A escassez de água já é um problema que afeta todo o planeta e que vem se agravando cada vez mais. Diante disso, reduzir o consumo é uma das alternativas sustentáveis que podemos adotar dentro de casa para contribuir como meio ambiente e também com o seu bolso.
Para isso, existem algumas medidas que ajudam a amenizar o gasto, como o uso de cisternas, que nada mais é do que um sistema de captação de água da chuva.
No post de hoje, vamos mostrar tudo sobre esse sistema. Confira!
O que é cisterna?
Esse sistema consiste em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva. É um equipamento economicamente sustentável e seguro, que tem como finalidade reservar a água da chuva para o uso doméstico.
É considerada uma das melhores e mais eficazes soluções em relação à redução do consumo de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas. Com ela, é possível economizar até 50% do valor da conta de água.
Como o sistema funciona?
Geralmente, a cisterna é instalada no interior do solo, para evitar a incidência de luz solar, mantendo a temperatura da água agradável e para evitar a proliferação de algas e outros micro-organismos, conservando a qualidade da água.
Entretanto, também existem modelos de cisternas que não necessitam ser enterradas, diminuindo o custo de instalação, já que não exigem obras ou quebra-quebra.
Elas funcionam da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada até um filtro, que elimina galhos, folhas e demais resíduos, para depois ser encaminhada até o reservatório.
Dentro do reservatório, há um freio d’água que impede que a entrada de água na cisterna agite o seu conteúdo e acabe suspendendo partículas sólidas depositadas no fundo.
Quando a cisterna estiver cheia, o excesso de água é automaticamente descartado através de um cifrão ligado diretamente na tubulação de água pluvial do sistema.
Já a captação de água para o uso é realizada através de uma bomba e um sistema de sucção, que são responsáveis por levar o conteúdo para uma caixa de água superior, onde passará por outra filtragem para deixá-la ainda mais limpa e pronta para o uso.
Como posso reaproveitar essa água?
A água da chuva não pode ser considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato. Por essa razão, o seu uso não é recomendado para consumo humano, sendo indicado apenas para o uso doméstico.
Sendo assim, você pode utilizá-la para descargas sanitárias, regar jardins, lavar pisos, carros e calçadas e entre outros usos secundários.
Cuidados na manutenção da cisterna
Se você está pensando em instalar uma cisterna na sua residência, é bom saber que será necessário tomar alguns cuidados, para garantir que o sistema funcione corretamente e de forma segura.
Portanto, lembre-se de:
- Checar frequentemente a limpeza e condições das calhas;
- Limpar periodicamente o interior da cisterna;
- Em casos de aquisição de uma cisterna de plástico, é importante atentar-se para deformações e rachaduras no material, que podem ocorrer com o passar do tempo. De maneira geral, se esse for o seu caso, prefira um modelo que possua filtro anti-UV.
Agora que você já sabe o que é e como funcionam as cisternas, acesse o nosso site e encontre a melhor opção para você!