Quando se trata de energia elétrica, sabemos que todo cuidado é pouco! Afinal, grande parte dos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia funcionam a base de eletricidade, e quanto mais frequente for o uso, maior são as chances de ocorrer algum acidente envolvendo energia elétrica.
Por isso, na dica C&C de hoje, vamos mostrar como observar possíveis falhas no seu material elétrico e trazer soluções para que seu lar fique completamente seguro. Confira!
1. Observe os sinais
Observar como sua casa está se comportando com a eletricidade é fundamental! Por exemplo: verifique se as tomadas estão esquentando demais, se algum equipamento está dando choque ou se os disjuntores desligam sozinhos com frequência; esses sinais podem indicar possíveis sobrecargas ou algum comprometimento na rede elétrica.
2. Evite o excesso de aparelhos elétricos na mesma tomada
Quando há vários equipamentos ligados em benjamins e extensões, pode ocorrer um excesso de carga elétrica – ou seja, a famosa sobrecarga. E isso pode causar danos aos aparelhos ou, até mesmo, provocar um incêndio na residência.
A recomendação é utilizá-los somente com aparelhos de baixa potência, como carregadores de celular, notebooks, televisões, luminárias e semelhantes, evitando, assim, uma sobrecarga na rede.
3. Tome cuidado com os fios
Qualquer fio exposto deve ser considerado como um risco de choque, portanto, tome muito cuidado com fios de instalações e aparelhos elétricos, mantendo-os sempre isolados e bem escondidos – especialmente em casas com crianças ou animais de estimação.
4. Conte com um aterramento adequado
De uso obrigatório, o fio terra deve ser instalado em todos os pontos de energia da casa, prevenindo contra choques e desviando correntes em casos de sobrecargas.
O uso de tomadas de três pinos, por exemplo, é algo que deve ser considerado. Isso porque o pino do meio funciona como um fio terra, o que impede choques e contatos com hastes metálicas, já que ele entra e sai antes dos outros no momento da conexão.
5. Faça manutenções frequentemente
Manutenções mais complexas na rede elétrica devem ser realizadas apenas por profissionais especializados. No entanto, é sua obrigação observar alguns pontos e tomar os cuidados necessários.
Também é importante respeitar os diâmetros dos buracos das tomadas. Se o buraco for menor que os pinos do plugue, o ideal é trocar a tomada e verificar se o disjuntor suporta a potência do aparelho.
Tome muito cuidado ao realizar qualquer ação que envolva a parte elétrica da residência. Certifique-se de desligar disjuntores, interruptores e energia geral da casa antes de começar qualquer reparo.
Gostou das nossas dicas? Aqui no blog você encontra diversos conteúdos para se inspirar e transformar sua casa. Aproveite também para acessar o nosso site e conferir as ofertas imperdíveis que estão esperando por você!