Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

6 dicas para montar seu home office

Criar um ambiente de trabalho agradável e funcional em casa nunca foi tão fácil. Confira!
Homem falando ao celular em frente ao notebook

Para ter mais qualidade de vida, ganhar tempo e fugir do caos das grandes cidades, muitos profissionais têm optado por trabalhar fazendo home office algumas vezes por semana ou, até mesmo, todos os dias. Trata-se de uma opção viável para quem é autônomo ou mesmo para quem tem essa flexibilidade no atual emprego.

No entanto, o home office oferece diversas vantagens e desvantagens. Para tirar o melhor proveito dessa modalidade de trabalho, e alcançar a produtividade necessária, é imprescindível contar com um espaço adequado para realizar as tarefas.

O ideal, nesse caso, é escolher um cômodo da sua residência para criar um escritório funcional e organizado. Sendo assim, preparamos 6 dicas para você planejar o seu cantinho de trabalho e obter o melhor rendimento possível no seu trabalho!

1. Armários

Antes de planejar ou escolher os armários que vão compor o seu home office, é preciso pensar nas suas necessidades, isto é, mais especificamente nos objetos que você pretende guardar no cômodo.

Materiais como livros, revistas, pastas de documentos, cadernos, agendas e blocos de notas fazem parte de qualquer escritório, seja ele comercial ou pessoal. Sendo assim, é bem provável que você tenha alguns desses objetos no seu escritório.

Para organizá-los adequadamente, recomenda-se optar por prateleiras, nichos e gavetas. Lembrando que isso não quer dizer necessariamente que você precisará adquirir todos esses móveis, mas sim que ser preciso planejar-se bem para otimizar o seu espaço e ter praticidade no dia a dia.

Caso você tenha muitos livros, é importante investir em prateleiras e nichos. Dessa maneira, você pode organizar por gênero ou, até mesmo, entre os mais e menos consultados no dia a dia. E caso a prateleira ou os nichos não suportem todos os itens, vale optar também por caixas organizadoras.

Agendas, blocos de notas e cadernos podem ser mantidos sobre a mesa, caso você não tenha muitos itens como esses. Do contrário, vale guardá-los nas gavetas da própria mesa.

Mesa de escritório com estante e bicicleta ao fundo

Mas e a mesa?

A mesa é, sem dúvidas, o móvel mais importante do seu home office. No geral, não há muito segredo para escolhê-la, mas para uma opção mais assertiva, vale considerar os seguintes fatores:

  • Tamanho do cômodo;
  • Estilo da decoração;
  • Precisará de gavetas ou não?;
  • Posicionamento


No geral, a escrivaninha é a melhor opção para quem não tem muito espaço no cômodo; além de ser uma opção extremamente versátil, pois, na maioria das vezes, conta até com alguns gaveteiros.

Caso você tenha espaço de sobra para a mesa, vale a pena pensar em fazer uma sob medida para você; assim, além de ter algo feito especialmente para você, ainda pode personalizá-la de acordo com às suas necessidades.

2. Cadeira

A cadeira é um item tão importante quanto a mesa. No momento de escolhê-la, além de considerar o seu design, é imprescindível levar em conta a sua confortabilidade. Sendo assim, vale considerar fatores como peso e a média do tempo que você passará nela por dia.

Atualmente é possível encontrar cadeiras com diversos tipos de regulagens. Você pode optar por aquelas que contam com encosto reclinado e ajuste por pressão; essas geralmente são maiores e contam com um design mais refinado.

Também é possível encontrar facilmente a cadeira operacional, que possui um design mais básico, mas permite que tanto o assento, quanto o encosto sejam inclinados de maneira independente.

3. Iluminação

Na hora de definir o cômodo que será utilizado como home office, o ideal é dar preferência para aquele que tenha um boa iluminação natural. Dessa maneira, no momento de definir o posicionamento da mesa, tente deixá-la perto da janela; para aproveitar a luz do dia e economizar energia.

Mesa de escritório com gaveteiros e algumas prateleiras

Na hora investir na iluminação artificial, o melhor é optar por lâmpadas de LED e, claro, adquirir uma luminária própria para mesas; uma vez que elas facilitam significativamente o desdobramento do trabalho durante a noite.

4. Instalações elétricas

A parte das instalações elétricas nem sempre é muito legal. No entanto, é preciso dedicar a ela a atenção necessária para evitar problemas posteriores à finalização da reforma.

Sendo assim, pense no posicionamento do seu notebook/computador, impressora, iluminação e pontos de internet e telefone. Essa fase é importante para facilitar toda a conectividade do cômodo, bem como esconder os fios para evitar acidentes e, claro, deixar o ambiente mais confortável e bonito visualmente.

Além disso, não deixe de instalar pontos extras de tomadas ou até mesmo investir em réguas. Elas são importantes para que você possa carregar seu celular ou outros aparelhos com a maior praticidade.

5. Decoração + praticidade

Homem em seu escritório

Na hora de reformar qualquer ambiente, a parte mais bacana e divertida é planejar a decoração. A boa notícia é que é possível criar uma decoração legal e funcional para o ambiente. Nesse caso, vale optar por quadros de recado; dessa maneira, você personaliza o ambiente e pode evidenciar os compromissos semanais mais urgentes.

Além disso, também é possível apostar nas lousa ou nas tintas que proporcionam um aspecto de lousa. Ela possui um grande peso decorativo e é adequada para anotar compromissos, lembretes e até mesmo frases motivadoras.

6. Livre-se de distrações

É claro que você tem total liberdade para decorar seu home office da maneira que quiser, entretanto, é preciso ter cautela para não carregar o ambiente visualmente.

Sendo assim, atente-se em levar ao seu home office objetos realmente necessários durante a sua rotina de trabalho, além de optar por itens decorativos mais discretos, funcionais e com cores neutras.

Agora que você já sabe como montar o seu próprio home office, acesse a nossa categoria de decoração e não deixe faltar nada no seu escritório.

Compre na C&C

Apoio Ergonômico para Pés em Mdf Ajustável 47x42,5cm Preto Apoio Ergonômico para Pés em Mdf Ajustável 47x42,5cm Preto
Cadeira para Escritório Operacional 84x40cm Preta Cadeira para Escritório Operacional 84x40cm Preta
Estante Multiuso com 5 Prateleiras Preto Estante Multiuso com 5 Prateleiras Preto
Gaveteiro em Mdp com 4 Gavetas E Rodízios Londres 66,5x35cm Carvalho Montreal Gaveteiro em Mdp com 4 Gavetas E Rodízios Londres 66,5x35cm Carvalho Montreal
Mesa para Computador em Mdf E Metal 100x73cm Mesa para Computador em Mdf E Metal 100x73cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou