Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

5 dicas para não errar na decoração da cozinha

Aprenda como não errar na decoração da cozinha com as nossas dicas imperdíveis
  5 dicas para não errar na decoração da cozinha

Atualmente, a cozinha é um dos cômodos que mais vem ganhando destaque dentro de casa e isso não é à toa, afinal, é lá que passamos boa parte dos nossos dias, preparando refeições saborosas, recebendo entes queridos e realizando outras atividades domésticas necessárias.

Porém, erros na cozinha sempre acabam em tragédia, seja pela receita que passou do ponto ou pelas escolhas equivocadas na decoração. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao planejar e decorar esse cômodo, para que ele possa atender todas as suas necessidades e proporcionar um espaço mais agradável para a execução das atividades, bem como para receber as visitas.

Por isso, é necessário tomar alguns cuidados ao planejar e decorar esse cômodo, para que ele possa atender todas as suas necessidades e proporcionar um espaço mais agradável para a execução das atividades, bem como para receber as visitas.

O ideal é que o cômodo possa fornecer uma sensação de aconchego e acolhimento, para que todos possam preparar e saborear adequadamente as suas refeições e, nesse caso, cada pequeno detalhe pode fazer uma enorme diferença.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para você não errar na decoração da sua cozinha e, ainda, obter um ambiente extremamente prático e confortável. Confira!

1. Escolha os pisos e revestimentos adequados

Além de limpeza e organização, uma cozinha também precisa de muita praticidade. E um ponto que contribui diretamente para isso, é a escolha dos pisos e revestimentos.

Por isso, é necessário analisar diversos detalhes, a fim de fazer a escolha mais adequada.

Pisos de cores muito vibrantes e textura áspera podem afetar negativamente a harmonia do visual, além de serem mais difíceis de limpar. No entanto, pisos de cores muito claras e extremamente lisos podem deixar o ambiente monótono e, ainda, causar acidentes domésticos.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre os elementos, por exemplo, pisos neutros são ótimos para valorizar ambientes com mobiliário de cores vibrantes. Mas, se você pretende adotar móveis mais simples e neutros, um piso estampado e mais chamativo pode ser a melhor escolha.

Pedras naturais, ladrilhos, pastilhas e cerâmicos são excelentes opções para cozinhas, pois, além de conferir um visual mais bonito, eles também oferecem praticidade e facilidade na limpeza.

2. Escolha as cores com muita atenção

Além de oferecer praticidade, as cozinhas também precisam transmitir a sensação de conforto necessária para realizar as atividades e para acomodar melhor os seus convidados.

Se o ambiente possui dimensões reduzidas, o indicado é optar por uma paleta de cores mais claras, com tons pastéis ou neutros. Isso porque, eles causam uma sensação de ampliação do espaço, permitindo que a iluminação alcance todos os cantos.

Mas, se você dispõe de um espaço amplo, as cores mais vibrantes são muito bem-vindas. A escolha das tonalidades deve depender do seu gosto e personalidade, porém, dentre as cores mais indicadas para esse ambiente, estão o vermelho e o laranja, que possuem a capacidade de estimular o apetite.

3. Pense na iluminação com cuidado

Um dos pontos mais importantes de qualquer cômodo — em especial as cozinhas — é, sem dúvidas, a iluminação. Isso porque, ela é responsável por auxiliar e facilitar os trabalhos realizados nesse ambiente.

Para obter uma iluminação adequada, é preciso pensar em mais do que apenas uma fonte de luz, pois isso pode tornar o ambiente monótono e cansativo.

O ideal é utilizar um ponto de luz principal — que, normalmente, fica localizada no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme — e outras fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos.

Para a iluminação principal, você pode apostar em um plafon; esse modelo de luminária é perfeito para proporcionar uma luz que seja confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para conferir uma visão apropriada do espaço.

Já para a iluminação complementar, você deve priorizar os locais de produção. Por exemplo, se você possuir um armário em cima da pia ou da bancada, considere instalar pontos de luz com spots embutidos; isso proporcionará uma iluminação direcionada sobre essas áreas.

Outro ponto muito importante, é o tipo de lâmpada que você deve utilizar. No caso das cozinhas, o ideal é optar por lâmpadas de LED brancas, pois estas são mais estimulantes e proporcionam melhor visibilidade, facilitando o manuseio dos alimentos e outros utensílios.

4. Aproveite os espaços na parede

Aproveitar bem os espaços disponíveis é fundamental para garantir a funcionalidade, praticidade e rapidez que os trabalhos na cozinha exigem. Por isso, saiba fazer o melhor proveito de cada cantinho desse ambiente.

Uma ótima maneira de fazer isso, é utilizando armários aéreos e prateleiras; esses itens são ideais para deixar os utensílios e demais produtos sempre ao alcance das mãos ou, até mesmo, para expor objetos decorativos.

Além disso, aproveitar as paredes também é uma maneira eficiente de otimizar o espaço, já que não comprometem as áreas de produção e circulação do cômodo.

5. Invista em uma horta vertical

Cultivar uma horta vertical é uma ótima sugestão para quem gosta de ter temperos frescos sempre à mão.

Além de ser muito útil, elas deixam a cozinha ainda mais charmosa e têm tudo a ver com a decoração do ambiente.

Lembre-se apenas de cultivar os temperos em um local com boa incidência de luz solar.

Agora que você já sabe como decorar a sua cozinha adequadamente, acesse o nosso site e confira as opções que nós temos para você!

Compre na C&C

Pastilha Borda Bold Retrô Quadriculado Preto E Branco 30x30cm Pastilha Borda Bold Retrô Quadriculado Preto E Branco 30x30cm
Piso Esmaltado Brilhante Borda Bold Silver 53x53cm Piso Esmaltado Brilhante Borda Bold Silver 53x53cm
Pedra Natural Madeira Rosa 23x23cm Pedra Natural Madeira Rosa 23x23cm
Plafon em Vidro Redondo para 2 Lâmpadas Clean 30cm Branco Plafon em Vidro Redondo para 2 Lâmpadas Clean 30cm Branco
Spot Led de Embutir Redondo Mr16 6w Bivolt 3.000k Luz Amarela Spot Led de Embutir Redondo Mr16 6w Bivolt 3.000k Luz Amarela
Prateleira em Madeira 100x25cm Natural Vermelha Prateleira em Madeira 100x25cm Natural Vermelha
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou