Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

5 dicas para uma decoração mais sustentável

Decoração e sustentabilidade podem sim andar juntas
  5 dicas para uma decoração mais sustentável

Que a decoração é a alma da casa, isso todo mundo sabe. Afinal, é através dela que transmitimos a nossa personalidade e estilo ao lar. Mas na hora de decorar, sempre surgem aqueles mesmos dilemas: qual estilo adotar e quanto investir na decoração? Apesar da escolha do estilo ser algo bem pessoal, o valor do investimento pode variar (principalmente se você apostar em decoração sustentável).

Por isso, se você curte estimular o seu lado criativo, e que dar um toque pessoal na decoração, pode apostar na restauração de objetos que não usa mais ou que nunca imaginaria que poderiam ser transformados.

Apostar em uma decoração sustentável é bom tanto para você (que economiza na hora de renovar no décor), quanto para preservar o meio ambiente (já que você reutiliza materiais que não usaria mais).

ara te ajudar e inspirar, preparamos 5 dicas incríveis de decoração de casa sustentável que vai te ajudar (e muito!) a dar aquele novo visual para sua casa. Confira!

1. Garrafas

Você já pensou na possibilidade de transformar velhas garrafas de vidro em lindos itens de decoração? Pois é! Se você quer inovar e dar aquele toque pessoal, essa pode ser uma ótima opção!

Para decorar a cozinha, área de lazer e, até mesmo, as salas de estar e jantar, uma ótima opção é pegar aquela garrafa de vinho vazia do fim de semana e transformá-la em uma linda luminária ou vaso de flor.

Luminárias

Você pode optar tanto pela criação de pendentes, quanto pela criação e abajures. Para quem quer fazer algo mais prático, é só colocar algumas luzinhas, tipo pisca pisca, dentro de um garrafa colorida e voilá, um abajur novinho em folha!

Vasos de flores

Outro item de decoração bem legal que você pode fazer usando garrafas de vidro é um vaso de flor. No geral, as flores sozinhas já são um belo item decorativo, e que trazem charme e delicadeza ao ambiente, mas podem se tornar ainda mais chamativas se combinadas com um lindo vaso de flor.

Assim como as luminárias, você também pode apostar em garrafas de vidro antigas para fazer de vaso. Para não deixar muito simples, inclua fitas ao redor da garrafa e dê laços para torná-la ainda mais exclusiva.

 

2. Pallets com caixotes

Se você curte um estilo mais rústico, que combina modernidade e funcionalidade, um bom item de decoração que você pode pode criar são os pallets com caixote.

A princípio, os caixotes são usados para armazenar produtos grandes e pesados; mas quando são descartados, podem ser reaproveitados de forma sustentável. Você não imagina o quanto eles podem aliar versatilidade e estética! Para transformá-los em objetos novos, é só escolher a cor de sua preferência, pintá-los e pronto! Você tem um item de decoração personalizado e só seu.

Os paletes de caixote podem substituir móveis como: mesas, sofás, estante de livro, mesa de apoio e nichos. Crie o seu e aproveite!

3. Canos como pontos de luz e organizadores

Outra dica bem legal para criar uma decoração mais despojada é apostar em canos como pontos de luz. Com eles, você pode usá-los para criar uma iluminação legal em algum ambiente e também como organizador de roupas, sapatos, livros, bolsas e afins. Tudo vai da sua criatividade e claro, necessidade!

4. Rolhas de vinho

Se você é um amante de vinhos, sabe que sempre sobram muitas rolhas de garrafas. Não é mesmo? Que tal aproveitá-las para criar itens decorativos? Algumas das opções é transformá-las em mural de recados ou colecioná-las dentro de um pote de vidro.

Mural de recados: feito com rolhas de cortiça de vinhos. Além de ser um acessório bonito, serve para deixar mensagens e lembretes importantes para não esquecer as tarefas do dia a dia.

Coleção + decoração: já para os que curtem colecionar as rolhas de vinho, uma ótima opção é juntá-las todas em um pote de vidro; preenchendo conforme o tempo. Além de ser um item decorativo lindo, também serve como um item para colecionador.

5. Restauração de móveis

Sabe aquele móvel antigo que já não combina mais com a sua decoração? Ao invés de comprar um novo, você pode restaurá-lo. O que acha? Além de economizar, você ainda faz bem ao meio ambiente.

O mais importante para a restauração de móveis de madeira é ter paciência, já que os procedimentos exigem cautela e tempo. Quer aprender a restaurar? Veja o passo a passo que separamos para você!

Passo a passo

Primeiro passo: a primeira coisa que é preciso fazer é remover todos os acessórios do móvel, tais como: puxadores, alças, dobradiças e outras partes removíveis; evitando que a tinta estrague os acessórios;

Segundo passo: com um pano úmido, limpe a sujeira acumulada; deixando a peça totalmente pronta para a pintura;

Terceiro passo: para corrigir as partes danificadas, como buracos, superfícies lascadas e amassados use massa corrida para madeira;

Quarto passo: com uma lixa de madeira remova qualquer resíduo de verniz ou tinta que esteja na peça; facilitando a aderência da nova tinta;

Quinto passo: depois de escolher a cor e o tipo de tinta, é hora de começar a pintura! Utilize os rolinhos de espuma e os pincéis, fazendo movimentos em sentido único. Fique atento aos detalhes, caso precise, depois de secar, aplique outra camada de tinta.

Sexto passo: depois de tudo pronto, é só colocar todos os acessórios de volta no lugar e está pronto para sua nova decoração.

Gostou das nossas dicas sobre decoração sustentável? Agora que você já sabe como é fácil redecorar a casa sem gastar muito, confira os itens da nossa categoria de decoração e incremente ainda mais a sua casa.

Compre na C&C

Tinta Acrílica Fosco Coralar Branco Neve 18 Litros Tinta Acrílica Fosco Coralar Branco Neve 18 Litros
Jardineira Nanc 36cm Verde Jardineira Nanc 36cm Verde
Placa com Vaso de Flor em Madeira 30x40cm Marrom Placa com Vaso de Flor em Madeira 30x40cm Marrom
Tinta Látex 3 em 1 Branco 18 Litros Tinta Látex 3 em 1 Branco 18 Litros
Jardineira Rosa Nanc 33cm Creme Jardineira Rosa Nanc 33cm Creme
Verniz Polirex Imbuia Semi-Brilho 900ml Verniz Polirex Imbuia Semi-Brilho 900ml
Lâmpada Led Bulbo com Filamento 4w Bivolt 2400k Luz Amarela Lâmpada Led Bulbo com Filamento 4w Bivolt 2400k Luz Amarela
Tinta Fosco Rende Muito Azul Sereno 18 Litros Tinta Fosco Rende Muito Azul Sereno 18 Litros
Lâmpada Led Bulbo 4,9w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Bulbo 4,9w Bivolt 6500k Luz Branca
Sementes de Alface Monica Sf31 700 Mg Sementes de Alface Monica Sf31 700 Mg
Tinta Acrílica Fosco Rende Muito Marfim 18 Litros Tinta Acrílica Fosco Rende Muito Marfim 18 Litros
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou