Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Acessibilidade: 9 dicas para ter uma casa adaptada

Confira as dicas da C&C e saiba como trazer mais acessibilidade para a sua casa
                                     Acessibilidade: 9 dicas para ter uma casa adaptada            
       

Falar sobre acessibilidade é fundamental nos dias atuais, afinal, cerca de 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida,e garantir praticidade e conforto para o dia a dia dessas pessoas vai além da inclusão social.

No Brasil, existe uma lei que determina que estabelecimentos comerciais e espaços urbanos sejam acessíveis com relação a arquitetura, de forma a garantir conforto, autonomia e segurança para todos.

Em casas onde moram pessoas com necessidades especiais também é necessário adotar os conceitos da acessibilidade para criar ambientes que garantem acesso para todos, independente da necessidade especial, seja ela uma deficiência física, visual ou uma idade avançada.

Isso quer dizer que a pessoa deve contar com todos os dispositivos necessários para que ela mesma possa executar qualquer atividade sem necessitar da ajuda de alguém.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a projetar uma casa mais segura e acessível para todos. Confira!

1. Atente-se a largura de portas e corredores

As portas devem ter um vão livre maior ou igual a 80cm, além de abrir para fora - para que uma cadeirante consiga abrir as portas sem dificuldades.

No caso de portas de correr, o ideal é que não haja trilhos no chão que possam dificultar a passagem. Portanto, prefira os modelos que deslizam presos a roldanas no alto.

Corredores largos também são fundamentais para facilitar a vida de pessoas com mobilidade reduzida. O ideal é projetar corredores com 1m de largura, no mínimo, para que pessoas com andadores, bengalas e cadeiras de roda possam se locomover sem chocar contra as paredes.

2. Cuidado com a escolha dos pisos

O uso de pisos antiderrapantes, especialmente em áreas molhadas - como banheiros, lavanderias, cozinhas e áreas de serviço - são fundamentais para prevenir acidentes.

3. Mantenha a área de circulação livre

Os ambientes devem ser minimalistas, ou seja, sem muitos móveis e demais objetos que possam obstruir a passagem. Isso é importante para facilitar a circulação dentro do cômodo.

4. Dispositivos ao alcance

Tomadas e interruptores devem ser instalados numa altura adequada para que as pessoas com necessidades especiais possam alcançá-los facilmente.

5. Maçanetas e torneiras acessíveis

As maçanetas de portas, janelas e móveis devem ser especiais, a fim de facilitar a manipulação - principalmente se a pessoa apresenta braços ou mãos com a atividade reduzida.

Em cozinhas, banheiros e lavanderias, prefira as torneiras de monocomando que podem ser acionadas com apenas um toque.

6. Móveis adequados

De maneira geral, os móveis devem ter cantos arredondados para evitar acidentes.

Também é interessante contar com armários e guarda-roupas que possuem porta de correr, pois estas ocupam menos espaço e são mais práticas - especialmente para cadeirantes.

7. Cozinhas adaptadas

Cozinhas acessíveis devem garantir uma circulação segura e boa condição de proximidade com os equipamentos e utensílios.

A pia e o fogão devem ficar entre 73cm e 85cm de altura para garantir uma movimentação confortável e uma visão geral da bancada na hora de cozinhar e lavar a louça.

Não é recomendado ter armários embaixo da pia, pois o vão deve permanecer livre para a entrada da cadeira de rodas. É preferível instalá-los entre 40cm e 1,20m do piso, onde também devem ser alocados os demais eletrodomésticos.

8. Drible escadas e degraus

As rampas com corrimão são ótimas opções para substituir os degraus das escadas.

O ideal é que elas tenham 1,50m de altura com inclinação transversal de 2%.

9. Acessibilidade nos banheiros

Além dos pisos antiderrapantes, é essencial que os banheiros sejam amplos e que contem com vasos sanitários e pias adaptadas para facilitar a rotina diária de higiene pessoal.

Instalar barras de apoio também é fundamental para garantir o uso com segurança e autonomia das pessoas com necessidades especiais.

Todas as barras devem resistir a um esforço mínimo de 150kg, sem apresentar deformações ou fissuras e devem ser fixadas a uma distância mínima entre a parede e a alça, para evitar que a pessoa prenda o braço no vão.

Quer deixar a sua casa mais acessível para os moradores ou até mesmo para as visitas? Então não deixe de conferir as soluções que nós temos para você! Acesse o nosso site ou vá até a loja mais próxima, e não se esqueça de contar a ajuda de um arquiteto para desenvolver um bom projeto de acessibilidade para a sua casa. Tudo que você precisa, a C&C tem!

   

Compre na C&C

Barra de Apoio para Lavatório Rebatível 20x70cm Cromada Barra de Apoio para Lavatório Rebatível 20x70cm Cromada
Porta de Correr em Mdp Sólido Direita Bella 210x82cm Branca Porta de Correr em Mdp Sólido Direita Bella 210x82cm Branca
Barra de Apoio para Vaso Sanitário L 80x73cm Cromada Barra de Apoio para Vaso Sanitário L 80x73cm Cromada

Produtos que você visitou