Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Ar-condicionado, climatizador ou ventilador: qual a melhor opção?

Está com dúvidas sobre qual comprar ou qual é o modelo ideal para a sua casa? A C&C tem dicas para você fazer a melhor escolha e amenizar o calor com economia e qualidade
 

Não está aguentando o calor? O aparelho que você utilizava para amenizar o calor estragou? Tá afim de trocar seu aparelho e comprar algo diferente ou mais potente? A C&C vai te ajudar com todas as dicas na hora de você escolher entre um ventilador, ar condicionado ou climatizador de ar para a sua casa. Vem!

Todos têm a função de diminuir o calor, mas cada um de uma maneira. E, dentro de cada categoria, existem tipos diversos que também variam conforme a sua necessidade. Por isso, entender qual é o seu caso te ajuda na hora de investir seu dinheiro em um novo aparelho.

Climatizador de ar

Mais usados no setor industrial para resfriamento de máquinas, o climatizador chegou nas residências em um formato portátil, com possibilidade de levar o aparelho para qualquer lugar da casa.

Um climatizador tem como função principal amenizar a temperatura do local onde ele está. Ele circula e melhora a qualidade do ar no ambiente, algo que um ventilador não faz.

Climatizadores são multitarefa. Alguns vem com função de umidificar o ar, com reservatório de água ou uma bolsas de gel, que é levada ao refrigerador antes de ser utilizada. Nesse caso a água é evaporada e o ambiente fica mais fresco. Outros modelos também tem aquecedor.

Portanto, o aparelho é válido quando você quer refrescar um ambiente, mas sem trazer muito vento para o local, não sendo indicado para regiões com calor intenso.

Ventiladores

Opção barata e que cria bastante vento, é uma boa opção para ventilar um ambiente da sua casa. Existem no mercado cinco tipos de ventiladores, cada um com suas características: Teto, parede, torre, coluna e mesa.

Ao contrário do que muitos pensam, o número de pás não significa um vento mais forte. A inclinação das pás e a potência dele, que é indicada nas suas rotações por minuto (RPM), que mostram a força do ventilador.

Mas, quanto maior a potência, maior deve ser o gasto de energia elétrica e o barulho que ele fará. Portanto, sempre observe estes itens e o selo Procel, que contém informações sobre o consumo de energia de cada um.

Alguns modelos também possibilitam colocar repelentes, afastando os mosquitos do local. Confira abaixo a especificidade de cada um.
 

Teto

Ventiladores de teto costumam gastar pouca energia e distribuem o vento em ambientes de no máximo 30 metros quadrados. Eles trazem boa distribuição de vento e muitos deles contam com função reversa, que joga o vento para cima, visando refrescar o ambiente de maneira mais lenta.

Lembrando que o ventilador deve ficar em uma altura que não machuque ninguém, permitindo uma passagem segura das pessoas que frequentam o ambiente que ele será instalado.

Torre

Ventiladores de torre costumam ser mais potentes e alguns contam até com função de purificação do ar. Eles são capazes de cobrir uma área maior do que ventiladores de teto ou mesa, além de ter mais opções de velocidade e timer, para desligar em um determinado momento programado, o que aumenta o conforto e segurança.
 

Mesa, coluna e parede

Considerado o modelo mais comum, o ventilador de mesa é portátil, leve, baixo e pode ser levado para qualquer lugar, inclusive podendo ser colocado em cima de um móvel. Um ventilador de mesa cobre áreas menores e geralmente é mais fraco do que os outros.

Além disso, é indicado para ventilar um quarto ou local específico. A maioria deles também gira de um lado para o outro, aumentando sua área de alcance.

Já o modelo de coluna é mais alto do que um ventilador de mesa, portanto é utilizado para quem prefere que o vento fique em uma área mais alta do ambiente. Geralmente ele mede entre 1,50m e 1,80m de altura e é ajustável.

O modelo de parede tem esse nome devida a sua instalação, que é feita em uma parede. É utilizado em áreas que um ventilador de mesa não conseguiria cobrir e geralmente é maior que um de mesa.

Ar-condicionado

Mais potentes e com uso para áreas internas, o ar-condicionado é utilizado para resfriar ambientes de maneira mais forte e controlada que climatizadores e ventiladores, já que a temperatura é ajustável.

A potência de um ar-condicionado é medida em BTU (British Thermal Unit). Quanto maior o BTU, maior a potência. É necessário entender a sua necessidade para não acabar comprando um modelo mais forte do que o necessário. Veja tabela abaixo:



Split

Com condensador e evaporador em unidades separadas, o Split é a versão mais moderna de ar-condicionado. A parte condensadora fica do lado de fora, no quintal ou varanda, já o evaporador fica na parte interna. Portanto, é necessário fazer uma pequena reforma para instalação do mesmo e o procedimento é mais caro que os outros tipos.

Portátil

A grande vantagem do ar-condicionado portátil é o fato de que ele pode ser levado para diversos ambientes, desde que tenha uma janela ou sacada para que o tubo extensor faça a troca de ar com o ambiente.

Sua mobilidade influi na força que ele tem. A sua potência é menor e o barulho é maior que um ar-condicionado comum. Alguns modelos contêm um reservatório que precisa ser esvaziado com o passar do tempo, outros conseguem evaporar a água que acumula.

Janela

Mais tradicional, o modelo de janela não conta com recursos mais modernos como inverter, que economiza energia, mas alguns contam com controle remoto, por exemplo.

Com preço mais barato e um pouco mais barulhento que um Split, o modelo precisa ter um buraco na parede e o suporte virado para fora. A instalação dele é mais fácil, além de ser recomendado para ambientes menores que permitem mudanças na fachada.

Ventilador, ar-condicionado e climatizador: Encontre seu modelo na C&C!

E agora, decidiu qual opção é a melhor para a sua casa? Dê uma olhada no nosso site e escolha o modelo certeiro para a sua necessidade.

Compre na C&C

Ventilador de Teto com Luminária 130w 110v Ibiza com 3 Pás Branco Ventilador de Teto com Luminária 130w 110v Ibiza com 3 Pás Branco
Ventilador de Coluna 200w Bivolt Steel 50cm Preto E Cinza Ventilador de Coluna 200w Bivolt Steel 50cm Preto E Cinza
Ventilador de Teto Fharo Tabaco E Prata 110v Ventilador de Teto Fharo Tabaco E Prata 110v
Ar-Condicionado com Controle Remoto 814w 220v 9000btus Split Springer Ar-Condicionado com Controle Remoto 814w 220v 9000btus Split Springer
Ar Condicionado Mecânico de Janela 10000 Btus Frio Springer 220v Ar Condicionado Mecânico de Janela 10000 Btus Frio Springer 220v
Ventilador de Mesa 80w 110v Turbo 40cm Preto E Bronze Ventilador de Mesa 80w 110v Turbo 40cm Preto E Bronze
Ventilador de Parede 200w Bivolt Comercial 60cm Preto Ventilador de Parede 200w Bivolt Comercial 60cm Preto
Ar-Condicionado com Controle Remoto 1066w 220v 12000btus Split Springer Branco Ar-Condicionado com Controle Remoto 1066w 220v 12000btus Split Springer Branco
Ventilador de Teto 201 Branco 110v Ventilador de Teto 201 Branco 110v
Ventilador de Teto com Luminária 67w 110v Contempo com 5 Pás Níquel E Cerejeira Ventilador de Teto com Luminária 67w 110v Contempo com 5 Pás Níquel E Cerejeira
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou