Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como cuidar do seu jardim no inverno

Confira as dicas imperdíveis que a C&C trouxe para ajudar você a deixar as suas plantas e flores mais bonitas e saudáveis
  Como cuidar do seu jardim no inverno

Cuidar do jardim durante todo o ano é uma tarefa de extrema importância, porém, as plantas necessitam de diferentes cuidados de acordo com cada estação.

Durante o inverno o metabolismo das plantas desacelera, retardando o processo de desenvolvimento para armazenar energias e nutrientes para florescer na primavera e no verão, isso faz com que elas fiquem mais frágeis e suscetíveis ao clima.

Por isso, no post de hoje, a C&C traz algumas dicas para ajudá-lo a cuidar das plantas e deixá-las ainda mais saudáveis para as próximas estações. Confira!

Diminua a quantidade de água

O inverno é o período mais frio e seco do ano, no entanto, as temperaturas mais baixas dificultam a evaporação da água presente no solo. Sendo assim, as plantas necessitam de menos regas do que em outras estações.

Esse cuidado também evitará a proliferação de fungos, que são mais comuns nessa época.

Para averiguar a necessidade de água, toque na terra com os dedos, se o solo estiver seco você deverá regar. Realize esse ritual, preferencialmente, pela manhã, dessa forma, a planta utilizará a água ao longo do dia para realizar a fotossíntese.

Manere na poda

Evite podar demasiadamente. Retire somente as folhas e galhos secos e quebrados. Isso evita que a planta desperdice energia com as partes mortas, concentrando-se em suas partes saudáveis.

Dê atenção ao solo

Se o solo é de fácil manuseio, mexa na terra frequentemente para aumentar a sua oxigenação. Esse procedimento permite que as raízes recebam mais ar para nutrir as plantas.

Adube o solo com ingredientes orgânicos, como húmus de minhoca ou substrato. Esse cuidado contribui com a retenção de água e o desenvolvimento das raízes.

Tome cuidado com o vento

O vento costuma ser mais intenso e gelado durante o inverno, o que é extremamente preocupante, já que ele pode derrubar os vasos, revirar a terra e arrancar folhas e galhos.

A melhor maneira de preservar o seu jardim é criando um muro verde. Coloque as plantas mais altas e resistentes na parte externa, enquanto as mais frágeis devem permanecer no centro.

Se o jardim ficar na varanda de um prédio alto, é recomendável fechar a sacada com uma proteção de vidro para impedir o acesso de ventos mais intensos.

Proteger as plantas de ventos fortes é essencial, mas engana-se quem coloca as plantas que estão acostumadas a viver ao ar livre para dentro de casa, achando que isso vai preservá-las. A mudança brusca do clima entre os ambientes pode estressar as plantas ao invés de protegê-las.

Frio extremo

Plantas tropicais precisam de proteção redobrada em dias e locais muito frios. Por isso, recomenda-se cobri-las com plásticos ou tecidos de TNT durante as noites.

Plantas e flores da estação

Se você quiser arrasar no visual do seu jardim durante o inverno, com espécies bonitas e saudáveis, vale a pena apostar em flores e plantas adaptáveis a estação. São elas:

  • Pinheiro
  • Cipestre
  • Calêndula
  • Narcísio
  • Gérbera
  • Ipê-Amarelo

O ideal é que a plantação ocorra antes do inverno, pois durante essa estação as sementes têm maior dificuldade para se adaptarem ao solo.

Agora que você já sabe como cuidar do seu jardim durante o inverno, acesse a nossa categoria de jardinagem e confira as soluções que temos para deixar as suas plantas mais bonitas e saudáveis!

Compre na C&C

Pulverizador Manual 1,5 Litros Branco E Verde Pulverizador Manual 1,5 Litros Branco E Verde
Meio Vaso em Fibra de Côco 13x8cm Natural Meio Vaso em Fibra de Côco 13x8cm Natural
Pazinha Estreita com Cabo de Madeira Laranja Pazinha Estreita com Cabo de Madeira Laranja
Suporte para Flor Triplo 32x50x15cm Galvanizado Pintado Suporte para Flor Triplo 32x50x15cm Galvanizado Pintado
Tesoura para Poda Profissional Tesoura para Poda Profissional
Húmus de Minhoca 2kg Húmus de Minhoca 2kg
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou