Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

5 dicas para planejar cozinhas

Veja dicas úteis para você planejar sua cozinha de torná-la mais funcional!
5 dicas para planejar cozinhas

A cozinha é um dos ambientes mais gostosos de uma casa - e isso porque nem estamos falando dos pratos deliciosos que podemos preparar por lá - mas sim pelo ambiente e proximidade que dá para toda a família. É um local que rende muitas conversas durante as refeições, reflexões importantes e risadas durante confraternizações com familiares e amigos.

Por ser tão aconchegante, é interessante ser planejado com muito carinho, então olha só as dicas que separamos para você. Continue lendo!

Projete o espaço

Para que seja funcional, é importante planejar sua cozinha com atenção. Entenda quais serão suas necessidades e qual será o espaço disponível.

  1. Cozinharei com que frequência?
  2. Quais eletrodomésticos e móveis serão indispensáveis em minha cozinha?
  3. O espaço disponível abrigará tudo o que eu preciso?
  4. Receberei muitos convidados?

Essas são perguntas que você deve se fazer e responder antes de começar todo o seu planejamento, pois é a partir daí que você tomará as decisões seguintes.

Identifique o fluxo da cozinha

Depois de definir quais itens serão essenciais para o local, é hora de identificar a disposição de cada móvel e eletrodoméstico.

Normalmente, as áreas estão divididas em:

  • Zona de armazenagem (geladeira e armários)
  • Zona de cocção (fogão, forno elétrico e microondas)
  • Zona de preparo (bancada para apoiar e cortar alimentos)
  • Zona de limpeza (pia e lava-louças)
  • Zona de servir (bancada e mesa)

Com esses setores, é possível montar uma dinâmica e onde cada um ficará alocado, sendo mais fácil de distribuir os itens de acordo com o espaço e escolher melhor os objetos para decoração.

Aqui também vale ressaltar a importância dos pontos elétricos, como instalação de interruptores e tomadas, encanamentos hidráulicos e de gás (caso seja necessário), de acordo com cada zona.

Iluminação

Assim como em todos os ambientes de casa, a iluminação não poderia faltar na cozinha. Em todo o local, é ideal que a iluminação seja o mais natural possível, já nas bancadas, você pode aplicar pontos de luz como spots ou pendentes.

Pisos e revestimentos

Como a cozinha é um ambiente molhado (isto é, está em contato constante com água devido ao manuseio de alimentos e limpeza), existem tipos de pisos e revestimentos que são mais indicados, sem que corra o risco de acidentes ou avarias.

Pisos: Porcelanatos e cerâmicas são boas escolhas - mas cuidado para não escolher modelos escorregadios. Por possuir uma infinidade de texturas, acabamentos, estampas e cores, são fáceis de combinar com qualquer gosto pessoal e decoração.

Revestimentos: Azulejos são o top 1 dos brasileiros por sua praticidade, variedade e baixo custo. São impermeabilizantes e fáceis de limpar ou secar, além disso, também possuem ampla variedade de cores e estampas.

Compre na C&C

Forno Elétrico de Mesa Compact 1000w 220v 10 Litros Preto E Vermelho Forno Elétrico de Mesa Compact 1000w 220v 10 Litros Preto E Vermelho
Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Pérsico 60x60cm Porcelanato Esmaltado Acetinado Borda Reta Pérsico 60x60cm

Produtos que você visitou