O revestimento é uma parte bem importante da obra, pois dá o toque final à construção ou reforma. Para isso, o Montacasa, em parceria com a C&C – Casa & Construção, elencou os tipos de revestimentos mais versáteis e com certeza você vai encontrar uma opção pra chamar de sua.
Papel de Parede
O papel de parede é um tipo de revestimento bem versátil e é o favorito de quem quer criar uma decoração interessante, sem gastar muito. A aplicação é muito simples e muitos modelos, ainda, são adesivados e nem precisam de cola específica.
A colocação do papel de parede não exige um profissional, mas é preciso que a superfície esteja preparada para receber o revestimento e totalmente livre de umidade. E você, como aplicador, precisa colocar o papel de parede aos poucos para evitar a formação de bolhas e outras ondulações para que o resultado final e até mesmo a durabilidade dele sejam melhores.
Madeira
A madeira é um tipo de revestimento curinga e que nunca sai de moda. Formando um grande painel em uma parede de destaque ou sendo apenas um filete decorativo, não importa, com certeza ela vai deixar seu cômodo muito mais bonito.
Você pode usar a madeira bruta ou então escolher por materiais que imitam a madeira, como o próprio papel de parede que falamos há pouco, ou revestimentos cerâmicos texturizados.
A aplicação da madeira natural, no caso, é preciso ser feita por um profissional e a escolha das placas de madeira também é importante para garantir muito mais durabilidade do material. Vale lembrar que madeira e umidade não combinam e, portanto, este tipo de revestimento deve ser aplicado em locais bem secos – do contrário, prefira os materiais texturizados e que imitam madeira.
Pastilhas
As pastilhas ainda continuam sendo favoritas de muita gente, principalmente por quem está reformando ou construindo o banheiro. No entanto, engana-se quem pensa que o revestimento deve ser aplicado apenas neste ambiente. As pastilhas, com o passar do tempo, ganharam diversas versões e formatos, e são produzidas com diferentes matérias-primas, que vão do vidro ao coco, passando pelo metalizado – tornando-se um revestimento curinga em diferentes espaços e estilos decorativos.
Porcelanato
O porcelanato é um tipo de revestimento sofisticado e que dá ao ambiente um ótimo acabamento. Na essência, eles são muito mais resistentes que quaisquer outros revestimentos cerâmicos e, inclusive, absorvem muito menos água. Eles podem ser esmaltados ou foscos, ter bordas arredondadas (bold) ou mais retas (retificados) e ainda ter tamanhos diferenciados.
O revestimento cimentício
É um tipo de revestimento, que como o próprio nome sugere, tem o cimento como a principal composição. De maneira geral, são vendidos em placas e podem apresentar os mais diferentes formatos e texturas, tendo como base a cor cinza (vez ou outra, as placas podem ser pigmentadas também). O mais legal é que é possível fugir do aspecto industrial e criar um ambiente contemporâneo, onde tudo faz sentido dentro do seu próprio estilo.
Os revestimentos cimentícios são muito resistentes, fáceis de aplicar e ficam bacanas tanto em áreas externas quanto internas.
Mosaico
O mosaico, em sua essência, não é um revestimento e sim uma técnica artística milenar na qual diversas peças se unem para formar uma figura maior. Contudo, não demorou muito para que o mosaico ganhasse os lares de todo o mundo como um revestimento diferente e que podemos dizer, único - já que nenhuma forma se equivale a qualquer outra. A técnica exige profissionais habilitados, no entanto, hoje há revestimentos cerâmicos que imitam mosaicos – o que torna a aplicação muito mais fácil e com acabamento muito parecido com o desejado.
O Montacasa é um marketplace de decoração e gourmet.