Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

6 dicas para limpar rejuntes

Saiba como deixar o rejunte sempre limpo
  6 dicas para limpar rejuntes

O rejunte é um acabamento muito importante que tem como principal objetivo vedar as juntas entre as peças de revestimentos, criando uma proteção contra infiltrações e possíveis fissuras.

Além disso, ele tem o poder de disfarçar irregularidades, deixando a superfície completamente lisa e, consequentemente, facilitando a limpeza dos revestimentos.

No entanto, com o passar do tempo e devido ao fluxo diário, é comum que a sujeira se acumule nos vãos, deixando a aparência do rejunte encardida e cada vez mais difícil de limpar.

Pensando nisso, no post de hoje, nós vamos apresentar algumas dicas imperdíveis que vão te ajudar a manter o rejunte sempre limpinho. Confira!

1. Identifique o tipo de sujeira

Existem, basicamente, dois tipos de sujeiras que costumam se instalar nessas regiões, e cada uma necessita de uma limpeza específica.

A primeira, trata-se daquela sujeira que vai se acumulando diariamente, até formar uma camada escura que fica incrustada no rejunte. Para eliminá-la, recomenda-se o uso de produtos específicos ou soluções caseiras que têm como base o limão ou o vinagre.

Já a segunda é originária da gordura produzida durante o preparo dos alimentos e é mais comum em cozinhas e demais espaços culinários. Nesse caso, o ideal é utilizar produtos alcalinos, como detergentes neutros e desengordurantes específicos.

2. Mantenha o ambiente sempre ventilado

Essa dica é mais eficiente para evitar o acúmulo de sujeiras e possíveis manchas.

Isso porque, um ambiente úmido e abafado é mais suscetível ao aparecimento de bolor e outras sujeiras.

Por isso, sempre que possível, deixe as janelas e portas abertas.

3. Invista em soluções caseiras

Além dos produtos industrializados, há algumas receitas caseiras que podem ser muito eficientes na hora de limpar os rejuntes. Entre elas, destaca-se as soluções com vinagre branco e bicarbonato de sódio.

Misture o bicarbonato e o vinagre até formar uma pasta e, depois, com uma escova de dentes, aplique a solução diretamente no rejunte e deixe agir por 20 minutos, no máximo.

Em seguida, enxágue até diluir todo o produto e seque bem a área. Se preferir, utilize um produto aromatizador para conferir aquele cheirinho de limpeza.

4. Deixe os produtos agindo no rejunte somente o tempo necessário

Nunca deixe os produtos de limpeza agindo por mais tempo do que o recomendado. Isso porque, depois de remover as camadas de sujeira, eles podem corroer o rejunte, deixando-o mais vulnerável e comprometendo a sua impermeabilização.

O tempo de ação de cada produto pode variar, portanto, sempre leia as instruções de uso e siga as recomendações à risca.

5. Não use produtos abrasivos

Na hora da limpeza, evite produtos abrasivos que podem danificar os rejuntes e até o revestimento, provocando manchas e arranhões irreversíveis.

Por isso, fuja de produtos como, soda cáustica, acetona, sabão em pó, cloro puro, palhas de aço, escovas e esponjas duras.

6. Crie uma rotina de limpeza

Criar uma rotina de limpeza é a maneira mais eficiente de evitar o acúmulo de sujeira entre os rejuntes.

O ideal é realizar uma limpeza, regularmente, e seguindo as dicas e os produtos recomendados, assim, você diminui o acúmulo excessivo de sujeira, facilitando a limpeza e tornando-a mais rápida e prática.

Agora que você já sabe como limpar os rejuntes de maneira correta e eficiente, acesse o nosso site e encontre as melhores soluções para a sua casa.

Compre na C&C

Protetor de Rejunte Zapt Plus 200ml Protetor de Rejunte Zapt Plus 200ml
Rejunte Flexível 1mm a 16mm 5kg Branco Rejunte Flexível 1mm a 16mm 5kg Branco
Tinta para Rejunte Zapt Cores Branco 200ml Tinta para Rejunte Zapt Cores Branco 200ml

Produtos que você visitou