Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

17 brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Veja dicas para aumentar a diversão!


Não importa se é época de férias ou não, a criançada gosta mesmo é de diversão! E para ter bons momentos, nem sempre é preciso passeios no shopping, videogames ou celulares.

Muitas vezes, não é necessário nem mesmo sair de casa ou gastar dinheiro para se divertir, e é justamente isso que vamos te mostrar neste texto. Listamos 17 dicas de brincadeiras para fazer em casa com as crianças — isso mesmo, no conforto do seu lar!

Ficou curioso e quer conferir cada uma das sugestões de brincadeiras para fazer em família com as crianças? Siga com a leitura!


1. Caça ao tesouro

Nossa primeira sugestão de atividades para crianças fazerem em casa, é uma brincadeira simples e que pode estimular ainda mais a curiosidade e aproximação da criança com o lar:  a caça ao tesouro! Para isso, separe objetos que os pequenos possam reconhecer facilmente e esconda-os pela casa.

Elabore as pistas e os desafios, e espalhe-os pela casa. Use enigmas para guiar as crianças até a surpresa final, que pode ser uma pequena recompensa, como doces ou um brinquedo.

Para deixar a brincadeira ainda mais interessante, você também pode propor um prêmio caso elas encontrem todos os objetos. Em datas comemorativas como a Páscoa, essa brincadeira fica ainda mais empolgante e a surpresa pode ser chocolate!


2. Acampamento
indoor

Monte uma "tenda" com lençóis e almofadas na sala de estar para que as crianças possam fazer um indoor camp, ou seja, um acampamento em casa.

Torne o espaço interno bem confortável com almofadas, cobertores e colchões. Se possível, utilize uma lanterna para iluminar a parte de dentro da cabana e apague as outras luzes da casa. 

As crianças vão poder contar e criar histórias, cantar músicas e desfrutar de lanches saudáveis. Quem sabe, até mesmo dormir!
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Dentro da cabana, é hora de contar histórias e brincar com a imaginação dos pequenos.


3. Hora da culinária

Uma baguncinha na cozinha pode ser uma ótima maneira de entreter as crianças, além de aproximá-las da rotina dos pais. Portanto, convide-as para ajudar a fazer o almoço, jantar ou apenas as sobremesas. Uma boa sugestão de brincadeiras para fazer em família!

Elas podem ajudar a separar os ingredientes, organizar as medidas, quebrar ovos, mexer a massa e outras etapas simples que não envolvam objetos perigosos, como facas e raladores. E se alguns dos ingredientes da receita escolhida exigirem corte, o ideal é que um adulto fique responsável por essa parte.

Essa atividade pode se estender até a arrumação da mesa, colocando os pratos, copos, talheres, guardanapos e até um arranjo mais simples para enfeitá-la.

A prática é, ainda, uma boa forma de ensinar os pequenos a serem, no futuro, adultos funcionais, ou seja, independentes.
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Envolva os pequenos nas atividades da cozinha!


4. Momento Picasso

Que tal divertir a criançada criando um momento artista? Compre massinhas de modelar, telas, tinta guache, lápis de cor, cola, tecidos e pincéis e deixe que elas soltem a imaginação. 

As crianças podem criar obras de arte únicas, colagens, desenhos e até mesmo projetos de costura simples.

No final, você verá lindas obras de arte que irão decorar sua casa — você pode colocar em porta retrato e enfeitar o rack da sala ou até mesmo pendurá-las na parede.

Para tornar a atividade educativa, vale fazer um breve passeio pela História da Arte, inclusive a brasileira, apresentando os quadros de grandes artistas. Obras mais coloridas, como as de Tarsila do Amaral, Van Gogh, Picasso e Cândido Portinari, podem conquistar com mais facilidade a atenção dos pequenos.
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Desperte o mini artista que habita o mesmo lar que você!


5. Teatro em casa

Chame os amigos dos seus filhos, pegue roupas e acessórios sem uso e deixe a criançada montar um espetáculo. Elas podem criar roteiros, montar cenários improvisados e encenar suas próprias peças teatrais.

Entre na brincadeira e ajude-os a confeccionar os ingressos para a peça, por exemplo, além de auxiliar na construção do cenário — especialmente se for necessário utilizar materiais como tesoura.

O teatro pode ser uma boa opção não só para criar personagens e histórias, mas para confeccionar fantoches.

No final da apresentação, faça uma mesa com lanches e bebidas para agradecer aos atores mirins. Você verá como a criatividade das crianças é espetacular!
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Organizar um teatro é uma boa forma de permitir que as crianças soltem a imaginação.


6. Noite de jogos

Reúna jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e cartas para uma noite de diversão em família. Games competitivos ou cooperativos podem proporcionar entretenimento e estimular o pensamento estratégico das crianças. São diversas opções: jogos da memória, dominó, stop, esconde-esconde, entre outros. É só escolher o preferido da criançada e a diversão será garantida!
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Os jogos são uma boa forma de se divertir em família.


7. Dia do spa

Reúna toda a turma e crie um dia de spa em casa, no qual as crianças vão poder relaxar com máscaras faciais, pintar as unhas e desfrutar de massagens suaves.

Para tornar o ambiente ainda mais aconchegante, deixe tocando, ao fundo, músicas infantis na versão instrumental.


8. Experimentos científicos

Se o seu filho é curioso, do tipo que vive perguntando o “por que?” de tudo, que tal organizar uma tarde de experimentos científicos? 

Procure na internet opções de experimentos simples e que podem ser feitos com facilidade e segurança em casa, como criar vulcões de bicarbonato de sódio, fazer slime ou explorar as propriedades da água e do ar.


9. Sessão pipoca

Não precisa ir ao cinema e gastar muito para ter essa diversão. Ajuste a sala, o quarto ou outro espaço aconchegante para receber a criançada e organizar a própria sessão pipoca.

Coloque pufes, poltronas, colchão e almofadas para elas ficarem bem à vontade. Faça pipoca, compre algumas guloseimas e coloque um filme escolhido por eles.

Apenas atente-se à classificação e à temática do filme escolhido! Se possível, assista-o com antecedência. Assim, não há riscos da obra abordar uma temática que ainda não foi apresentada por você ao pequeno, e surpreendê-lo com novas informações e emoções.
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Organizar uma sessão de cinema está entre as brincadeiras legais para fazer em casa.


10. Leitura conjunta

Ler é o tipo de atividade que traz consigo uma série de benefícios. No caso das crianças, a leitura auxilia no desenvolvimento da linguagem, ampliando o vocabulário e melhorando a compreensão da gramática, assim como na parte cognitiva, já que estimula a imaginação e a criatividade.

Ao se relacionar com a narrativa de um livro, os pequenos passam a desenvolver um pensamento crítico, raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas.

A leitura interfere positivamente, ainda, nas habilidades de concentração e atenção; gera conexão emocional; proporciona aprendizado sobre o mundo; auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais e prepara para o ensino escolar.

Sem falar que cultivar o hábito de ler desde a infância pode estabelecer uma base sólida para a apreciação da leitura ao longo da vida.

Portanto, escolha um livro adequado à idade e faça uma leitura em grupo. Depois, discutam a história, compartilhem suas opiniões e criem as próprias versões da trama.


11. Fotógrafo por um dia

Sabe aquela câmera que você nunca mais usou? Tire a poeira dela e dê às crianças para que elas possam capturar momentos especiais ao redor da casa ou nas ruas do bairro (sob a supervisão de um adulto). Eles também podem utilizar o celular para isso!

Para tornar a experiência ainda mais legal, revele cada um dos clicks e utilize-os na decoração da casa. Assim, sempre que olhar para eles, vai recordar esse momento especial.


12. Jardinagem

Permita que os pequenos entrem em contato profundo com a natureza por meio da jardinagem. Para isso, vocês podem criar pequenos jardins em vasos, com suculentas e outras plantas menores, mas também adornar o quintal de casa.
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
A jardinagem é uma excelente forma das crianças estabelecerem conexão com a natureza.


13. Construção com materiais recicláveis

Reúna materiais recicláveis, como caixas, rolos de papelão e tampas, e desafie as crianças a construírem estruturas criativas.

Também vale transformar esses itens recicláveis em obras de arte. Caixas de papelão podem virar carros, latas vazias podem se tornar porta-lápis, e garrafas plásticas podem ser transformadas em vasos.


14. Piquenique

Nem sempre precisamos ir ao parque para fazer um piquenique no jardim, aliás, qualquer cantinho serve, basta usar a imaginação e montar um espaço bem divertido. 

Para isso, elabore uma cesta repleta de coisas gostosas para beber e comer, um livro para contar uma história e até mesmo uma bola para gastar a energia da criançada. E se estiver tempo bom, não dispense uma piscina inflável para a garotada — é diversão na certa!
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Realize um piquenique no quintal de casa!


15. Pool party

Por falar em piscina, que tal aproveitar para fazer uma festa na piscina? Caso você more em apartamento, provavelmente seu prédio já conta com uma. Dessa forma, é só separar alguns snacks e brinquedos divertidos e descer com a criançada.

Lembre-se, no entanto, de que é preciso ter muita atenção quando os pequenos estiverem na água, afinal, todo cuidado é essencial para evitar acidentes.

Mas caso você não tenha acesso a uma piscina, uma ótima opção é apostar nos modelos infláveis ou de plástico.
 

brincadeiras para fazer em casa com as crianças
Em uma tarde quente, leve os pequenos para a piscina!


16. Festa temática

Pode ser uma festa do pijama, baile de máscaras, príncipes e princesas, profissões, desenhos animados, etc. Basta escolher um segmento que mais interesse os pequenos e, a partir dele, pensar em comidas, decoração, músicas e filmes que tenham relação com o tema.


17. Corrida de obstáculos

Use toda a sua criatividade e selecione os mais diversos materiais: almofadas, bolas, brinquedos, toalhas, bacias, caixas… qualquer coisa serve! Distribua-os de forma consecutiva criando um circuito; depois é só dar a partida e garantir a diversão.

Cada uma das sugestões listadas acima é uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços familiares e estimular a criatividade dos pequenos. Seja em dias chuvosos, durante o recesso escolar, aos finais de semana ou até mesmo em uma data especial, como o um Dia das Crianças em casa. 

A verdade é que proporcionar um ambiente alegre e repleto de brincadeiras é uma experiência memorável para todos — até mesmo para os adultos.

Lembre-se, apenas, de adaptar as atividades de acordo com a idade das crianças e de incentivar a participação ativa e criativa de todos. Com essas dicas de brincadeiras, você estará pronto para proporcionar momentos de alegria e aprendizado que serão lembrados para sempre!

Gostou deste texto? Aproveite para compartilhá-lo com outros pais, tios, tias, avôs, avós, padrinhos e madrinhas que buscam novas formas de entreter os pequenos. Até a próxima!

Compre na C&C

Pincel Simples para Parede 500 Cerdas Gris 3/4 Pincel Simples para Parede 500 Cerdas Gris 3/4'' Vermelho