Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Cisterna: como funciona a captação de água da chuva

Método sustentável e eficaz
A escassez de água já é um problema que afeta todo o planeta. Diante disso, reduzir o consumo é uma das alternativas sustentáveis que podemos adotar dentro de casa para contribuir com o meio ambiente e com o bolso. Para isso, existem algumas práticas que ajudam a amenizar o gasto como, por exemplo, o uso de sistemas de captação de água da chuva.

O que é um sistema de captação de água?

Também chamado de cisterna, esse sistema consiste em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva. É um equipamento economicamente sustentável e seguro utilizado para o reaproveitamento da água no uso doméstico.

É considerada uma das melhores e mais eficazes opções em relação à redução no consumo de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas. Com ela, é possível economizar até 50% do valor da conta de água.





Como funciona?

Normalmente a cisterna é localizada no interior do solo, e funciona da seguinte maneira: a água da chuva passa pelas calhas e é levada a um filtro, que elimina os galhos, folhas e demais resíduos seguindo para dentro do reservatório. Nele, há um freio d’água que impede que a entrada de água agite o seu conteúdo. Quando a cisterna estiver cheia, o excesso de água é automaticamente descartado através de um cifrão ligado diretamente na tubulação de água pluvial do sistema.

Já para captar o conteúdo do interior da cisterna, com auxílio de uma bomba e conjunto de sucção, a água é levada para caixa de água superior, por onde passa por outra filtragem para deixá-la ainda mais limpa.

Ao armazená-la, a água poderá ser utilizada para descargas de banheiros, regadores de jardim, lavagem de pisos ou carros, entre outros usos secundários.

Um alerta: A água da chuva não pode ser considerada potável, pois pode conter partículas de poeira, fuligem, sulfato, nitrato, entre outras impurezas. Por essa razão, não é apropriada para consumo humano, apenas voltado para doméstico. 

Compre na C&C

Cisterna Equipada para Rede Pública 2800 Litros com Bomba 110v Azul Cisterna Equipada para Rede Pública 2800 Litros com Bomba 110v Azul

Produtos que você visitou