Para quem está construindo, reformando ou pretende fazer alguma nova instalação, é fundamental entender mais sobre cabos e fios elétricos.
No post de hoje, vamos mostrar suas suas especificidades e funcionalidades, bem como algumas dicas imperdíveis para ajudá-lo a escolher o melhor material elétrico para sua residência. Veja só!
Fio ou cabo? Entenda suas diferenças
Quando o assunto é fiação elétrica, é comum as pessoas se confundirem entre os termos “fio” e “cabo”; afinal, nem todo mundo tem conhecimento técnico para compreender suas principais diferenciações. Até porque não é algo que costuma fazer parte do nosso dia a dia, não é mesmo?!
De modo geral, podemos afirmar que ambos são condutores elétricos, mas o que os difere é a finalidade para qual são utilizados.
Veja mais sobre cada um deles:
Fios elétricos
O fio elétrico refere-se a um único fio condutor. Justamente por essa singularidade, ele tem uma estrutura mais rígida e não deve ser dobrado, pois pode se partir facilmente e interromper a corrente elétrica.
Cabos elétricos
Os cabos elétricos, por sua vez, são formados por vários fios entrelaçados, tornando-o muito mais flexível e mais difícil de serem rompidos. Sua capacidade de condução de corrente elétrica é proporcional ao seu tamanho em milímetros.
Tipos de cabos e suas funções
É importante ressaltar que cada tipo de cabo possui uma função diferente e são recomendados para determinadas situações. Conheça as principais:
- Cabos de energia: como o próprio nome sugere, esses cabos são utilizados para transmitir a corrente elétrica para toda a casa a partir de um ponto principal. Eles apresentam espessuras e cores diferentes – essas servem para identificar voltagens, fios neutros, positivos e negativos;
- Cabos de telefonia: os cabos de telefonia normalmente são classificados de acordo com a quantidade de vias que apresenta e seu objetivo é conduzir energia para os aparelhos telefônicos;
- Cabos de informática: esse tipo de cabo é responsável pela conexão do computador ou notebook à rede de internet do ambiente. O modelo varia de acordo com o tipo de conectividade disponível para a residência;
- Cabo para antena e televisão: os cabos para antena transmitem os sinais das emissoras para a televisão. Além disso, existem os cabos próprios para os aparelhos, como o HDMI, por exemplo;
- Cabo de som: nesse caso, o cabo conecta o aparelho de som à caixa, transmitindo a sonoridade.
Cabo elétrico para instalações
Para definir o tipo ideal de cabo elétrico ideal para usar em uma instalação devemos considerar os seguintes fatores:
- Saber qual a capacidade de corrente o condutor elétrico suporta;
- Identificar a corrente nominal do circuito elétrico para escolher condutores elétricos que possuam a seção para suportar a corrente;
- Definir o que vai ligar em cada tomada para não sobrecarregar a carga elétrica.
No que diz respeito à espessura dos cabos, ela deve ser diferente de acordo com sua utilização. Quanto maior a potência que o aparelho exigir para conduzir corrente elétrica, maior sua espessura.
Entenda as cores dos cabos
Em algum momento você já deve ter se perguntado o que representam as cores dos cabos elétricos, certo?! O principal motivo deles apresentarem cores variadas é a diferenciação da aplicabilidade de cada fio ou cabo, visando garantir sua segurança e bom funcionamento.
No Brasil, as cores dos revestimentos estão de acordo com a função do condutor. Confira as especificações:
- Azul claro: indicados para condutores neutros com isolação e não possuem tensão elétrica, apenas fazem a corrente fluir;
- Verde/verde com amarelo: conhecidos como “fio terra”, são utilizados para garantir proteção.
- Vermelho, preto ou marrom: são indicados para os chamados “condutores fase”, logo possuem carga.
Tem material elétrico seguro e acessível? Tem C&C!
Agora que você já sabe tudo sobre fios e cabos elétricos, aproveite para acessar o site da C&C e conferir as ofertas imperdíveis que nós temos para você!