Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Aprenda a fazer a limpeza e manutenção da caixa d’água

Aprenda a limpar sua caixa d’água com o nosso passo a passo
                                   Aprenda a fazer a limpeza e manutenção da caixa d’água            
   

Realizar a manutenção da caixa d’água é um cuidado essencial e extremamente importante para preservar a saúde da sua família. Afinal, só assim é possível afastar todas as bactérias e impurezas, deixando a água potável e adequada para o consumo.

Porém, muita gente não sabe como limpar a caixa d’água corretamente e nem com que frequência deve-se fazer isto.

Para isso, é preciso ter os produtos certos, um pouco de tempo livre e muita disposição. Confira as dicas que a C&C preparou e saiba como realizar essa tarefa adequadamente!

Separe os produtos necessários

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mãos os produtos adequados. Por isso:

  • Separe um balde, panos limpos, esponjas e escovas de cerdas macias (como as vegetais ou plásticas). Esse cuidado é importante, pois os materiais duros e ásperos podem danificar as paredes da caixa e, consequentemente, afetar a qualidade da água;
  • Também será preciso utilizar água sanitária – ao longo do texto nós vamos explicar qual será a quantidade recomendada de acordo com a sua necessidade.

Passo a passo para limpar a caixa d’água

Com os produtos necessários em mãos, é só começar os trabalhos. Para isso, preparamos um passo a passo para auxiliá-lo na execução dessa tarefa, confira!

1° Passo

Antes de tudo, é preciso impedir a passagem de água para a caixa. Para isso, feche o registro de entrada da água na residência ou prenda a bóia da caixa para que fique na posição “fechada”.

2° Passo

Depois, é necessário esvaziar a caixa; abra todas as torneiras e chuveiros e deixe a água correr até restar somente um palmo de água na caixa. Essa sobra será necessária para auxiliar na limpeza.

3° Passo

Feche o registro de saída para evitar que os resíduos resultantes da limpeza contaminem a tubulação e os pontos de alimentação da casa.

4° Passo

Com o auxílio da esponja e do pano, limpe as paredes e o fundo do reservatório. Caso seja necessário, utilize a escova para retirar algum excesso de sujeira que possa ter permanecido.

5° Passo

Descarte a água suja pela saída de limpeza da caixa – é importante atentar-se para não despejá-la diretamente nos tubos de alimentação.

Retire a água que restar no fundo da caixa com a ajuda dos panos e de um balde, e, em seguida, feche o registro de limpeza. Feito isso, é hora de realizar a desinfecção da água.

6° Passo

Abra o registro de entrada novamente e deixe encher cerca de um palmo de água, e então, volte a fechar o registro.

Em seguida, adicione a água sanitária; misture 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água. Ou seja, se a sua caixa d’água possuir 2000L, você deve acrescentar 2 litros de água sanitária, mas se ela for de 500L, adicione apenas 0,5L de água sanitária.

Deixe essa mistura agir por cerca de 2 horas e, enquanto isso, aproveite a solução para higienizar as paredes e a tampa da caixa; faça isso a cada 30 minutos e com o auxílio de um pano limpo.

7° Passo

Passado esse período, abra o registro de saída e ligue os chuveiros e torneiras a fim de esvaziar a caixa d’água e, ao mesmo tempo, deixar que a solução também higienize as tubulações e os pontos de alimentação da residência.

8° Passo

Depois de esvaziar todo o conteúdo da caixa d’água, feche as torneiras e os chuveiros e volte a abrir os registros de entrada para que a caixa volte a receber a água potável.

Não se esqueça de tampar e vedar muito bem a caixa, e lembre-se de anotar a data da higienização para ter um melhor controle das limpezas.

Frequência necessária

Muitas pessoas pensam que a limpeza da caixa d’água deve ser realizada somente uma vez por ano, e também há quem pense que ela deve ser feita com uma frequência menor ainda, afinal, ela permanece fechada durante todo o tempo.

Mas a realidade é que os resíduos são facilmente acumulados nas paredes e no fundo da caixa, bem como nas tubulações hidráulicas – o que pode facilitar a proliferação de vírus e bactérias – caso a manutenção não seja feita no tempo recomendado. Por isso, o ideal é realizar a limpeza de 6 em 6 meses.

Agora que você já sabe como limpar a caixa d’água corretamente, acesse o nosso site e confira as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Caixa D Caixa D'Água em Polietileno Básica com 1000 Litros Azul
Filtro de Água para Ponto de Entrada Branco Filtro de Água para Ponto de Entrada Branco
Tanque em Polietileno 5000 Litros Azul Tanque em Polietileno 5000 Litros Azul

Produtos que você visitou