Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

7 atividades de jardinagem para fazer em casa

Conheça algumas atividades de jardinagem para deixar as suas plantinhas ainda mais bonitas e saudáveis
                                   7 atividades de jardinagem para fazer em casa            

Seja um conjunto de vasos ou um jardim grande e exuberante, as plantas as e flores requerem atenção e cuidados constantes para que cresçam sempre fortes e bonitas.

Além disso, as atividades relacionadas ao cultivo proporcionam bem-estar e melhor qualidade de vida, tornando os ambientes mais saudáveis e convidativos.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas que vão ajudá-lo a incrementar a sua rotina de jardinagem.

1. Remova as folhas secas

É normal que, vez ou outra, apareçam algumas folhas danificadas; afinal, isso faz parte do ciclo natural das plantas. Porém, mantê-las pode fazer com que as plantas saudáveis gastem muita energia tentando recuperá-las, e, assim, acabem enfraquecendo também.

Por isso, o melhor a se fazer é remover as folhas secas. Mas estas não são totalmente dispensáveis, já que ajudam a proteger o solo do sol forte e da desidratação. Depois de removê-las dos galhos, pique-as e espalhe pelo vaso.

2. Areje a terra

Se você possui um jardim cheio de plantas, saiba que é importante arejar a terra ao menos duas vezes por ano.

Para isso, pegue uma furadeira sem fio e perfure a terra, depois preencha parte desses buracos com rochas pequenas e deixe um espaço vazio para que ele se preencha naturalmente. Esse procedimento ajudará a oxigenar a área das raízes.

3. Use borras de café para enriquecer o solo

Borras de café podem ser utilizadas como fertilizantes, pois ajudam a manter a permeabilidade e a drenagem do solo, além de auxiliar no desenvolvimento das plantas.

Você pode adicioná-las a uma pilha de compostagem junto com folhas e gramas, ou em caixas de compostagem em conjunto com papéis picados, folhas secas e outras fontes de carbono. Misture tudo muito bem, coloque no solo e, ao mesmo tempo, adicione fertilizante nitrogenado.

Além disso, a borra também é boa para repelir lesmas e caramujos e atrair minhocas, que são ótimas para enriquecer o solo.

4. Plante temperos frescos

Se você gosta de ter temperos fresquinhos sempre à mão, então que tal criar a sua própria horta?

Começar uma horta caseira é uma atividade que exige pouquíssimos cuidados e espaço, porém, necessita de muita exposição ao sol.

Você pode cultivar espécies como manjericão, salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim, hortelã, pimenta… São diversas opções para todos os gostos.

5. Faça sachês antitraças

Arruda, hortelã, alecrim e malva-de-cheiro são excelentes repelentes de traças e protegem a nossa casa dos parasitas. Por isso, uma ideia bem bacana é juntar os ramos secos e montar sachezinhos utilizando tecidos leves. Se quiser deixar os sachês ainda mais potentes, acrescente anis estrelado e canela em pau.

Depois é só colocá-los em guarda roupas, armários, gavetas, estantes de livros e outros cantinhos propensos ao aparecimento de traças.

6. Livre-se das ervas daninhas

Ervas daninhas são plantas que nascem indesejavelmente no meio do jardim e se alimentam da mesma água e nutrientes que os vegetais, prejudicando, assim, o crescimento das espécies saudáveis. Por isso, é importante livrar-se delas rapidamente; basta puxá-las pela base do caule, removendo também as suas raízes.

7. Limpe o ar da sua casa com plantas filtrantes

Samambaia, ráfis, lírio-da-paz e espada-de-são-jorge são espécies que têm o poder de melhorar a qualidade do ar.

Elas se adaptam muito bem aos ambientes internos e são capazes de capturar benzeno, xileno, tolueno, metaldeído e outras substâncias tóxicas que respiramos dentro de casa.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para acessar o nosso site e garantir as ferramentas necessárias para cuidar das suas plantinhas!

   

Compre na C&C

Tesourão de Poda com Cabo Longo Tesourão de Poda com Cabo Longo
Conjunto 2 para Jardinagem 3 Peças Laranja Conjunto 2 para Jardinagem 3 Peças Laranja

Produtos que você visitou