Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

6 atividades de jardinagem para fazer com os filhos durante as férias

Veja como inserir a jardinagem na rotina das crianças
                                     6 atividades de jardinagem para fazer com os filhos durante as férias            

Sem criatividade para entreter seu filho durante as férias? Então, que tal ensiná-lo algumas práticas de jardinagem? Além de mantê-lo ocupado, as atividades relacionadas ao cultivo também proporcionam bem-estar e melhor qualidade de vida.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas de jardinagem para inserir na rotina das crianças. Veja só!

1. Remova as folhas secas

É normal que, vez ou outra, apareçam algumas folhas danificadas; afinal, isso faz parte do ciclo natural das plantas. Porém, mantê-las pode fazer com que as plantas saudáveis gastem muita energia tentando recuperá-las, e, assim, acabem enfraquecendo também.

Portanto, remover as folhas secas é um método fácil e simples de inserir a jardinagem na vida dos pequenos. Depois de removê-las dos galhos, pique-as e espalhe pelo vaso, já que ajudam a proteger o solo do sol forte e da desidratação.

2. Faça um terrário de plantas

Para fazer um terrário de plantas, separe um recipiente de vidro – pode reutilizar potes de palmito, azeitona, champignon etc, introduzindo a reciclagem na vida dos pequenos – e cultive espécies de porte pequeno, como fitônias, musgos, brilhantinas e crótons.

Depois, acrescente pedras pequenas e carvão para simular um ecossistema fechado e em equilíbrio. Regue com o mínimo possível de água, sem molhar as folhas e feche o pote.

Mantenha o terrário rente ao vidro de alguma janela que não receba sol direto. Ao longo do tempo, as plantas vão se desenvolver sem a necessidade de regas ou adubos, já que as folhas secas são processadas pelo solo para se decompor e oferecer todos os nutrientes necessários à planta.

Além de divertida, essa prática é, também, um meio educativo para compartilhar conhecimento com crianças sobre o ciclo da água, das plantas e animais.

3. Plante temperos frescos

Se você gosta de ter temperos fresquinhos sempre à mão, então que tal criar a sua própria horta? Começar uma horta caseira é uma atividade que exige pouquíssimos cuidados e espaço, porém, necessita de muita exposição ao sol.

Vocês podem cultivar espécies como manjericão, salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim, hortelã, pimenta e até legumes, como cenouras, tomate, alface etc… São diversas opções para todos os gostos e os pequenos vão amar consumir aquilo que eles mesmos plantaram.

4. Faça um berçário de suculentas

Com apenas uma bandeja de ovos, terra preta, areia e algumas folhas de suculentas é possível criar um berçário para multiplicá-las.

Forre a bandeja com areia e terra e molhe o suficiente para que fiquem levemente úmidas. Depois, alinhe as folhas, uma a uma, superficialmente sobre o solo e sem amontoá-las.

É importante manter o solo levemente úmido, nunca encharcado, para estimular o surgimento de raízes pela ponta das folhas.

Quando estiverem bem desenvolvidas, é só passar as plantas para vasos individuais e criar belos itens de decoração para sua casa.

5. Use borras de café para enriquecer o solo

Borras de café podem ser utilizadas como fertilizantes naturais, pois ajudam a manter a permeabilidade e a drenagem do solo, além de auxiliar no desenvolvimento das plantas.

Vocês podem adicioná-las a uma pilha de compostagem junto com folhas e gramas, ou em caixas de compostagem em conjunto com papéis picados, folhas secas e outras fontes de carbono. Misture tudo muito bem, coloque no solo e, ao mesmo tempo, adicione fertilizante nitrogenado.

Além disso, a borra também é boa para repelir lesmas e caramujos e atrair minhocas, que são ótimas para enriquecer o solo.

6. Cultive plantas filtrantes para limpar o ar da casa

Samambaia, ráfis, lírio-da-paz e espada-de-são-jorge são espécies que têm o poder de melhorar a qualidade do ar.

Elas se adaptam muito bem aos ambientes internos e são capazes de capturar benzeno, xileno, tolueno, metaldeído e outras substâncias tóxicas que respiramos dentro de casa, criando uma atmosfera saudável e estimulante para os pequenos.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para acessar o nosso site e garantir as ferramentas necessárias para cuidar das plantinhas junto com os seus pequenos!