Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como escolher a caixa d’água ideal

Saiba mais sobre as diferenças e necessidades de cada caixa d’água na hora de escolher a melhor opção para a sua casa

Item indispensável de todas as casas, a caixa d'água é também um elemento de segurança. Com ela, a água da sua casa se mantém potável, além de ter fácil manutenção. Muitas perguntas surgem na hora de escolher a sua: Material que é feito; tipo de tampa; litragem; manutenção e instalação.

Mas não se preocupe, afinal, a C&C está aqui para te ajudar. Neste artigo você vai saber tudo sobre caixa d’água para sua vida ficar ainda mais fácil.

Materiais de caixas d’água

Com a proibição dos reservatórios de fibrocimento, pela presença de amianto na composição, outros materiais ganharam força e passaram a ser mais disseminados pelo país. Com isso, as três opções mais utilizadas são o polietileno, o aço inox e de poliéster com fibra de vidro.

Aço inox

Tem maior resistência e durabilidade, além de facilidade na hora de limpar a caixa. A temperatura da água fica mais fresca na caixa d’água de aço, o que compensa seu custo um pouco maior quando comparada aos outros dois materiais.

Poliéster com fibra de vidro

Mais barato que os outros materiais, o modelo de poliéster conta com um revestimento de fibra de vidro. Não resiste a grandes perfurações ou fortes impactos, mas sua fácil instalação e preço fizeram com que seu modelo fosse o mais vendido do Brasil.

 

Polietileno

Leve e flexível, o material é o mais utilizado no mundo quando o assunto é reservatório de água. Como a superfície é bem lisa, sua limpeza e manutenção são fáceis de serem feitas. Não é necessário usar parafusos e tem proteção contra raios UV.

Limpeza e manutenção

Você mesmo pode realizar a limpeza e manutenção básica de uma caixa d'água. A limpeza precisa ser feita a cada seis meses. É necessário esvaziar a caixa e anular a boia, mantendo-a para cima. Deve também tampar os canos de saída da água que ficam na parte de baixo do reservatório, para que eles não fiquem sujos e contaminados. Nunca use produtos químicos como detergente e sabão.

O correto é esfregar os lados com uma esponja, retirar a sujeira e depois adicionar um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório, deixando essa água ficar na caixa por duas horas.

Após esse tempo, esvazie novamente a caixa, passe água limpa pelas paredes e solte a boia. Deixe-a encher normalmente e a feche. Deixe a água escorrer nos primeiros dez minutos para eliminar resíduos de água sanitária. Pronto!

Tipo de tampa

Existem dois tipos de tampa para caixas d’água: Tampa de rosca e click. A tampa de rosca precisa ser rosqueada até o final para ser vedada completamente. Já a click precisa apenas encaixar na base do modelo, dando ¼ de volta para travar a tampa.

Litragem da caixa d’água

Se consumo diário de água de uma pessoa é em média 150l. deve se calcular esse valor por pessoa na hora de comprar seu reservatório de água. Mas, para prevenção em casos de falta de água, recomenda-se sempre comprar uma que tenha a capacidade maior do que o consumo diário por pessoa.

Exemplo: Uma casa com cinco pessoas precisaria de 750l por dia. Por isso, a recomendação seria comprar uma um modelo com capacidade entre 800 a 1000l.

Assentamento

A caixa d’água deve ficar em uma superfície plana e que suporte o peso dela cheia. Geralmente este local é feito de concreto e nivelado. Importante: Não se deve aterrar uma caixa d’água, portanto ela deve ficar no mesmo nível da casa ou na parte de cima.

Cisternas

Apesar de terem a mesma função, uma cisterna tem usos e instalação diferente de uma caixa d’água. As cisternas são usadas geralmente para armazenar água da chuva que são coletadas por sistemas nas calhas e rufos no telhado.

Nesse caso, a água é utilizada em tarefas domésticas como lavagem de quintal, descargas, regar plantas, limpeza da casa e outras necessidades, já que essa água não é indicada para consumo humano.

As cisternas são feitas para serem aterradas, diferente das caixas d’água. Além disso, sua capacidade costuma ser maior e o preço dela é um pouco mais alto. Em alguns casos, como em sítios e fazendas, as cisternas podem ser usadas como uma caixa d’água comum, aumentando a capacidade de reserva de água do local. Saiba mais sobre cisternas clicando aqui.

Pensou em caixa d’água? Pensou C&C!

Toda casa precisa de um reservatório de água. Se você está pensando em comprar uma caixa d'água (e uma cisterna também) para sua obra ou reforma, é hora de passar na C&C e conferir nossas ofertas. Acesse nosso site e escolha o melhor para a sua casa!

Compre na C&C

Tanque em Polietileno 5000 Litros Azul Tanque em Polietileno 5000 Litros Azul
Caixa D Caixa D'Água em Aço Inox 500 Litros Compacta Ac
Tanque de 5.000 Litros de Polietileno Tanque de 5.000 Litros de Polietileno
Cisterna Equipada para Rede Pública 2800 Litros com Bomba 110v Azul Cisterna Equipada para Rede Pública 2800 Litros com Bomba 110v Azul
Tanque em Polietileno 2500 Litros Azul Tanque em Polietileno 2500 Litros Azul
Caixa D Caixa D'Água em Polietileno Água Protegida com 310 Litros Azul
Caixa D Caixa D'Água em Aço Inox 2.000 Litros Compacta Ac
Caixa D Caixa D'Água em Aço Inox 1.000 Litros Compacta Ac
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou