buscando por duas ou mais peças, saiba que elas não precisam, necessariamente, ser iguais ou do mesmo estilo. Você pode, por exemplo, optar por um sofá mais reto e contemporâneo e combinar com uma poltrona ou chaise mais clássica e com linhas ornamentais. Pense no ambiente como um todo (e, claro, no seu gosto) e arrase na combinação!

Agora que você já sabe como escolher o sofá ideal para sua sala, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que estão esperando por você!

   

Produtos que você visitou