Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Capriche na elegância com pendentes na decoração

Nós vamos te ajudar a escolher o melhor pendente para a sua casa
  Capriche na elegância com pendentes na decoração

Os pendentes estão com tudo. Item que vem ficando cada vez mais popular na decoração brasileira, existem diversos modelos, estilos e usos. Mas, acima disso, é necessário entender bem qual o objetivo desejado para que a instalação dos seus pendentes seja perfeita.

Por ser um acessório versátil no mundo da iluminação, os pendentes combinam com uma grande variedade de ambientes, estilos de decoração e situações, se tornando um traço marcante da sua casa. Quer saber mais sobre eles? Vem com a gente!

Objetivo da iluminação

Antes de sair instalando pendentes pela casa, é necessário planejar os locais e as utilizações de cada pendente. Isso é muito importante para que o acessório não atrapalhe o ambiente, quebrando a harmonia ou se tornando inútil na casa.

Existem três objetivos que são usados na iluminação como um todo, e esses objetivos são usados também no caso de cada pendente.

Geral

Quando o objetivo for iluminação geral, a cúpula deve ser translúcida para que a luz não tenha foco único, emitindo uma luz difusa. O objetivo, nesse caso, é iluminar todo o ambiente.

Um pendente de iluminação geral traz aconchego para o ambiente, o que traz um clima intimista ao ambiente. É indicada para sala de estar, quarto e espaços de relaxamento. Cúpulas translúcidas costumam ser em tons pastéis, até para não afetar muito a cor da iluminação, mas também existem opções com essa intenção.

Tarefa

A iluminação de tarefa consiste em instalações de pendentes voltados para tarefas específicas como cozinhar, ler, comer ou se maquiar. A intenção é reforçar a iluminação em um local específico, fazendo com que essas tarefas sejam facilitadas.

Como a intenção é facilitar a visão, as lâmpadas precisam ser claras e fortes. As cúpulas, nesse caso, podem ser de vidro ou acrílico, já que iluminarão o local desejado, mas reforçarão o ambiente como um todo também.

Destaque

Se o objetivo for dar destaque a um objeto, espaço ou algo do tipo, a iluminação é chamada de destaque. Nesse caso a luz também é focada e a cúpula é totalmente fechada na sua parte de cima, não permitindo a passagem de luz em outros pontos que não sejam o foco principal.

É uma iluminação voltada para a decoração, dando amplitude e destaque ao ponto escolhido. Ideal para iluminar uma parte de um sofá, um quadro, um vaso, mesas de centro e outros objetos.

Tamanho e distância

Outros fatores que devem ser levados em consideração são tamanho e distância para cada uso. O tamanho dos pendentes evita proporções absurdas dentro da decoração de uma casa. E a distância implicada evita acidentes e uma iluminação incorreta no ambiente.

Mas, existem convenções na hora de instalar os pendentes que são usadas na maioria dos casos, servindo de modelo para cada aplicação. São separados em três usos: Refeição, laterais e cabeceira e mesas de centro. Lembrando que a C&C oferece o serviço “Mão-de-obra C&C”, com profissionais à disposição em várias áreas e prontos para te ajudar.

Mesas de centro

Para instalações em mesas de centro, o recomendado é que o pendente fique entre 150cm a 170cm do tampo da mesa. Assim, a iluminação dá destaque à mesa, sem que a proximidade atrapalhe seu uso ou deixe o pendente fraco ou com a iluminação que não alcance a intenção de destacar o objeto em questão.

Mesas de refeição

No caso de mesas de refeição, os pendentes não devem ultrapassar ? do tampo da mesa. Portanto, se uma mesa tiver 1,20m, os pendentes não devem ter, somados ou individualmente, mais de 40cm.

A altura da cúpula deve ficar entre 80cm a 90cm do tampo da mesa. Pendentes redondos combinam bem com qualquer tipo de mesa, já os quadrados devem ser evitados em mesas que são são quadradas ou retangulares.

Laterais e cabeceira

Nas mesas laterais ou cabeceiras, a indicação é que a cúpula fique entre 30cm a 50cm do tampo da mesa. A distância dá destaque e preenche a iluminação, sem que a luz fique muito forte ou o objeto atrapalhe o uso das mesas em questão ou bloqueie a visão das pessoas.

