Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Aquecedor para piscinas: conheça os principais tipos

Conheça os principais tipos e veja qual se adequa melhor às suas necessidades
                                     Aquecedor para piscinas: conheça os principais tipos            
   

Ter uma piscina em casa é a garantia de bons momentos de lazer no verão, não é mesmo? Mas isso não significa que ela também não pode ser aproveitada durante as estações mais frias.

Se durante os dias quentes a temperatura natural da água costuma ser o ideal para refrescar, no inverno a melhor opção é apostar em sistemas de aquecimento para trazer ainda mais conforto e diversão.

Existem diversos tipos de aquecedores disponíveis no mercado, e cada um atende melhor determinadas necessidades. E dentre tantas opções, a escolha do melhor tipo pode não ser uma tarefa tão simples.

No post de hoje, vamos mostrar os principais tipos de aquecedores de piscina, bem como algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

Aquecedor a gás

Um dos métodos mais antigos e tradicionais para aumentar a temperatura da água, o aquecedor a gás, como o próprio nome sugere, utiliza o gás como combustível para manter a água aquecida e é, inclusive, a opção que oferece a melhor capacidade de controle da estabilidade da temperatura.

Esse método funciona por meio do chamado mecanismo de passagem, onde a água é retirada da piscina através de um duto que a transporta para uma câmara de combustão, onde é aquecida.

O sistema de aquecimento a gás pode utilizar dois tipos de combustíveis: o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP). O primeiro deve ser fornecido pela companhia responsável pelo abastecimento de gás na sua região, enquanto o GLP nada mais é do que o famoso “gás de cozinha”, encontrado dos botijões.

Como vantagens, podemos destacar a melhor eficiência no controle da temperatura, além de um aquecimento mais rápido. No entanto, ele não é indicado para piscinas com mais de 150m², pois o seu gasto pode acabar saindo muito caro.

Aquecedor elétrico

Muito semelhante ao sistema utilizado dos chuveiros, o aquecedor elétrico para piscina conta com uma resistência que recebe energia elétrica e a converte em energia térmica, fazendo a transferência desse calor para a água. De maneira geral, utiliza o mesmo método de passagem que um aquecedor a gás, com exceção do combustível que, nesse caso, é a eletricidade.

Sua principal vantagem é o método simples – e mais barato – de instalação, porém, em longo prazo seu custo com energia elétrica pode acabar saindo muito mais caro do que os outros sistemas, caso você possua uma piscina grande e a utilize com frequência.

Aquecedor solar

O aquecedor solar opera a partir de painéis – geralmente instalados no telhado – que captam a energia solar e a transformam em fonte de calor. Dessa forma, a água é impulsionada por bombas e circula pelos coletores, aumentando sua temperatura gradualmente a cada passagem.

Apesar de possuir um custo de aquisição e instalação mais elevado, esse sistema proporciona um ótimo custo-benefício em longo prazo, já que sua fonte de energia é totalmente gratuita, além, é claro, de ser altamente sustentável.

Em contrapartida, é preciso considerar alguns fatores antes de optar por esse sistema, já que ele exige um espaço amplo e livre de sombras para a instalação e não é recomendado para casas em regiões onde o inverno é mais rigoroso.

Gostou das dicas? Aproveite para dar uma olhada em outros conteúdos disponíveis no blog C&C e não deixe de acessar o nosso site para conferir as ofertas imperdíveis que temos para você!

   

Compre na C&C

Proteção de Fundo da Piscina 10/12/15 Proteção de Fundo da Piscina 10/12/15''
Bomba Filtro para Piscina Easy Set 12 Bomba Filtro para Piscina Easy Set 12'' com 2006 Litros/Hora
Kit de Manutenção para Piscina Kit de Manutenção para Piscina

Produtos que você visitou