Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher a escada ideal para a sua casa

Veja os principais tipos de escadas e saiba como escolher o melhor para você
                                   Como escolher a escada ideal para a sua casa            

Presentes em muitas casas e apartamentos, as escadas são utilizadas para fazer a ligação entre espaços diferentes de uma habitação. Mas, além da parte funcional, esse também é um elemento de grande destaque em um ambiente, sendo essencial para composição da decoração do cômodo em questão.

Atualmente, é possível encontrar uma enorme variedade de opções de escadas, e para escolher o melhor modelo para o seu projeto, é preciso considerar alguns aspectos muito importantes, que vão desde o formato ideal até a escolha do material mais adequado.

Pensando nisso, preparamos esse post com diversas dicas úteis para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Confira!

Formatos

Existem diversos formatos de escadas residenciais disponíveis no mercado e para escolher a melhor opção para a sua casa, é preciso, antes de tudo, analisar o espaço disponível no ambiente.

Escada reta

Um dos formatos mais simples e seguros, a escada reta é ideal para casas com crianças e idosos.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de escada segue um único lance em linha reta. É indicada para ambientes amplos e lineares, pois exigem um espaço razoável para a sua instalação. Mas, em compensação, ela também oferece um espaço livre na parte debaixo, que pode ser aproveitado como despensa, biblioteca, escritório e até um mini bar ou adega.

Escada em L

Além de proporcionar um belo efeito visual, as escadas em L também aproveitam melhor o espaço disponível e, por isso, são ótimas para ambientes menores.

Como o próprio nome indica, a escada muda de direção e segue outro lance em linha horizontal, criando o formato da letra L e, na maioria das vezes, são construídas em cantos de parede.

Escada em U

A escada em U também é uma ótima opção para ambientes pequenos — desde que tenham o pé direito alto.

Assim como as escadas em L, esse modelo também muda de direção, no entanto, em vez de realizar uma curva acentuada num estilo horizontal, ela interrompe o caminho e retorna para o sentido inicial, assim, os lances são conectados por um patamar e seguem direções opostas, criando o formato da letra U.

Escada Caracol

Composta por uma coluna central que sustenta todos os degraus que a circulam, a escada caracol é a melhor opção para ambientes pequenos. Sem exigir muito espaço para a instalação, ela pode ser construída em vão redondos, quadrados, em ambientes externos e internos ou, até mesmo, no centro de um cômodo.

Escada Circular

A escada circular também apresenta curvas, porém, ao contrário da caracol, ela não segue um eixo central; seus lances e degraus mudam de direção de maneira aleatória, compondo caminhos sinuosos de modo suave.

Em função dessas características, ela é indicada apenas para ambientes amplos e com o pé direito alto.

Materiais

Madeira, vidro, concreto, inox, ferro… Enfim, existe uma infinidade de materiais para escadas.

Para escolher o ideal, você deve levar em consideração — além da aparência, claro — a qualidade, durabilidade e resistência do material.

Clássica e sofisticada, a madeira é extremamente resistente e durável, podendo sobreviver por anos em ótimo estado. Para garantir a sua longevidade, recomenda-se madeiras duras e estáveis, como a Cumaru, Jatobá ou Garapeira.

Escadas desenhadas com concreto são muito resistentes e garantem uma excelente durabilidade. Podem ser revestidas com cerâmica ou porcelanato, através de estilos e cores diferentes dos utilizados nos pisos da casa, garantindo assim maior destaque e sofisticação para a escada.

A escada metálica possui todos os seus componentes em ferro ou inox. Você pode utilizar apenas a sua estrutura metálica ou então revestir os degraus com madeira, mármore, granito, vidro etc.

Corrimão

Além de ser um item de segurança obrigatório, o corrimão também é um elemento muito importante para o design da escada e para a decoração do espaço, por isso, é preciso escolhê-lo com muito cuidado.

As opções em inox e vidro são excelentes para quem deseja um visual mais clean e despojado, enquanto a madeira é mais indicada para decorações rústicas e mais aconchegantes.

Agora que você já sabe como escolher a escada ideal para o seu projeto, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Piso Cerâmico Acetinado Borda Bold Marmo Lux Branco 60x60cm Piso Cerâmico Acetinado Borda Bold Marmo Lux Branco 60x60cm
Porcelanato Polido Borda Reta Onice Preto 100x100cm Porcelanato Polido Borda Reta Onice Preto 100x100cm

Produtos que você visitou