Conhecida como a estação das cores e das flores, a primavera é o período mais propício para a floração de diversas espécies. Sua condição climática é marcada por temperaturas mais agradáveis e chuvas frequentes, o que a torna perfeita para investir nos cuidados com as plantas.
Quer investir em um jardim bonito e bem colorido neste período? No post de hoje vamos apresentar algumas espécies que florescem sempre na primavera. Veja só!
1. Gérbera
Pertencente à mesma família do girassol e da margarida, a gérbera é conhecida pela sua imensa variedade de cores — são mais de 20 tonalidades diferentes — e pelo seu visual sensível e delicado.
De manutenção simples, essa espécie se adapta muito bem a climas temperados e até em solos com poucos nutrientes. No entanto, em períodos de pouca chuva, deve contar com regas regulares de duas a três vezes por semana — e de preferência no período da manhã.
2. Petúnia
Conhecida por suas belas flores e diferentes tamanhos e colorações, a petúnia é um gênero de herbáceas que floresce muito bem durante a primavera/verão.
Essa espécie se adapta perfeitamente ao clima tropical e subtropical e gosta de exposição em pleno sol, apesar de tolerar o frio muito bem.
A rega deve ser feita duas a três vezes por semana e diariamente no verão, pois a planta gosta de substrato úmido. Entretanto, lembre-se de regar somente o substrato, deixando as folhas e flores secas.
3. Tulipa
De origem persa, a tulipa é uma das flores mais charmosas da primavera, e isso se deve pelas suas pétalas delicadas e de cores vibrantes, que variam entre o roxo, vermelho, laranja, amarelo e branco.
Evite deixá-la exposta diretamente ao sol e em locais muito quentes, pois suas pétalas tendem a murchar mais rápido com o calor. Ela gosta de ambientes frescos e bem arejados.
Regue-a com moderação, pois a tulipa não se adapta a solos encharcados. Use um borrifador apenas para umedecê-la.
4. Jacinto
O jacinto é uma flor colorida, extremamente perfumada e de fácil cultivo. Seu destaque fica por conta do formato inusitado de sino e suas pétalas brilhantes que chamam atenção onde quer que estejam.
A luz natural contribui muito no desenvolvimento da flor, mas também é possível cultivá-la em vasos e jardins com meia-sombra. Quanto às regas, o ideal é realizá-las uma vez por semana e sem exageros, para não encharcar o solo.
5. Ciclame
Delicados e coloridos, os ciclames também podem ser encontrados em diversas tonalidades e algumas espécies podem até apresentar mais de uma cor em suas flores.
Extremamente resistentes, essa espécie pode ser cultivada em vasos dentro de casa ou no jardim, à meia-sombra e protegidas do vento.
Para que os ciclames durem ainda mais, é necessário retirar as folhas amareladas que podem aparecer esporadicamente. Também evite molhar as folhas diretamente, regue apenas o solo.
6. Orquídea
Devido ao seu alto poder estético, a orquídea é uma das flores mais desejadas para cultivo em vasos e jardins. A espécie mais comum é a phalaenopsis, cujas flores arredondadas variam entre os tons de rosa, amarelo, branco e púrpura.
Por ser muito delicada, é indicado escoar a sua haste com um suporte, evitando, assim, que o caule quebre facilmente.
7. Girassol
Uma das flores mais encantadoras da primavera, o girassol tem o poder de alegrar qualquer ambiente com sua coloração amarela.
De trato simples, o girassol deve ser cultivado em espaços bem ensolarados, para receber às 8 horas diárias de luz direta que ele necessita. Além disso, regar uma vez por semana já é o suficiente para mantê-lo saudável.
Gostou das dicas? Então, aproveite para dar uma olhada em outros conteúdos disponíveis no blog C&C e não deixe de acessar o nosso site e conferir as ofertas imperdíveis que temos para você!