Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

6 ideias de decoração lúdica para quarto infantil

Veja as dicas da C&C e saiba como criar uma decoração lúdica para quartos infantis
                                     6 ideias de decoração lúdica para quarto infantil            
       

Quando falamos em decoração de quarto infantil, devemos pensar muito além da escolha de móveis diferentes, paredes coloridas ou brinquedos como elementos decorativos.

A criança precisa ser estimulada a desenvolver a sua criatividade e o seu quarto deve ser o ambiente ideal para incentivá-la em suas escolhas e fantasias.

É essencial que o ambiente seja confortável, acolhedor e seguro, mas, além disso, ele também precisa ser interativo e estimulante, para despertar cada vez mais a criatividade e a liberdade da criança.

Por isso, investir em uma decoração lúdica, que alia beleza com a capacidade de estimular a imaginação e o desenvolvimento da criança, pode ser uma ótima aposta para os pais.

Pensando nisso, nós reunimos diversas dicas de decoração lúdica para você deixar o quarto do seu pequeno ainda mais mágico e acolhedor.

1. Inclua a criança em todas as etapas

É importante que os pais entendam que o quarto pertence ao filho, portanto, deve ter a personalidade do pequeno.

É fundamental deixar que a criança participe do processo, opinando sobre o que a deixa mais confortável, inspirada e alegre. Aproveite a criatividade dela e permita que escolha algum móvel, a cor ou mesmo um tema para a decoração.

Além de estimular o seu desenvolvimento, isso, certamente, fará com que a criança tenha a sensação de que está no melhor lugar do mundo.

2. Móveis

Os móveis possuem um papel muito importante no quarto infantil, afinal, eles são responsáveis por organizar as roupas, os brinquedos, materiais escolares e demais acessórios.

Além de acomodar todos os itens de maneira simples e organizada, o mobiliário ideal também deve ser capaz de proporcionar um espaço para a criança interagir e se locomover.

Estimular a autonomia e a liberdade é fundamental para o desenvolvimento do pequeno, por isso, o ideal é deixar tudo ao seu alcance, para que ele consiga trocar de roupa, pegar ou guardar brinquedos sempre que quiser, sem o auxílio de um adulto.

Para isso, você pode apostar no método montessoriano, que consiste na utilização de estantes, nichos, prateleiras e mini armários adaptados para a altura da criança.

Inspire-se em um tema

Temas têm tudo a ver com o universo lúdico e podem ser uma excelente aposta para a decoração do quarto infantil.

Para isso, não há regras, basta escolher um tema que tenha a ver com os gostos e preferências da criança — pode ser fadas, princesas, animações, esportes… enfim, as opções são infinitas.

Aposte nos adesivo, papéis de parede, luminárias, quadros ou, até mesmo, em roupas de cama temáticas.

É necessário apenas tomar cuidado com a mistura de elementos para não deixar o visual sobrecarregado.

4. Cores

Uma decoração bem colorida e alegre tem tudo a ver com os quartos infantis, portanto, ouse o quanto quiser!

Fuja do tradicional branco, bege ou das cores clarinhas e combine cores e tonalidades diferentes.

Escolha a cama com cuidado

Além de ser um espaço para estimular as brincadeiras e os estudos, o quarto também precisa proporcionar muito conforto para atender a sua principal função: promover o descanso e boas noites de sono.

Nesse caso, a escolha da cama é extremamente importante e deve ser feita com muito cuidado.

Atualmente, há diversos tipos e modelos de camas além do tradicional, como a cama box, com baú, beliches, bicamas… Há também as camas com formatos divertidos, como as que imitam carros ou as que possuem uma tenda, formando uma espécie de cabana.

Pensar no conforto é essencial para escolher o melhor modelo, porém, também é necessário considerar as preferências do seu filho, afinal, quem vai deitar na cama todos os dias é ele!

6. Faça você mesmo

A arte do DIY (faça você mesmo, em tradução literal) pode ser muito bem aproveitada por quem deseja criar uma decoração lúdica.

Você pode transformar caixotes de feira em bancos ou caixas organizadoras, muito práticas, coloridas e divertidas. Ou criar lindas luminárias com cano de PVC — confira o passo a passo aqui.

Móveis velhos como cômodas, armários e mesas de cabeceira também podem ser repaginados com o uso de papel contact ou tintas especificas para cada material.

Agora que você já sabe como criar uma decoração lúdica para quarto infantil, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

   

Produtos que você visitou