Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher o porcelanato ideal

Confira as dicas da C&C e saiba como escolher o melhor piso para a sua casa
                                   Como escolher o porcelanato ideal            

Quando falamos em reforma ou decoração da casa, talvez a parte mais trabalhosa seja escolher o piso. Isso porque existe uma infinidade de cores, tamanhos, texturas e materiais que combinam com os mais diversos ambientes.

O porcelanato, por exemplo, é um dos pisos mais utilizados atualmente, e isso se deve por conta das inúmeras vantagens apresentadas pelo produto, como a facilidade na limpeza, a durabilidade e as diversas opções de cores e tamanhos.

E é exatamente por apresentar tantas opções que muitas pessoas acabam ficando com dúvidas na hora de escolher o porcelanato ideal para a sua obra. Para esclarecer todas as suas dúvidas, a C&C preparou esse post com uma série de dicas que vão ajudá-lo a escolher o tipo ideal desse piso. Confira!

Verifique a quantidade necessária

Antes de comprar o porcelanato, tire as medidas de tamanho e largura do cômodo para saber quantos metros quadrados de piso será preciso. Depois faça um cálculo da área do cômodo para saber a quantidade exata a ser comprada.

A conta que você deve fazer é do comprimento x largura, o resultado é o equivalente a área em metros quadrados. Por exemplo: em uma sala com 3,00m de comprimento e 4,00m de largura, temos: 3,00x4,00= 12,00m². Leve esse cálculo anotado em um papel no momento da compra.

Recomenda-se comprar cerca de 15% a mais do que o necessário, dessa forma, se ocorrer algum imprevisto durante a instalação, você estará prevenido.

Tenha em mente o estilo decorativo do ambiente

Ter em mente o estilo decorativo do ambiente em que o piso será aplicado é fundamental para acertar na escolha. Por exemplo, se o ambiente tiver uma pegada mais rústica, procure por um porcelanato esmaltado ou acetinado, com textura mais acentuada e dê preferência para os tons terrosos ou estampas que imitam madeira. Dessa forma o piso complementará a decoração.

Já para ambientes mais modernos e requintados, o porcelanato polido é uma ótima escolha, seu brilho ajuda a aumentar a reprodução de luz, causando a impressão de um ambiente maior e mais iluminado. Aposte em cores claras para manter a elegância do ambiente.

Defina o tamanho do porcelanato

Há diversos tamanhos disponíveis de placas de porcelanato. Por isso, na hora de escolher o seu, assegure-se de que o tamanho da placa é adequado para o ambiente onde ele será instalado.

Placas grandes, por exemplo, devem ser evitadas em cômodos pequenos, pois elas diminuem ainda mais a sensação de espaço no ambiente. Portanto, opte por placas grandes para locais espaçosos e pequenas para ambientes menores.

Escolha o tipo de porcelanato

Existem 3 versões do porcelanato que são muito utilizadas atualmente, sendo elas: acetinado, polido e esmaltado. Para escolher o porcelanato ideal para a sua casa, é importante saber mais sobre cada tipo.

  • Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil para limpar e é ideal para áreas frias e externas;
  • Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, portanto, o mais procurado. Possui brilho intenso e a superfície completamente lisa. Pode ser utilizado em salas, quartos e banheiros (só não é recomendado para a área do box, já que ele é mais escorregadio que os demais);
  • Esmaltado: esse revestimento é coberto por uma camada de esmalte e pode ter a superfície lisa, brilhante ou áspera. Para saber em quais ambientes ele pode ser instalado, é preciso consultar o número do PEI. Esse número classifica a resistência da superfície de cada piso, ou seja, quanto maior for o PEI, maior é a resistência do esmalte do porcelanato.

Escolha materiais adequadas

Por fim, vale ressaltar que quando se trata de materiais de construção, é essencial escolher produtos de qualidade comprovada.

Pagar um pouco mais por materiais de qualidade pode evitar futuras dores de cabeça e pode ser econômico a longo prazo, evitando maiores gastos com manutenção e reinstalação do piso.

Agora que você já sabe como escolher o melhor porcelanato para a sua obra, visite o nosso site e encontre o piso ideal para a sua casa!

   

Compre na C&C

Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Loft White 60x120cm Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Loft White 60x120cm
Porcelanato Borda Reta Calacata Satin 83x83cm Porcelanato Borda Reta Calacata Satin 83x83cm
Porcelanato Esmaltado Brilhante Borda Reta Jasper 56x56cm Porcelanato Esmaltado Brilhante Borda Reta Jasper 56x56cm

Produtos que você visitou