Além de facilitar o nosso dia a dia e ajudar na execução de tarefas, uma boa iluminação também tem o poder de transformar a decoração de um ambiente, realçando pontos de destaque ou até mesmo fazendo de seus suportes componentes estéticos muito importantes.
Uma dica muito boa para quem está buscando realçar a decoração, é apostar em iluminação com arandelas; trata-se de um tipo de luminária que é fixada na parede e tem o objetivo de proporcionar um clima mais intimista, aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticado.
Na maioria dos casos, as arandelas emitem luz indireta e, portanto, o seu uso é indicado apenas como iluminação de apoio e nunca como principal. Em compensação, seu uso é abrangente, podendo ser instalada tanto em ambientes externos quanto no interior da casa.
No post de hoje, vamos mostrar como você pode utilizar esse recurso para valorizar a decoração da sua casa. Veja só!
Como escolher o tipo de arandela?
Devido a grande variedade de modelos, com designs e materiais diferenciados, é muito comum surgir dúvidas a respeito do tipo de arandela que melhor se adequa ao seu projeto.
Para definir o tipo de arandela ideal para a sua casa, é preciso analisar a funcionalidade do ambiente e o tempo médio de permanência.
Além disso, também é necessário escolher um modelo que converse com a o estilo decorativo do seu ambiente, para não destoar dos demais acessórios.
Dicas para utilizar arandelas na decoração
Sala de estar
As arandelas são perfeitas para conferir a sofisticação, conforto e aconchego que as salas de estar requerem, portanto, não tenha medo de usá-las nesse cômodo.
Você pode instalá-las ao lado das janelas ou, até mesmo, próximo ao painel de TV, criando um destaque visual muito bacana..
Quartos
A iluminação suave das arandelas é ideal para criar um clima mais relaxante e acolhedor, proporcionando momentos de descanso e boas noites de sono.
Justamente por isso, essa é uma ótima opção para quartos infantis também — especialmente no caso de bebês.
Nos quartos, as arandelas podem ser instaladas em cada um dos lados da cama, próximas ao guarda-roupa ou até no closet.
Mas, se você é do tipo de pessoa que gosta de ler um pouco antes de dormir, essa luminária não será suficiente. Isso porque, uma iluminação adequada para a leitura deve ser forte e direcionada.
Banheiros e lavabos
Nos banheiros e lavabos, as arandelas podem exercer a sua função decorativa; capazes de roubarem a cena e tornarem-se protagonistas na decoração desses ambientes.
Também podem ser usadas para complementar a iluminação funcional do espelho.
Corredores e escadas
As arandelas também são úteis para iluminar a passagem em corredores e escadas, conferindo segurança e, ao mesmo tempo, valorizando a decoração.
Nesse caso, você deve instalar as arandelas ao longo de todo o corredor, deixando um espaçamento proporcional entre uma e outra.
Destaque peças decorativas
Um dos pontos mais positivos dessa luminária é o efeito visual que ela é capaz de proporcionar. Por isso, instale arandelas em cima de quadros, vasos e outros elementos decorativos que você pretende destacar.
Áreas externas
As arandelas para áreas externas devem ser feitas com materiais mais resistentes para suportar as variações de temperaturas e outras intempéries a que estarão sujeitas.
Podem ser instaladas em jardins, varandas, fachadas e locais de passagem, a fim de iluminar o trajeto.
Agora que você já sabe como aproveitar esse elemento para aprimorar a sua decoração, acesse o nosso site e encontre o modelo ideal para você.