Estilos e formatos

Os pendentes são acessórios que ultrapassam a função de iluminar, sendo também um acessório de decoração. A intenção deles é marcar um ambiente, conferindo elegância e modernidade, além de valorizar detalhes ou situações que a iluminação proporciona.

Para atender os diversos estilos de decoração, os pendentes ganharam versões e modernizações ao longo dos anos. Atualmente há bastante opção e cada uma difere muito da outra. Portanto, cada dica é fundamental na hora de escolher o modelo ideal para sua casa e seu estilo. Confira abaixo os estilos mais comuns.

Metálicos

Se o metálico é tendência forte para os próximos anos, obviamente também é tendência quando o assunto é pendente. O metal brilha no ambiente, aliado a um item de iluminação se torna destaque com mais força. Com o cobre e o rosé gold em alta, o tom vem sendo bastante usado principalmente nos itens de iluminação.

Com vários formatos dentre os metálicos, um vem chamando a atenção: Os pendentes aramados. Com formas geométricas bem definidas, eles são vazados e dão elegância ao ambiente de maneira bastante rígida e moderna, remetendo ao urbano e elétrico.

Vintage

Para uma decoração mais clássica, o estilo vintage chama a atenção. Rebuscado e detalhista, o vintage traz contornos e detalhes encontrados em décadas e séculos passados. A intenção é remeter ao estilo retrô que conquista muita gente e tem seus adeptos consolidados. Se sua casa segue este estilo, os modelos vintage são ideais.

Madeira e fibras naturais

Voltados para decorações rústicas ou campestres, a madeira sempre é uma opção para seus pendentes. Mas não se engane, a madeira também traz composições modernas e atuais, com toques de simplicidade e elegância que a tonalidade e o material sempre tiveram.

Assim como a madeira, as fibras naturais também podem compor seu pendente. Com visual que remete aos mesmos estilos em áreas internas, as fibras trazem um clima mais descolado, ideal também para casas de campo, casas de praia e ambientes externos.

Esta versatilidade é muito bem explorada na decoração. Portanto, sempre observe as peças e imagine como ficaria na sua casa. Pode ser o charme que faltava na sua iluminação.

Chinês

Elemento oriental, o pendente chinês é um clássico. Com formato de um chapéu chinês, o pendente é bastante utilizado em decorações minimalistas, mas pode ser aplicado em outros diversos estilos.

Redondo

Os pendentes em formato redondo também é bastante utilizado na decoração. Simples, contam com uma enorme variedade, até por ser o tipo mais comum de pendentes.

Iluminar é com a C&C

Acendeu todas aquelas lâmpadas de ideias sobre a sua cabeça? Agora é só passar na C&C e conferir todos os nossos produtos! Nosso site conta com uma grande variedade de pendentes e artigos de iluminação para você iluminar toda a sua casa. Só vem!

E, se você precisar de instalação, reparos e outros diversos serviços, conte com o “Mão-de-obra C&C”. Nós temos os melhores profissionais em várias áreas prontos para te atender e fazer o melhor pela sua casa.

Compre na C&C

Pendente em Alumínio Aramado para 1 Lâmpada Preto Pendente em Alumínio Aramado para 1 Lâmpada Preto
Pendente em Vidro com Difusor para 1 Lâmpada Cobre Pendente em Vidro com Difusor para 1 Lâmpada Cobre
Pendente em Alumínio para 2 Lâmpadas Cobreado Pendente em Alumínio para 2 Lâmpadas Cobreado
Pendente Quadrado Aramado em Alumínio para 1 Lâmpada 18x18cm Preto Pendente Quadrado Aramado em Alumínio para 1 Lâmpada 18x18cm Preto
Pendente em Aço para 1 Lâmpada 40w Bivolt 16x16cm Preto Pendente em Aço para 1 Lâmpada 40w Bivolt 16x16cm Preto
Pendente em Alumínio Retangular para 3 Lâmpadas Espelhado Pendente em Alumínio Retangular para 3 Lâmpadas Espelhado
Pendente em Aço para 1 Lâmpada Colonial 34x19cm Branco Pendente em Aço para 1 Lâmpada Colonial 34x19cm Branco
Pendente em Metal para 1 Lâmpada Class Preto Pendente em Metal para 1 Lâmpada Class Preto
Pendente em Alumínio para 1 Lâmpada Orbital Vermelho Pendente em Alumínio para 1 Lâmpada Orbital Vermelho
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou