Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Cimento e argamassa: saiba quais são as diferenças

Esclareça as suas dúvidas com a C&C
                                   Cimento e argamassa: saiba quais são as diferenças            

A reforma ou construção de uma casa é um momento extremamente importante e especial, por isso, é sempre bom estar atento a todas etapas do processo para que o resultado final saia exatamente como o planejado.

A qualidade dos produtos e suas especificidades são pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar os materiais necessários para a obra. Cimentos e argamassas são elementos muito utilizados em reformas e construções e são conhecidos por grande parte das pessoas, mas você sabe dizer qual é a diferença entre eles?

Pensando nisso, preparamos esse post para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a aproveitar o máximo desses produtos. Confira!

Diferenças gerais

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco — que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, tijolos e revestimentos, além de impermeabilizar, nivelar e regular superfícies.

Para que fique ainda mais claro, vamos falar sobre os tipos e as finalidades de cada um desses produtos. Veja só!

Cimento

O cimento é o verdadeiro protagonista das construções, afinal, ele pode ser usado para quase tudo dentro de uma obra. Por isso, é fundamental dominar todas as técnicas da sua manipulação, bem como os seus tipos e suas respectivas finalidades.

Os principais tipos de cimento são:

  • CP I - Cimento Portland Comum: esse é um dos tipos de cimentos mais simples. Deve ser usado em obras comuns, sem exposição frequente à água, maresia ou esgoto;
  • CP I-S - Cimento Portland Comum com adição: esse cimento é semelhante ao anterior, porém, conta com um aditivo de clínquer em sua fórmula, tornando o cimento mais permeável;
  • CP V-ARI - Cimento Portland de alta resistência inicial: é um cimento básico, porém, como o nome já diz, apresenta alta resistência inicial. Ao contrário dos outros cimentos, ele se torna duro e resistente em um curto período de tempo;
  • CP II-E - Cimento Portland composto com escória: Esse tipo de cimento possui mais aditivos que os demais, tornando-o ideal para uso em materiais que não liberam tanto calor;
  • CP III - Cimento Portland de alto forno: com versões de 25, 32 ou 40 MPa, o cimento de alto forno se destaca por sua grande durabilidade. Pode ser utilizado tanto em obras convencionais quanto em projetos que apresentem grande agressividade ao cimento, como estruturas metálicas, viadutos, pistas de aeroporto, indústrias, obras de litoral etc.

Argamassa

A argamassa também é um elemento fundamental em qualquer construção. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos, além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.

Conheça os principais tipos de argamassa:

  • Argamassa para assentamento: é utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria;
  • Argamassa de impermeabilização: é utilizada para impermeabilizar paredes e tetos, protegendo-os da umidade;
  • Argamassa para revestimento: aplicada por cima de superfícies recém-construídas, como paredes e tetos. Neste caso, a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura.

Tipos de materiais de argamassas

  • AC-1: utilizada em projetos de interiores com acabamento diferenciado. Ela é indicada tanto para áreas secas quanto para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas;
  • AC-2: Utilizada em projetos externos com características de aderência resistentes à chuva, vento e cargas;
  • AC-3: é o tipo mais resistente de todos e destaca-se por sua capacidade de suportar altas tensões em revestimentos. Recomendado para utilização em fachadas, saunas e piscinas que não recebem insolação direta;
  • AC-3E: Reúne características do tipo 1 e 2, porém com maior capacidade de duração. É ideal para casos de insolação direta.

Agora que você já sabe as diferenças entre o cimento e a argamassa, assim como as suas especificações, acesse o nosso site e garanta tudo o que você precisa para a sua reforma!

   

Compre na C&C

Cimento Obras Estruturais 50kg Cimento Obras Estruturais 50kg
Argamassa Colante Cimentcola Externo Cinza 20kg Argamassa Colante Cimentcola Externo Cinza 20kg

Produtos que você visitou