Quando o inverno chega, não existe nada melhor do que tomar aquele banho bem quentinho para nos aquecer, não é mesmo? Mas sabemos que o antes e depois desse ritual podem ser bem desconfortáveis nos dias em que as temperaturas estão mais baixas. Mas é possível, sim, ter um banheiro aquecido.
Quer descobrir como aquecer o banheiro no inverno? Continue a leitura deste texto e conheça oito itens que vão te ajudar a tornar esse ambiente mais confortável durante a estação mais fria do ano!
1. Aquecedor portátil
Nossa primeira sugestão é investir em um aquecedor de ar portátil. Essa é uma ótima solução para aquecer o banheiro e, de quebra, você ainda pode utilizá-lo em outros cômodos da casa, já que ele pode ser transportado.
Normalmente, os modelos oferecem termostatos ajustáveis que auxiliam no controle de temperatura.
Na hora de escolher um, dê preferência para os elétricos e cerâmicos, pois se comportam melhor em locais úmidos. O importante é apresentar proteção contra respingos d’água. Assim você garante a segurança de todos os moradores e da sua residência.
Não se esqueça de desligar o aquecedor ao sair do banho e evitar que ele seja utilizado sem supervisão, especialmente por crianças. De qualquer forma, siga sempre as instruções do fabricante!
2. Tapetes
Sair de um banho quentinho e encarar o piso gelado é uma das piores sensações, concorda? Por isso, os tapetes são um dos grandes aliados para combater o frio, ainda mais os modelos aveludados ou felpudos, que retêm o calor com maior eficiência.
Escolha tapetes com o verso antiderrapante e posicione-os em locais estratégicos, como na saída do box do banheiro ou em frente à bancada da pia. Mas se for possível colocá-los em ambos os lugares, melhor ainda!
Já se você estiver disposto a investir em tapetes mais tecnológicos, é possível encontrar tapetes elétricos aquecidos, que possuem cabos embutidos que fornecem calor ao pisar sobre eles; tapetes com sistema de aquecimento de água, que são conectados ao sistema de aquecimento central da casa e podem ser controlados por meio de válvulas ou termostatos; e tapetes com elementos de aquecimento embutidos no tecido.
Torne seu banheiro mais aquecido investindo em tapetes.
3. Luzes
Apostar em uma iluminação quente também é um ótimo jeito de deixar o ambiente mais aconchegante.
Você pode acrescentar abajures e varais de luzes ou apenas substituir as lâmpadas brancas por amarelas, como é o caso das incandescentes, conhecidas por produzirem uma tonalidade amarelada. No entanto, atente-se, pois essa troca pode influenciar no consumo de energia.
Outra alternativa são as lâmpadas LED reguláveis, que permitem ajustar a intensidade da luz e também a temperatura da cor. As classificadas de 2700 a 3000 Kelvin emitem luz mais quente.
As luzes de cor quente têm a vantagem de aquecer o ambiente.
4. Toalheiros térmicos
Ter um toalheiro aquecido para banheiro é uma forma de garantir toalhas quentes, fazendo com que elas sequem mais rápido e evitando a proliferação de fungos e odores indesejados. No entanto, contar com esse aparelho também ajuda a aumentar a presença de calor no ambiente, deixando-o mais agradável e aconchegante.
Os toalheiros térmicos ajudam a secar as toalhas e, de quebra, aquecem o ambiente.
5. Velas
As velas ajudam a aquecer os espaços e têm tudo a ver com esse clima de inverno, portanto, não tenha medo de abusar desse recurso.
Para transformar essa finalidade em uma experiência, procure por velas aromáticas que, além de aquecer, perfumam o espaço e criam uma atmosfera ainda mais relaxante. Seus banhos nunca mais serão os mesmos!
Apenas lembre-se de mantê-las em um local seguro. De preferência, em superfícies estáveis, distante de objetos inflamáveis, como toalhas, cortinas, papel higiênico e outros materiais, assim como longe do alcance de crianças e animais de estimação.
As velas perfumam e aquecem o banheiro..
6. Radiador elétrico
Mais uma dica de como aquecer o banheiro para tomar banho é através da utilização dos radiadores elétricos, dispositivos instalados nas paredes, que podem estar presentes no banheiro, e fornecem calor contínuo.
O mais interessante é que eles podem ser programados para ligar e desligar automaticamente. Por meio dessa funcionalidade, você ajusta a temperatura de acordo com suas preferências e ainda não corre o risco de esquecê-lo ligado e ter uma surpresa quando a conta de energia chegar.
A instalação deve ser feita de forma adequada, seguindo as orientações do fabricante, ao passo que o radiador deve estar posicionado em um lugar seguro, longe das fontes de água (chuveiro, banheira ou pia). E para uma circulação adequada do ar quente, evite obstruções.
7. Cortinas ou persianas
Outra forma de manter o banheiro aquecido é instalando cortinas ou persianas. Isso porque a mais comum fonte de perda de calor em um banheiro é a janela. Ao utilizar esses itens, você promove um isolamento térmico que pode ajudar a preservar o calor dentro do ambiente.
Busque por cortinas de tecido resistente à umidade, como as feitas em poliéster ou nylon, que tendem a secar mais rapidamente e não absorvem a umidade do banheiro. Assim como por persianas de PVC ou alumínio. Além disso, há as cortinas de vinil e as de tecido com forro impermeável que são colocados com a finalidade de protegê-las da umidade do banheiro.
Da mesma forma, vale verificar a situação da sua janela, para confirmar se há alguma brecha por onde o ar quente esteja saindo.
8. Ventilador aquecedor
Nossa última sugestão pode não ser tão popular, mas você sabia que alguns ventiladores possuem a opção de aquecimento embutida?
Ao optar por um modelo que traz essa funcionalidade, ele pode ser instalado no teto ou na parede, e vai ajudar o banheiro não só a aquecer, mas também a ventilar. Genial, não é mesmo?
O funcionamento se dá por meio do seguinte processo: o aparelho suga o ar frio do ambiente, que passa por um elemento de aquecimento e, em seguida, o ar aquecido é expelido, distribuindo o calor no espaço.
O ventilador aquecedor é mais uma forma de aquecer o banheiro.
Um ponto de atenção é, na hora de optar por soluções que envolvem o consumo de energia elétrica, não deixar de considerar o impacto financeiro da sua escolha. Fora isso, investindo nos itens acima, você vai descobrir na prática como esquentar o banheiro no inverno e nunca mais vai sofrer com o ar frio depois de sair do banho quente.
Aproveite e acesse o site da C&C para conferir uma série de coisas incríveis para banheiro que vão torná-lo não só mais confortável, mas também bonito e inovador!