Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher a paleta de cores para a decoração da sua casa

Entenda a importância da paleta de cores na decoração dos ambientes
                                   Como escolher a paleta de cores para a decoração da sua casa            

A escolha da paleta de cores é um ponto fundamental em qualquer projeto de decoração; afinal, elas embelezam e colorem os espaços, cumprindo uma função estética muito importante.

Além disso, as cores também têm o poder de influenciar o seu humor, suas sensações e até o seu bem-estar físico e, por isso, elas devem ser utilizadas para criar uma atmosfera específica em cada ambiente.

Por possuir uma função tão poderosa, a paleta de cores deve ser muito bem pensada e escolhida com todo o cuidado — até porque, é a partir dela que você poderá definir a cor das paredes, pisos, móveis e, por fim, dos objetos decorativos.

Pensando nisso, preparamos esse post com diversas dicas para você se inspirar e escolher a paleta ideal para decorar o seu cantinho. Confira!

Classificação das cores

Dentro do círculo cromático, as cores passam por classificações. São elas: Primárias, secundárias, terciárias e neutras.

Entenda como essa classificação funciona:

  • Primárias: como o próprio nome sugere, as cores primárias foram as primeiras a surgir e, inclusive, são elas que dão origem a todas as outras cores. Dentro dessa classificação existem três cores: o azul, o amarelo e o vermelho;
  • Secundárias: agora, lembre-se de sua infância, quando misturava as cores primárias com a intenção de criar outras. Da mistura do azul e amarelo surge o verde; do amarelo e vermelho, o laranja e do vermelho e azul, o roxo. Por isso, essas três tonalidades são denominadas como secundárias;
  • Terciárias: as cores terciárias surgem das misturas entre as cores secundárias e primárias. A partir daí, as combinações passam a ganhar uma infinidade de possibilidades;
  • Neutras: as cores neutras são aquelas que não são finais do círculo cromático, mas sim contam um pouco mais da história dele. Quando há ausência de cores, o tom que surge é o preto. No caso de termos todas as cores juntas, o branco é a tonalidade que surge. Portanto, toda a escala de cinza, do branco puro ao preto completo, é neutra.

Além disso, as tonalidades foram divididas em cores quentes e frias, associando as cores a temperaturas. As combinações entre cores quentes trazem energia e vibração, enquanto as cores frias trazem aconchego e tranquilidade.

Cada cor traz para o cérebro uma sensação diferente; o verde, por exemplo, lembra saúde e natureza, já o vermelho lembra paixão, energia, força. E assim acontece com todas as cores.

Agora que você já compreendeu a classificação das cores, veja as nossas dicas e saiba como incorporá-las na decoração!

Considere o seu gosto pessoal

A primeira dica — e também uma das mais importantes — para escolher a paleta de cores é levar em consideração os seus gostos e preferências pessoais. Afinal, de nada adianta escolher as cores que estão na moda se elas não te agradam realmente, não é mesmo?

Para isso, faça uma lista com as suas cores preferidas, variando entre tons frios e quentes. Esta pré-seleção será ótima para nortear as suas decisões, além de te ajudar a visualizar o que combina com o quê e quais são os tons que ficam melhor.

Estude o efeito das cores

Antes de escolher a paleta ideal para cada ambiente é necessário conhecer o efeito das cores. Isso porque, de acordo com a psicologia das cores — e como já citamos anteriormente —, o cérebro humano reage de modos diferentes quando exposto a cada tom.

Por isso, é interessante analisar os seus efeitos para decidir o uso correto em cada cômodo. O amarelo, o laranja e o vermelho, por exemplo, têm o poder de estimular e energizar, sendo muito indicados para cozinhas, escritórios, lavanderias e varandas. Já os tons de azul, verde e roxo são tranquilizantes e trazem equilíbrio, sendo ideais para dormitórios, salas de estar e banheiros.

Pense no estilo de decoração

O estilo de decoração da sua casa é determinante na escolha da paleta de cores; afinal, é ele quem ditará quais serão as tonalidades utilizadas nas paredes, pisos, móveis e demais elementos decorativos.

Se a sua intenção é decorar os ambientes com uma pegada mais clean e minimalista, o ideal é apostar em cores claras e neutras, como branco, bege e cinza. Mas se você deseja adotar um estilo mais rústico ou industrial, paletas com tons terrosos, amadeirados e metálicos são opções perfeitas.

Varie a paleta de cores em cada cômodo

Explorar as inúmeras opções de cores e combinações diferentes é uma ótima maneira de quebrar a monotonia e enriquecer a sua decoração.

Para isso, você deve escolher tons que conversem entre si, além de considerar os vários elementos presentes no cômodo, como os pisos, móveis e demais objetos.

Agora que você já sabe como escolher a paleta de cores ideal para a sua decoração, acesse o nosso site ou vá até a loja mais próxima e confira as opções incríveis que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Tinta Acrílica Fosco Coralar Branco 18 Litros Tinta Acrílica Fosco Coralar Branco 18 Litros
Teste Fácil Violeta Antigo 30ml Teste Fácil Violeta Antigo 30ml
Tinta Acrílica Fosca Standard Rende Muito Verde Kiwi 3,6 Litros Tinta Acrílica Fosca Standard Rende Muito Verde Kiwi 3,6 Litros

Produtos que você visitou