Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

6 dicas úteis para escolher o porcelanato

A C&C preparou uma série de dicas que vão te ajudar a escolher o piso ideal
                                     6 dicas úteis para escolher o porcelanato            

Quando pensamos em reforma e/ou decoração da casa, talvez a parte mais trabalhosa seja escolher o piso. Isso porque há uma infinidade de cores, texturas, tamanhos e materiais que combinam com os mais diversos ambientes.

O porcelanato, por exemplo, é um dos pisos que mais tem agradado atualmente, e isso se deve por conta das inúmeras vantagens apresentadas pelo produto, como a facilidade na limpeza, durabilidade e as diversas opções de cores e tamanhos.

E é exatamente por apresentar tantas opções que, durante a procura pelo porcelanato ideal, muita gente acaba ficando com dúvidas sobre qual modelo escolher. Para esclarecer todos os seus questionamentos, preparamos esse post com uma série de dicas que vão te ajudar a escolher o tipo ideal desse piso. Confira!

1. Considere o estilo do ambiente

O primeiro passo é definir o estilo do ambiente em que o revestimento será aplicado. Por exemplo, se o ambiente tiver uma pegada mais rústica, procure por um porcelanato esmaltado, com textura mais acentuada e uma estampa que imita madeira ou cimento queimado.

Já para ambientes mais modernos e requintados, o porcelanato polido é uma ótima escolha. Seu brilho confere um toque sofisticado ao espaço e, ainda, ajuda a aumentar a reprodução de luz, dando a impressão de um ambiente maior e mais iluminado. Aposte em cores claras e estampas marmorizadas para manter a elegância do ambiente.

2. Saiba a metragem do local onde pretende instalá-lo e a quantidade de porcelanato que deve ser comprada

Antes de comprar o porcelanato é necessário fazer um cálculo da área em que o piso será aplicado para saber a quantidade exata a ser comprada.

A conta que você deve fazer é do comprimento x largura, o resultado é o equivalente a área em metros quadrados. Por exemplo: em uma sala com 3,00m de comprimento por 4,00m de largura, temos: 3,00x4,00= 12,00m². Leve esse cálculo anotado em um papel no momento da compra.

O ideal é comprar cerca de 15% a mais do que o necessário, assim, se ocorrer algum imprevisto durante a instalação você já estará prevenido.

3. Escolha o tipo de porcelanato

Existem três versões desse piso que são mais utilizadas, sendo elas: o acetinado, polido e esmaltado. Para escolher o porcelanato ideal para a sua casa, é importante conhecer os detalhes de cada tipo. Veja só!

  • Acetinado: tem a cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas;
  • Polido: esse é o tipo mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado. Possui um brilho intenso e a superfície completamente lisa. Pode ser utilizado em salas, quartos, escritórios e banheiros (só não é recomendado para a área do box, já que ele é mais escorregadio que os demais);
  • Esmaltado: esse revestimento é coberto por uma camada de esmalte e pode ter a superfície lisa, brilhante ou fosca. Para saber em quais ambientes ele pode ser instalado, é preciso consultar o número do PEI; esse número classifica a resistência da superfície de cada piso, ou seja, quanto maior for o PEI, maior é a resistência do esmalte do porcelanato.

4. Defina o tamanho do porcelanato

Há diversos tamanhos disponíveis de placas de porcelanato. Por isso, na hora de escolher o seu, assegure-se de que o tamanho da placa é adequado para o ambiente onde ele será instalado.

Placas grandes quando instaladas em cômodos pequenos causam a impressão de um espaço ainda menor. Portanto, opte por placas grandes para locais espaçosos e pequenas para ambientes menores.

5. Rejunte para porcelanato

O rejunte serve para preencher as juntas de dilatação entre os pisos e também possui a função de proteger e impermeabilizar as laterais das placas.

O epóxi é um tipo de rejunte muito recomendado pelos fabricantes de porcelanato, pois ele é resistente à penetração de água, ao mofo e à formação de bactérias. Para obter um resultado mais bonito, use uma tonalidade próxima a cor do piso.

6. Escolha materiais de qualidade

Por fim, vale enfatizar que, quando se trata de materiais de construção, é essencial escolher produtos de qualidade comprovada.

Pagar um pouco mais por materiais de qualidade pode evitar futuras dores de cabeça e pode ser muito econômico a longo prazo, evitando maiores gastos com manutenção e reinstalação do piso.

Dicas para cuidar do porcelanato

Cuidados pré-instalação

Ao aplicar qualquer material de acabamento é necessário tomar alguns cuidados para garantir que o resultado saia como o esperado.

Antes de instalar, limpe a superfície do chão e certifique-se de que ela esteja seca e sem restos de tinta, óleo ou argamassa. É importante verificar se a superfície está totalmente reta, sem buracos ou elevações.

Reveja a paginação do piso no projeto e defina qual será o local de início da instalação.

Não é necessário molhar e nem deixar o piso de molho no dia anterior ao assentamento.

Como limpar o porcelanato corretamente

Para limpeza do porcelanato, é recomendado utilizar apenas produtos específicos para esse tipo de piso ou então uma solução caseira de detergente neutro diluído em água (1 colher de detergente para cada 5 litros de água). Aplique o produto com um pano ou esponja macia — esse cuidado manterá o piso brilhando por muito mais tempo.

Nunca utilize produtos de limpeza abrasivos sobre o porcelanato, pois eles podem danificar o esmalte e até mesmo comprometer a durabilidade do piso.

Os melhores pisos e revestimentos você só encontra na C&C!

Agora que você já sabe como escolher o melhor porcelanato para sua casa, acesse o nosso site ou visite uma de nossas lojas. Tudo o que você precisa, a C&C!

   

Compre na C&C

Porcelanato Polido Borda Reta Iseo Grigio Cinza 90x90cm Porcelanato Polido Borda Reta Iseo Grigio Cinza 90x90cm

Produtos que você visitou