Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

6 dicas para preparar a casa para a chegada do primeiro filho

Veja quais são os preparativos que você deve realizar antes do bebê nascer
                                     6 dicas para preparar a casa para a chegada do primeiro filho            
   

A chegada de um novo membro na família vem sempre acompanhada de um misto de emoção e muitas transformações, especialmente para os pais de primeira viagem. Mudam-se os horários do sono, das refeições e dos banhos, e tudo deve ser adaptado de acordo com o organismo do bebê.

Além da rotina e das finanças, o imóvel também deverá sofrer algumas adaptações. Afinal, são muitos detalhes que precisam ser pensados e organizados para que o bebê seja recebido com todo o conforto, segurança e amor que ele precisa.

A boa notícia é que muita coisa pode ser colocada em prática enquanto você ainda aguarda o grande dia chegar. Para que você se organize melhor, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a preparar um ambiente acolhedor e seguro, de maneira simples e prática. Confira!

1. Cuidados com a limpeza da casa

O sistema imunológico dos recém-nascidos ainda não está totalmente desenvolvido, portanto, expô-lo a diversos microorganismos de uma única vez pode trazer alguns riscos para a sua saúde.

Dessa forma, é preciso tomar alguns cuidados necessários para o bem-estar do neném. Logo: evite limpar o quartinho do bebê com uma vassoura, já que ela pode levantar a poeira e espalhar o pó pelos móveis e objetos. A limpeza correta deve ser realizada diariamente com um pano úmido, tanto no chão quanto nos móveis.

Também é importante livrar-se de objetos que possam causar alergias, como travesseiros antigos, pelúcias, cortinas, almofadas e tapetes felpudos. A dica é dar preferência para versões antialérgicas e antiácaros para evitar qualquer tipo de proliferação de microorganismos.

Outra dica muito útil é substituir as cortinas por persianas, já que, geralmente, elas são feitas de alumínio ou PVC, sendo mais fáceis de limpar e não acumulam tanta poeira.

2. Preze pelo conforto e praticidade

O pós parto é aquele momento de adaptação para a mãe e para o filho, por isso, é essencial prezar por itens que proporcionem maior conforto para ambos.

O universo da maternidade apresenta novidades a todo momento e, muitas vezes, isso faz com que as futuras mamães queiram adquirir tudo o que há de novo. No entanto, é preciso distinguir o que é apenas bonito daquilo que é realmente prático e que vai te ajudar no dia a dia.

Dentre as coisas essenciais para o cuidado e conforto do bebê, estão:

  • Berço: prefira um modelo mais alto, para que você não tenha que se abaixar o tempo todo após o parto;
  • Trocador: você também pode utilizar uma cômoda no lugar, a fim de facilitar a locomoção e acesso aos produtos de higiene necessários;
  • Banheira: pense em um modelo que seja fácil de transportar para o quarto, a fim de facilitar e proporcionar maior conforto para o banho do pequeno;
  • Poltrona de amamentação: esse é um dos itens mais necessários para proporcionar conforto, já que essas cadeiras, normalmente, têm a altura do braço ideal para auxiliar na amamentação.

3. Separe um espaço na cozinha para guardar os utensílios do bebê

Algumas adaptações no espaço e na rotina são necessárias para facilitar os cuidados que o novo morador irá exigir. Por exemplo, é importante reservar um espaço exclusivo na sua cozinha para guardar os utensílios de alimentação do bebê, como é o caso de mamadeiras, bicos, pratinhos e esterilizadores.

Dessa forma, você encontrará tudo com facilidade no momento que precisar, evitando a dor de cabeça de ter que procurar pela mamadeira quando o bebê estiver com fome.

4. Pense na ventilação

Mantenha os cômodos, especialmente os mais frequentados pelo bebê, sempre ventilados e arejados.

Também é importante atentar-se para possíveis pontos de vazamentos e infiltrações. Isso é muito importante para evitar a proliferação de mofo, que pode ser extremamente prejudicial para a saúde respiratória do bebê.

5. Cuidados com os animais de estimação

Quem tem animais de estimação sabe que eles podem ser grandes companheiros em todas as ocasiões. No entanto, é comum que eles estranhem a chegada de um novo morador e, para que esse processo ocorra de forma natural e tranquila, é importante preparar o pet para a chegada do bebê.

Para isso, ensine o seu bichinho que ele não pode pegar as coisas do bebê, mesmo antes do nascimento.

Outra dica muito boa é lavar as cobertas e paninhos do animal com o mesmo sabonete que será utilizado nas roupas do neném, dessa forma, ele já estará familiarizado com o cheiro quando o novo membro chegar.

Por fim, tente dar o máximo de atenção ao animal para que ele não se sinta sozinho e abandonado.

6. Cuidados gerais com a casa

Além dos cuidados básicos com a limpeza, também é preciso realizar outras adaptações para que a criança possa circular pela casa com mais segurança e conforto.

Por isso, é importante investir em grades ou redes de proteção para janelas e escadas, protetores de quinas e tomadas, pisos antiderrapantes e travas nas gavetas e armários que possam conter objetos perigosos.

Também é importante lembrar que os bebês são extremamente curiosos, portanto, tire do alcance tudo aquilo com o que eles não devem ter contato, como medicamentos, produtos de limpeza e objetos cortantes ou pontiagudos.

Agora que você já sabe como preparar a sua casa para receber o mais novo morador, acesse o site da C&C e confira todas as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Rede de Proteção em Poliéster Protec 160cm com 5 Metros Preta Rede de Proteção em Poliéster Protec 160cm com 5 Metros Preta
Trava Multiuso Flex em Plástico 12cm Trava Multiuso Flex em Plástico 12cm