Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher a caixa d’água mais adequada para o seu imóvel?

Confira as dicas da C&C e acerte na escolha da sua caixa d’água
  Como escolher a caixa d’água mais adequada para o seu imóvel?

Ao reformar ou construir uma casa, há tantos detalhes para se preocupar que é comum esquecermos alguns aspectos essenciais para o bom andamento do imóvel.

Como é o caso das caixas d'água, que são extremamente fundamentais para o abastecimento de água nas residências.

São poucas as pessoas que, de fato, se preocupam com esse detalhe tão importante, porém, escolher a caixa d’água mais adequada para abastecer o seu lar pode não ser tão simples quanto parece.

Para isso, é preciso considerar muito mais do que apenas o melhor preço do mercado; é necessário saber o volume de água apropriado para o seu consumo, conhecer os tipos de materiais e entre outras questões.

Pensando nisso, nós preparamos esse post com dicas e orientações que vão te ajudar a escolher a caixa d’água ideal para o seu projeto. Confira!

Atente-se ao volume da caixa d’água

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso descobrir qual é o volume de água necessário para o consumo da sua residência. A recomendação é de 150 litros diários por pessoa em casas e 200 litros em apartamentos.

O ideal é que a caixa seja capaz de armazenar água suficiente para dois dias. Sendo assim, vamos supor que na sua casa moram 4 pessoas no total, e cada uma delas precisa de 150 litros de água por dia. Nesse caso, você precisará fazer a seguinte conta: 4 (pessoas) x 150 (litros de água) x 2 (dias)= 1.200. Ou seja, a sua caixa d’água deverá ter capacidade para armazenar 1.200 litros.

Pense no local de instalação

Um ponto essencial para garantir o bom funcionamento da caixa, é pensar no local mais seguro e apropriado para a sua instalação.

O ideal é que o local possua a superfície completamente lisa, nivelada e que ofereça fácil acesso para facilitar a limpeza e a manutenção. Além disso, a estrutura também deve ser capaz de aguentar o peso da caixa mais o peso da água — cada 1000 litros equivalem a 1 tonelada.

Também é importante que a caixa fique localizada num local alto para garantir que a água desça com pressão.

Escolha o material da caixa d’água

Há diversas opções de materiais disponíveis, e dentre os mais utilizados estão as caixas de fibra de vidro, polietileno e aço inox. Para escolher o material mais adequado, confira confira as vantagens de cada um:

  • Fibra de vidro: Essa caixa é resultado de uma mistura de fibra de vidro com resina. São leves, fáceis de instalar e de limpar. No entanto, não apresentam grande resistência a impactos e a perfurações e, por isso, também possuem o preço mais acessível do mercado;
  • Polietileno: As caixas de polietileno são produzidas com plástico à base de petróleo. Assim como a fibra de vidro, também não apresentam grande resistência. Em compensação, elas são leves, flexíveis e possuem proteção com os raios ultravioletas;
  • Aço inox: As caixas de aço inox possuem a durabilidade prolongada, são mais resistentes a impactos, fáceis de limpar e, dependendo do local de instalação, podem manter a temperatura da água mais fresca. A sua única desvantagem é com relação ao preço, que costuma ser mais alto quando comparado aos demais reservatórios.

Não se esqueça dos acessórios e complementos

Recomenda-se optar por caixas que possuam a tampa na versão click ou rosca, pois estas evitam o contato da água com sujeiras e insetos e facilitam a instalação do reservatório. E não se esqueça de garantir todos os acessórios necessários, como filtro, registro, bóia etc.

Além disso, também é preciso pensar no sistema hidráulico do imóvel, bem como na manutenção e limpeza do produto — que deve ser realizada de 6 em 6 meses. Confira aqui o nosso passo a passo e saiba como limpar a sua caixa corretamente.

Agora que você já sabe como escolher a caixa d’água mais adequada para a sua casa, acesse o nosso site e garanta já a sua!

Compre na C&C

Tanque em Polietileno 5000 Litros Azul Tanque em Polietileno 5000 Litros Azul
Torneira Boia 3/4", 1/2" E 1" Click Branca E Azul Torneira Boia 3/4", 1/2" E 1" Click Branca E Azul

Produtos que você visitou