Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

5 dicas de iluminação para piscinas

Confira 5 dicas de iluminação para piscinas que a C&C separou para você!
  5 dicas de iluminação para piscinas

Ter uma piscina em casa é o sonho de consumo de muita gente — seja para usufruir durante os dias mais quentes, como no verão, ou simplesmente embelezar a decoração da área externa.

Assim como nos outros cômodos, os detalhes dessa parte da casa também merecem atenção e dedicação durante o projeto. Afinal, é aqui que normalmente acontecem festas, eventos, reuniões em família e confraternizações com os amigos.

E nessa hora a piscina parece ser uma opção ainda mais atrativa, não é mesmo?! Portanto, dedicar-se a um projeto de piscina iluminada pode ser mais um caminho para definir uma decoração incrível para sua área externa.

Pensando nisso, a C&C separou 5 dicas de iluminação para piscinas. Assim, você tira o seu projeto do papel e inicia sua decoração externa imediatamente.

1. Posicionamento das luzes

Um dos primeiros passos no que diz respeito ao projeto de iluminação para piscina é quanto aos pontos de destaque.

Além da parte estética, aqui temos um ponto a ser considerado: a segurança. É possível contar com um projeto de decoração elegante garantindo os cuidados necessários.

Portanto, foque em pontos principais como escadas, curvas, superfícies e locais que indiquem a inclinação para profundidades — principalmente pensando em banhos de piscina noturnos. Por último, aposte naquilo que deseja dar destaque como ponto de decoração.

2. Tenha o formato e a cor da piscina definidos

O formato e a cor da piscina são fatores determinantes para dar continuidade ao projeto de iluminação e também de decoração. Itens e acessórios que combinam muito bem com piscinas retangulares, não necessariamente servirão para os modelos redondos.

 

Além disso, a cor e o tipo de revestimento escolhidos também influenciam na aparência como um todo. Nas piscinas de azulejos escuros, por exemplo, os pontos de luz devem ser reforçados, pois a claridade não terá efeito significativo sobre ela.

Logo, compreender o que combina esteticamente com a cor e o formato da sua piscina também é importante para a conclusão do projeto de iluminação.

3. Iluminação de LED

A iluminação de LED é um recurso subaquático, sendo altamente tecnológico e exigindo um pouquinho mais de planejamento para sua instalação. Em contrapartida, é um recurso extremamente econômico e causa uma beleza aprimorada ao ambiente.

Além disso, o LED não exige tanta manutenção no dia a dia, o que também é um fator prático e positivo. A relação custo-benefício e sua longevidade (em uma estimativa de 100 mil horas úteis) são incrivelmente favoráveis para a escolha desse tipo de iluminação.

4. Fibra ótica

A fibra ótica é uma opção bastante segura e moderna utilizada na atualidade. A iluminação subaquática pode, ainda, ser selecionada de acordo com pontos específicos ou perimetral (a luz que se estende pela borda da piscina).

Além disso, graças à fibra ótica é possível fazer mudanças de cor e deixar a iluminação muito mais versátil de acordo com o clima desejado para o ambiente.

Confira as diferenças entre a fibra ótica pontual da perimetral:

  • Fibra ótica pontual: aqui, a luz é levada de uma ponta a outra pela piscina. Pontos de luz são distribuídos de acordo com o tamanho disponível do ambiente que se deseja criar.
  • Fibra ótica perimetral: também chamada de Sidelight (luz lateral), ela é responsável por acentuar o contorno da piscina. O resultado da decoração pela iluminação é incrível, ainda mais em modelos com formatos diferentes.

5. Manutenção e cuidados com a iluminação de piscina

Iluminação eficiente, vida útil do sistema elétrico e garantia de segurança no dia a dia? Então a solução é a manutenção periódica para a piscina.

Ainda que você não perceba nenhuma irregularidade, é bastante importante aderir à essa prática, tendo visto que pode ser uma medida preventiva de segurança.

Isso porque tratamos de um assunto bastante delicado: eletricidade e água. A fibra ótica, mencionada anteriormente, é uma alternativa totalmente segura, bem como os refletores com dispositivo DR, que interrompem a energia em casos (raríssimos) de choque.

No entanto, manutenção e cuidados periódicos com a iluminação de piscina são imprescindíveis, além dos cuidados gerais.

Seu projeto de iluminação para piscina começa na C&C

E aí, gostou das nossas dicas sobre iluminação para piscinas? Aproveite a temporada para deixar esse espaço muito mais charmoso e agradável!

Aqui na C&C você encontra os materiais que precisa para tirar o seu projeto do papel. Acesse nosso site e confira!

Compre na C&C

Guarda Sol Tie Dey 1,6 Metros Guarda Sol Tie Dey 1,6 Metros
Bote Cisne Branco Bote Cisne Branco
Conjunto de Jardim com Mesa E 2 Cadeiras Marrom Conjunto de Jardim com Mesa E 2 Cadeiras Marrom
Poltrona em Aço Fibra Sintética Bege 77x53cm Poltrona em Aço Fibra Sintética Bege 77x53cm
Refletor Led 20w Bivolt 5500k Slim Preto Luz Branca Refletor Led 20w Bivolt 5500k Slim Preto Luz Branca
Spot Refletor para 1 Lâmpada 193/1 Preto 808934 Spot Refletor para 1 Lâmpada 193/1 Preto 808934
Refletor para 1 Lâmpada com Sensor de Presença 150w Bivolt Branco Refletor para 1 Lâmpada com Sensor de Presença 150w Bivolt Branco
Revestimento Cerâmico Borda Bold Azul Piscina Liso 20x20cm Revestimento Cerâmico Borda Bold Azul Piscina Liso 20x20cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou