Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

8 tipos de chaves que você precisa ter em casa

Conheça os principais tipos de chaves e suas funções
                                     8 tipos de chaves que você precisa ter em casa            

As chaves manuais são equipamentos fundamentais na rotina de uma casa e, por isso, não podem faltar na sua caixa de ferramentas. Seja para apertar um parafuso em algum móvel ou trocar o pneu do carro, o fato é que sempre vamos precisar delas.

Atualmente, existem diversos modelos desse item e cada um possui uma função diferente, servindo para tarefas específicas. Quer saber mais sobre os tipos de chave e suas funções? No post de hoje vamos mostrar tudo sobre essa ferramenta tão essencial. Veja só!

1. Chave de fenda

Esse é o modelo mais popular e versátil entre todos os tipos. Muito usada para apertar e afrouxar parafusos, as chaves de fenda são elementos essenciais na hora de montar e desmontar móveis.

Pode ser encontrada em diversos tamanhos, que estão diretamente relacionados à medida dos parafusos e também ao comprimento da sua haste. Por isso, recomendamos investir em um jogo mais completo para um uso mais abrangente.

2. Chave teste

Esse modelo possui aparência muito semelhante a da chave de fenda, porém, suas funções são bem distintas. A chave teste serve para verificar se há corrente elétrica passando por fios e tomadas.

Caso a corrente esteja ativa, a chave acenderá uma luz – que fica no interior do seu cabo – alertando que não é seguro mexer naquele local no momento.

3. Chave de boca

A chave de boca, ou chave fixa, também serve para apertar e soltar porcas e parafusos de perfil quadrado ou sextavado. Ela costuma ter duas bocas abertas com tamanhos diferentes em cada uma de suas extremidades.

4. Chave phillips

Com função semelhante ao modelo de fenda, a chave phillips é muito usada para apertar e afrouxar parafusos com fenda cruzada, que são muito encontrados em eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos no geral. Isso se deve por conta de sua cabeça estrelada que se encaixa perfeitamente em parafusos desse tipo.

5. Chave estrela

No quesito função, esse modelo é muito parecido com a chave de boca. A diferença fica por conta de suas extremidades fechadas e, por isso, o tamanho da chave deve ser exato em relação às medidas da peça a ser parafusada ou desparafusada.

A grande vantagem da chave estrela é a existência de maiores pontos de fixação, que conferem a distribuição uniforme da força aplicada na parte central do parafuso, evitando, dessa forma, a deformação de seus cantos.

6. Chave combinada

A chave combinada nada mais é do que uma junção da chave de boca com a chave estrela, uma em cada lado das extremidades.

Ela é extremamente útil para resolver problemas ou fazer instalações hidráulicas e automotivas. Portanto, além de tê-las em casa, também é interessante carregá-las no porta-malas do seu carro.

7. Chave inglesa

A chave inglesa possui uma função similar a chave de boca, no entanto, essa contém um sistema de regulagem que permite uma abertura maior do equipamento.

Seu uso é muito abrangente, podendo ser utilizado em qualquer objeto que tenha parafusos ou porcas.

8. Chave allen

Diferente dos outros modelos, a chave allen possui um corpo de metal dobrado em “L”, sem pontas ou alças em suas extremidades. É especialmente indicada para parafusos com encaixe sextavado e seu uso é muito comum em indústrias mecânicas e automobilísticas.

Além disso, seu formato diferente a torna ideal para trabalhos em lugares de difícil acesso.

Compre ferramentas na loja online da C&C

Gostou das informações? Então, aproveite para conferir a seleção de produtos disponíveis no nosso site. Na C&C você encontra todas as ferramentas que precisa com os melhores preços e condições do mercado.

   

Compre na C&C

Jogo de Chaves Combinadas com 3 Peças Jogo de Chaves Combinadas com 3 Peças
Jogo de Chaves de Fenda com 7 Peças Jogo de Chaves de Fenda com 7 Peças