Nada melhor do que estar em um lugar fresquinho e bem ventilado!
O Ar condicionado não só refresca como proporciona sensação de bem-estar, diminui o estresse e funciona como um estimulante para as pessoas terem um melhor desempenho em suas atividades.
Como escolher
A grande vantagem do ar condicionado é o conforto térmico que ele proporciona. Existem modelos que esfriam ou aquecem o ambiente, proporcionando bem estar em qualquer temperatura.
O ar condicionado reúne diversas funcionalidades como refrigerar, filtrar, e controlar a umidade do ar. Alguns modelos permitem programar seu tempo de uso, contribuindo com a economia no consumo de eletricidade. Antes de decidir o modelo ideal para você, avalie suas necessidades com nossas dicas abaixo:
O ar condicionado tradicional, aquele que vai preso à janela, é o mais comum e recomendado para espaços pequenos. A grande vantagem é que a parte evaporadora (que resfria ou esquenta) fica para o lado de dentro e a parte condensadora (que produz barulho) fica para fora, deixando o ambiente mais agradável, elegante e fresco.
Já o ar condicionado portátil, gasta pouca energia, são práticos e podem ser levados para qualquer cômodo, desde que disponha de uma janela para conectar a mangueira que empurra o ar quente para fora. Não é necessário nenhum esforço para a instalação.
Este modelo também é recomendado para moradores de edifícios que não permitem ter sua arquitetura alterada.
Cuidados com seu ar condicionado
A limpeza do seu equipamento deve ser feita regularmente para aumentar o tempo de vida útil do aparelho e economizar energia. Consulte a recomendação do fabricante.
A saúde da sua família é muito importante, por isso esteja sempre atento à qualidade do filtro.
Como fazer a limpeza?
Muitas pessoas acabam não fazendo a manutenção correta do aparelho. O filtro de ar deve ser limpo a cada dois meses para residências que usam o aparelho esporadicamente. Para as casas que usam ar condicionado quase todos os dias, o tempo de limpeza indicado é a cada quinze dias.
O filtro sujo facilita a proliferação de fungos e bactérias nos tubos do aparelho, facilitando que se espalhem doenças pelo ar e até agravar problemas de saúde, como conjuntivites, bronquite e rinite, entre várias outras reações alérgicas.
Para limpar o filtro, é fácil: Basta retirá-lo do ar condicionado e lavá-lo em água corrente. Depois, deixe secar bem para só então colocar de volta no aparelho.
Já para a limpeza das partes internas do ar condicionado, o melhor a fazer é entrar em contato com a assistência técnica indicada pelo fabricante para que o aparelho seja limpo de forma correta, sempre uma vez ao ano.
Imagens meramente ilustrativas