Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Coifa, exaustor ou depurador? Conheça as diferenças e saiba qual escolher

Saiba quais são as diferenças e vantagens de cada aparelho
                                     Coifa, exaustor ou depurador? Conheça as diferenças e saiba qual escolher            
       

Se você costuma cozinhar com frequência, já deve ter se deparado com algumas situações desagradáveis, como, por exemplo, o mau cheiro e a sujeira causados pela fumaça e pela gordura.

Quando espalhados pelo ambiente, eles também podem impregnar nos móveis e eletrodomésticos, deixando-os com aspecto sujo e engordurado, além de causar danos aos equipamentos, comprometendo a sua durabilidade.

Para resolver esse problema de uma vez por todas, investir em uma coifa, depurador ou exaustor pode ser uma ótima opção! Apesar de apresentarem funções semelhantes, esses equipamentos trabalham de maneiras distintas. Enquanto o depurador filtra o ar e o devolve limpo para a cozinha, a coifa joga o ar sujo para fora do ambiente, renovando-o completamente. O exaustor, por sua vez, também atua substituindo o ar do ambiente, porém, além de renová-lo, ele também ajuda a ventilar e refrescar a cozinha.

Embora pareça uma decisão difícil, escolher entre os três equipamentos pode ser mais fácil do que você imagina. O importante é saber qual deles se adapta melhor às suas necessidades.

Para acabar com todas as suas dúvidas e ajudar na hora da compra, nós vamos apresentar as principais características desses equipamentos, bem como suas vantagens. Confira!

Principais características da coifa

A função da coifa é sugar o ar quente, eliminando toda a fumaça, gordura e mau cheiro que estiverem presentes no ambiente. Sendo assim, o ar é filtrado e expelido da cozinha por meio de dutos — que podem ser instalados no teto, no forro ou em uma parede que dê acesso ao lado externo da casa. Dessa forma, o ambiente fica mais limpo, fresco e agradável para os moradores.

Existem dois modelos diferentes de coifa: o de teto e o de parede. O primeiro costuma ser usado em cozinhas no estilo americano, com ilhas centrais. Já o segundo, como o nome indica, deve ser instalado diretamente na parede e combina com cozinhas cujo design é mais tradicional.

De maneira geral, costumam ser mais eficientes que os depuradores devido ao seu alto poder de captação de ar; chegam a extrair mais de 1000m³/h contra o máximo de 400m³/h dos depuradores.

Além disso, as coifas também são capazes de agregar mais beleza para a decoração da cozinha, conferindo um toque mais sofisticado e elegante devido ao seu design moderno.!

Principais características do depurador

Diferente das coifas, o depurador é responsável por filtrar o ar e devolvê-lo ao ambiente e, por isso, não necessita de uma saída externa de ar, sendo ideal para apartamentos pequenos, onde não há a possibilidade de abrir buracos na parede.

Já que não existem saídas no aparelho, as gorduras e demais impurezas acabam ficando concentradas em seu interior, tornando necessária a realização de manutenções e trocas de filtro regularmente. Recomenda-se que esse cuidado seja tomado a cada seis meses, dependendo da intensidade de uso.

As principais vantagens dos depuradores são o seu preço mais acessível e fácil instalação, já que não necessita de uma tubulação ligada a área externa.

Os depuradores só podem ser instalados diretamente na parede, portanto, seu uso não é indicado para cozinhas com ilhas centrais.

Principais características dos exaustores

Com aparência semelhante aos ventiladores, o exaustor atua na purificação e renovação do ar, expulsando vapores carregados com partículas de gordura e dispersando os odores das comidas.

Para eliminar o cheiro associado aos vapores de alimentos, a troca de ar acontece por meio do funcionamento das hélices, e este ar é eliminado através da parte externa da casa, por meio de um duto.

Os exaustores são mais indicados para quem possui espaços com uma circulação de ar ineficiente e, apesar de serem muito comuns em cozinhas — especialmente se usá-las com muita frequência —, eles também podem ser utilizados em banheiros e lavabos.

Considerações finais

Sabendo como cada um funciona, a escolha deve ser feita de acordo com o tamanho da cozinha e com a possibilidade de incluir saídas de ar no ambiente.

Por exemplo: para casas grandes e com espaço para vazão, as coifas serão mais eficientes, mas se você possui um espaço um pouco menor e sem ventilação adequada, o exaustor é a opção ideal. Já os depuradores costumam realizar um ótimo trabalho em apartamentos pequenos.

Independente da sua escolha, o importante é realizar as manutenções recomendadas pelos fabricantes a fim de garantir o bom funcionamento e a conservação do aparelho.

Já está pronto para escolher o aparelho ideal para sua casa? Então, não deixe de conferir as opções que nós temos para você! Acesse o nosso site ou vá até a C&C mais próxima.

   

Compre na C&C

Fogão Elétrico Fast Cook 1000w 110v Cromado Fogão Elétrico Fast Cook 1000w 110v Cromado

Produtos que você visitou