Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

5 dicas para fazer o check up da sua rede elétrica

Saiba quais são os cuidados que você deve tomar ao fazer a manutenção do seu material elétrico
                                   5 dicas para fazer o check up da sua rede elétrica            
   

Quando se trata de energia elétrica, sabemos que todo cuidado é pouco! Afinal, grande parte dos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia funcionam a base de eletricidade, e quanto mais frequente for o uso, maior são as chances de ocorrer algum acidente envolvendo energia elétrica.

Por isso, na dica C&C de hoje, vamos mostrar como observar possíveis falhas no seu material elétrico e trazer soluções para que seu lar fique completamente seguro. Confira!

1. Observe os sinais

Observar como sua casa está se comportando com a eletricidade é fundamental! Por exemplo: verifique se as tomadas estão esquentando demais, se algum equipamento está dando choque ou se os disjuntores desligam sozinhos com frequência; esses sinais podem indicar possíveis sobrecargas ou algum comprometimento na rede elétrica.

2. Evite o excesso de aparelhos elétricos na mesma tomada

Quando há vários equipamentos ligados em benjamins e extensões, pode ocorrer um excesso de carga elétrica – ou seja, a famosa sobrecarga. E isso pode causar danos aos aparelhos ou, até mesmo, provocar um incêndio na residência.

A recomendação é utilizá-los somente com aparelhos de baixa potência, como carregadores de celular, notebooks, televisões, luminárias e semelhantes, evitando, assim, uma sobrecarga na rede.

3. Tome cuidado com os fios

Qualquer fio exposto deve ser considerado como um risco de choque, portanto, tome muito cuidado com fios de instalações e aparelhos elétricos, mantendo-os sempre isolados e bem escondidos – especialmente em casas com crianças ou animais de estimação.

4. Conte com um aterramento adequado

De uso obrigatório, o fio terra deve ser instalado em todos os pontos de energia da casa, prevenindo contra choques e desviando correntes em casos de sobrecargas.

O uso de tomadas de três pinos, por exemplo, é algo que deve ser considerado. Isso porque o pino do meio funciona como um fio terra, o que impede choques e contatos com hastes metálicas, já que ele entra e sai antes dos outros no momento da conexão.

5. Faça manutenções frequentemente

Manutenções mais complexas na rede elétrica devem ser realizadas apenas por profissionais especializados. No entanto, é sua obrigação observar alguns pontos e tomar os cuidados necessários.

Também é importante respeitar os diâmetros dos buracos das tomadas. Se o buraco for menor que os pinos do plugue, o ideal é trocar a tomada e verificar se o disjuntor suporta a potência do aparelho.

Tome muito cuidado ao realizar qualquer ação que envolva a parte elétrica da residência. Certifique-se de desligar disjuntores, interruptores e energia geral da casa antes de começar qualquer reparo.

Gostou das nossas dicas? Aqui no blog você encontra diversos conteúdos para se inspirar e transformar sua casa. Aproveite também para acessar o nosso site e conferir as ofertas imperdíveis que estão esperando por você!

   

Compre na C&C

Quadro de Distribuição de Sobrepor 24 Disjuntores Din Opaca Quadro de Distribuição de Sobrepor 24 Disjuntores Din Opaca
Minidisjuntor Sd62 3ka Curva C 40a 2p Minidisjuntor Sd62 3ka Curva C 40a 2p

Produtos que você visitou