Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado

Aprenda a fazer o cálculo correto e evite desperdícios
                                   Como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado            
   

Presente em quase todas as etapas de uma construção, a argamassa é um elemento indispensável em qualquer obra. Extremamente versátil, ela pode desempenhar diversas funções – desde o assentamento de tijolos, blocos e revestimentos no geral até a correção e nivelamento de imperfeições nas superfícies – que podem variar de acordo com o tipo de argamassa.

Mas além de identificar o tipo recomendado para as suas necessidades, também é importante calcular a porção necessária que você deverá utilizar no total. Afinal, saber a quantidade correta é fundamental para evitar gastos desnecessários e desperdícios do produto, além de garantir mais segurança para sua obra.

No post de hoje, vamos mostrar como calcular a quantidade de argamassa por metro quadrado e de acordo com as suas necessidades. Veja só!

Compreenda o cálculo

Aplicar uma quantidade de argamassa maior ou menor do que a indicada pode acarretar em desperdícios, prejuízos e até comprometer a segurança da obra. Portanto, aprender a calcular a quantidade de argamassa é fundamental para garantir maior economia e preservação do imóvel.

Fatores como a maneira de aplicação, a dimensão e o volume das peças e demais especificações dos produtos influenciam diretamente no cálculo – que também pode variar de acordo com a funcionalidade do material.

Quantidade de argamassa para pisos e revestimentos

Para calcular a quantidade necessária de argamassa colante, é preciso verificar o rendimento médio de cada saco, indicado pelo fabricante do material. Mas, de maneira geral, são necessários 5kg de argamassa para revestir 1m2 de área. Caso a colagem seja dupla – ou seja, quando a argamassa é aplicada tanto na base quanto no verso do revestimento – deve-se considerar o dobro, logo, a quantidade aumenta para 10kg/m2.

Portanto, multiplicando o metro quadrado da área pelos fatores 5 ou 10kg, de acordo com o método de aplicação, é possível obter a quantidade de argamassa necessária. Por exemplo, se você tem uma área de 12m2 e a aplicação é única, será preciso 60kg de argamassa para assentar o revestimento – resultado da multiplicação 12x5.

Quantidade de argamassa para rejuntamento

Calcular a quantidade de argamassa para rejuntamento é uma tarefa mais complexa, pois envolve outras variáveis, como as dimensões do revestimento, o espaçamento das juntas e área total em metros quadrados.:

Para compreender melhor, veja o exemplo:

Vamos considerar o uso de pisos de 30x30cm com uma altura de 3mm, um espaçamento de 2mm e uma área total de 60m2. Logo:

Piso

  • Largura: 30cm = 300mm;
  • Comprimento: 30cm = 300mm;
  • Altura = 3mm.

Rejunte

  • Espaçamento = 2mm;
  • Coeficiente de rejuntamento = 1,58 (valor fixo para todas as obras).

Com todas as variáveis definidas, basta aplicá-las na fórmula abaixo e teremos a quantidade de argamassa para rejuntamento necessária:

kg/m2 = (300+300) x 3 x 2 x 1,58 / (300x300) = 0,0632kg/m2.

Para uma área de 60m2, temos: 0,0632x60 = 3,79kg.

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de argamassa necessária para sua reforma, aproveite também para acessar a nossa categoria de materiais de construção e garanta todos os produtos necessários para sua reforma. Tem construção? Tem C&C!

   

Compre na C&C

Argamassa Colante para Porcelanato Interno Cinza 20kg Argamassa Colante para Porcelanato Interno Cinza 20kg
Argamassa Colante Cimentcola Interno Cinza 20kg Argamassa Colante Cimentcola Interno Cinza 20kg

Produtos que você visitou