Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como economizar no gasto de água da sua casa

Confira dicas para economizar água sem grandes esforços

Hoje (22) é o dia mundial da água. Campanha da ONU desde 1993, o dia é um momento de conscientização sobre o consumo de água no mundo todo, já que o recurso é fundamental para a existência e manutenção da vida no planeta.

Para comemorar a data, a C&C preparou um conteúdo especial para você economizar água e também seu dinheiro. Aqui você confere dicas de como melhorar o desempenho da sua casa no gasto de um bem tão importante para todos. Vamos lá?

Cisternas e coleta da água da chuva

Coletar água das chuvas é cada vez mais comum nas casas e nos projetos de arquitetura. É um recurso que economiza o uso de água de uma casa e reutiliza algo que literalmente escorre pelo ralo na maioria das residências do país.

Para coletar água da chuva é possível colocar baldes e tanques em locais estratégicos da casa. Mas, ter uma cisterna e um sistema de coleta de água da chuva é a melhor opção para conseguir êxito nesta tarefa. Essa água não é potável, mas pode ser utilizada em limpezas e também para regar todo o jardim. Para saber mais sobre cisternas, clique aqui.

Economize na descarga

Muitas vezes a descarga de um bacia sanitária solta mais água do que precisa, o que gera um gasto desnecessário. Pensando nisso, surgiram as descargas com dispositivo duplo, que tem a opção de liberar menos água quando desejado, evitando o desperdício.

Com esses modelos de descarga, sua casa economiza em torno de 30% de água em comparação aos modelos tradicionais.

Redutores de vazão

Seguindo a mesma linha das descargas com dispositivo duplo, existem também os redutores de vazão de água. Esse dispositivo atua impedindo a saída total de água em torneiras e chuveiros, diminuindo o fluxo de água na saída pelo cano.

Atualmente existem produtos que já vem com um redutor de vazão embutido, mas é possível comprar o equipamento de maneira separada, o que proporciona que você instale em toda a sua casa.

Cheque vazamentos e faça manutenção em tubulações e caixas d’água

É normal que algum pequeno vazamento surja em uma casa. Mas, muitas vezes esse vazamento é imperceptível, ou ignorado, se tornando um problema não resolvido. E esses vazamentos costumam trazer gastos na conta de água de uma casa. Parece pouco uma gota, mas, uma gota por segundo gera desperdício de 30 litros de água por dia.

Por isso, checar vazamentos e resolvê-los faz com que você economize em algo que parece pequeno, mas se torna enorme com o passar do tempo.

Além disso, sempre é bom realizar manutenção em tubulações, evitando esses pequenos vazamentos e prevenindo de outros vazamentos maiores, que podem ocorrer onde não há manutenções. Observar os sinais da casa e cuidar de cada detalhe também faz bem para o seu bolso.

Feche as torneiras enquanto não usa água

Parece algo bobo, mas fechar as torneiras evita um gasto desnecessário de água. Uma ducha rápida ao invés de um banho longo pode economizar até 150 litros de água. A cada 5 minutos de uma torneira comum aberta sem necessidade, mais de 12 litros de água são gastos. Agora, imagina isso tudo em um mês?

Feche o registro periodicamente

O registro de água é o que permite a passagem de água na casa como um todo. Portanto, manter o registro fechado em momentos do dia em que não há gasto algum de água é outro método de não permitir que a água seja gasta desnecessariamente.

Com o registro fechado é garantia de que nenhum vazamento pequeno ou torneira gotejando aconteça. É uma medida tomada para precaução apenas, mas que pode apontar problemas na sua casa.

Melhore o uso da sua máquina de lavar

Item fundamental das casas brasileiras, as máquinas de lavar roupa contam com alto gasto de água a cada lavagem. Mas essa conta pode ser amenizada em dois atos.

O primeiro envolve utilizar a máquina apenas quando tiver roupa suficiente para enchê-la. Com isso, você evita lavagens menores, com poucas roupas, mas que gastam uma quantidade de água considerável.

Além disso, é possível também reutilizar a água usada nos enxágues. Essa água não é potável, mas pode ser usada para limpeza da casa. Ou seja, uma água que geralmente vai para o ralo, ganha nova utilização.

Regue suas plantas de manhã ou à noite

Com evaporação mais baixa que horários de calor, a recomendação é regar seu jardim em horários de clima mais ameno. Por isso, o recomendado é regar as plantas de manhã ou à noite.

Outra dica que envolvem as plantinhas é utilizar regadores de plantas ao invés de mangueiras. Com os regadores, o gasto de água é diminuído, já que a vazão de água não é ininterrupta, além da distribuição ser mais certeira.

Economia é com a C&C

Nós temos os melhores preços e a maior variedade de produtos para você deixar sua casa perfeita gastando menos. Passe em uma de nossas lojas ou acesse nosso site e confira tudo o que temos para você!

Compre na C&C

Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Compact Cromado Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Compact Cromado
Cisterna em Polietileno 10.000 Litros Azul Cisterna em Polietileno 10.000 Litros Azul
Válvula de Descarga 1.1/4" Hydra Duo Cromada Válvula de Descarga 1.1/4" Hydra Duo Cromada
Cisterna Equipada para Rede Pública com Bomba 10.000 Litros 110v Azul Cisterna Equipada para Rede Pública com Bomba 10.000 Litros 110v Azul
Torneira para Lavatório de Parede Pressmatic Cromado Torneira para Lavatório de Parede Pressmatic Cromado
Acabamento para Válvula de Descarga Salvágua Box Gelo Polar Acabamento para Válvula de Descarga Salvágua Box Gelo Polar
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou