Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

12 dicas para pintar parede sem erro

Veja o passo a passo para pintar as paredes da sua casa!


Mudar a cor das paredes é um hábito comum e prático na hora de transformar um espaço. Não por acaso, muitas pessoas acabam se aventurando nessa tarefa sem a ajuda de um profissional. Por isso, se você está buscando renovar o visual de algum ambiente sem passar por grandes reformas e deseja fazer isso por conta própria, essa é uma excelente alternativa.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados a fim de evitar erros que podem gerar prejuízos e futuras dores de cabeça, além de uma aparência desagradável. Pensando nisso, listamos neste post 12 dicas para pintar parede, assim como truques imperdíveis que vão te ajudar nessa missão. Confira a seguir!

1. Tenha as ferramentas adequadas em mãos

Da mesma forma que é preciso verificar se você tem na geladeira todos os ingredientes necessários para uma receita antes de começá-la, o segredo para uma boa pintura não está somente na técnica e na habilidade, mas também, e sobretudo, na disponibilidade e no uso das ferramentas para pintar parede corretas e indispensáveis a esse serviço.

Por isso, é fundamental ter em mãos os seguintes acessórios para, ao final, obter o melhor resultado e se orgulhar dele.

Espátulas

As espátulas têm como objetivo remover tinta descascada, assim como papel de parede antigo e outras imperfeições da superfície antes que a pintura seja iniciada. Assim, a parede fica lisa e prontinha para receber uma nova camada de tinta.

Desempenadeiras

A aplicação da massa corrida ou massa niveladora na parede é feita graças às desempenadeiras. Com isso imperfeições, buracos ou fissuras são preenchidos e você obtém uma superfície uniforme.

Lixas

Tenha lixas em mãos para suavizar a superfície após a aplicação da massa corrida ou, levemente, antes de pintar. Elas removem irregularidades e são mais uma maneira de garantir uma área de trabalho uniforme e auxiliar na adesão da nova tinta.

Rolos para pintura

Talvez, esta seja a ferramenta mais popular e óbvia quando falamos em pintar uma parede. Portanto, não deixe os rolos para pintura de fora da sua lista de acessórios. 

Eles servem para aplicar a tinta de forma rápida e uniforme. Por terem uma superfície porosa, que absorve a tinta e a distribui na parede de maneira eficiente, garantem um acabamento liso.

rolos para pintura
Tenha ferramentas e acessórios adequados para realizar a pintura.


Extensor de rolos

Sabe aqueles cantinhos inalcançáveis? Você pode chegar até eles utilizando o extensor para rolo de pintura, uma haste que se encaixa no cabo do rolo e permite que você alcance áreas altas ou de difícil acesso sem precisar subir em cadeiras, escadas ou até mesmo andaimes. Com ele, o trabalho em paredes altas ou em locais estreitos deixa de ser um desafio.

Atenção!

Subir em escadas ou andaimes para pintar paredes deve ser feito apenas por pessoas qualificadas e treinadas, como pintores ou profissionais de manutenção, que tenham experiência em trabalhar em altura e conhecem as regras de segurança necessárias para realizar o serviço de forma adequada e protegida. 

Portanto, se você não se encaixa nessas características, não faça isso ou poderá colocar a sua segurança e até mesmo a sua vida em risco!

Trinchas e pincéis

Uma forma de não deixar passar nenhum detalhe é utilizando as trinchas e os pincéis. Eles quebram um galho na hora de preencher cantos, áreas de difícil acesso ou até mesmo fazer retoques. Além disso, garantem maior precisão e controle durante a pintura, permitindo cobrir áreas menores com cautela.
 


Bandeja para tinta

Você vai precisar de um lugar para despejar a tinta. E é melhor não fazer isso em um recipiente qualquer, pois ele pode manchar e se tornar inutilizável depois. Portanto, adquira uma bandeja para tinta. 

A bandeja facilita a aplicação com o rolo, já que possui uma superfície plana e larga onde você mergulha o rolo para absorver a tinta antes de aplicá-la na parede. Alguns modelos trazem ainda uma esteira para remoção de excessos.

Misturador de tinta

Quanto ao misturador de tinta, ele representa uma haste ou broca acoplada em uma furadeira elétrica, e é utilizado para mesclar a tinta antes da aplicação. Se você for utilizar mais de uma lata da mesma cor, essa opção ajuda a homogeneizar a tinta, garantindo uma coloração consistente e uma distribuição uniforme dos pigmentos.

misturador de tinta
O misturador de tinta ajuda a homogeneizar o material.


2. Verifique e prepare as paredes

Depois de garantir todas as ferramentas necessárias para pintar, uma das principais dicas de pintura de parede é levar em consideração que a qualidade final da pintura vai depender do estado em que a parede se encontra.

Por isso, observe se está descascando e se há buracos ou infiltrações. Verifique também se a superfície está limpa, firme e livre de poeiras, gorduras, restos de adesivos, entre outras irregularidades que podem interferir de forma negativa na estética geral do ambiente.

Se for o caso, faça as correções necessárias utilizando as lixas e a massa corrida para, só então, começar a cuidar dos detalhes da pintura.

Esse processo é importante para garantir uma superfície nivelada, uniforme e lisa; facilitar a adesão, a durabilidade e até economizar tinta, evitando que descasque ou descure antes do tempo, ou que absorva mais material do que o necessário.

verifique e prepare as paredes
Uma parede uniforme pode ser obtida pela aplicação de massa corrida e pelo processo de lixagem.


3. Proteja os pisos e demais objetos

Antes de colocar a mão na massa é necessário proteger o piso, os móveis, as portas e as janelas contra os respingos de tinta e outros possíveis danos. Para isso, utilize uma lona plástica ou jornal velho, se preferir.

Cubra todo o chão e os demais itens que necessitam de proteção e prenda a lona com fita crepe para que ela não escape enquanto você se movimenta por cima.

proteja os pisos e demais objetos” title=
Lembre-se de proteger o chão e outras partes do ambiente dos respingos da tinta.


4. Tenha cuidado ao lixar as paredes

Lixar pode parecer uma das etapas mais complicadas, mas saiba que é possível se sair bem nesta fase crucial no processo de pintar uma parede. Basta ser detalhista, paciente e cauteloso!

Com a lixa certa, remova pequenas saliências, rebarbas e outras imperfeições identificadas na parede ou provenientes de reparos, como preenchimentos de buracos ou fissuras utilizando massa corrida.

Contudo, é preciso ter muito cuidado para não lixar com muita força, pois isso pode provocar ranhuras e, ao invés de melhorar, danificar a superfície. Assim, a transição da superfície reparada e o restante da parede será suave e imperceptível aos olhos.

tenha cuidado ao lixar as paredes” title=
A lixa tem a função de remover rebarbas e outras imperfeições da parede.


5. Teste a aplicação

Quando aplicada na parede, a cor da tinta pode ficar diferente da que consta no catálogo. Por isso, antes de comprar a lata, recomenda-se adquirir um galão pequeno apenas para teste de tonalidade.

Para paredes em ambientes externos, prefira tintas com características hidrofílicas, ou seja, que possuem água em sua formulação, pois são mais resistentes e facilitam a limpeza.
 


6. Calcule a quantidade necessária de tinta

Saber a quantidade necessária de tinta é importante para evitar a falta, mas também o excesso do produto e evitar o desperdício de dinheiro.

Para isso, você deve, primeiramente, calcular o tamanho da área a ser pintada. Meça a parede e multiplique pela altura do pé direito (altura do chão ao teto). Em seguida, multiplique essa metragem pelo número de demãos (geralmente, duas ou três são o suficiente). O resultado é equivalente à metragem total.

Algumas latas de tinta indicam a área a ser coberta. Mas, em todo o caso, os vendedores também podem auxiliá-lo a respeito da quantidade necessária.

calcule a quantidade de tinta necessária” title=
Na hora de escolher a tinta, calcule a quantidade necessária para a área que será pintada.


7. Aplique uma camada de tinta primer

Você já ouviu falar do primer? Assim como o produto de maquiagem, na pintura o primer tem como foco preparar a área a ser pintada, e deve ser aplicado antes da tinta para proteger a parede e selar superfícies porosas.

Pode ser utilizado em rebocos fracos, concreto novo, paredes caiadas, gesso, cimento-amianto e pinturas descascadas. Assim, você reforça ainda mais a aderência da tinta à parede e eleva a durabilidade da pintura, dispensando a necessidade de retoques logo após um curto período de tempo.

Outra funcionalidade importantíssima do primer é permitir que você saia de uma tonalidade escura para uma clara, já que ele é capaz de esconder a coloração anterior da parede.

8. Misture a tinta

Na nossa primeira dica, sobre ferramentas essenciais para pintar uma parede, falamos sobre a importância de ter um misturador de tinta. Pois bem, nesta etapa, você vai utilizá-lo caso esteja usando mais uma lata de tinta ou se precisa unir uma tonalidade à outra. Assim, você garante uma coloração consistente em toda a parede.

9. Aplique fita para uma acabamento limpo

Em qualquer tipo de pintura, especialmente na de parede, um acabamento limpo é indispensável. Para alcançá-lo, você pode utilizar fita adesiva, uma técnica bem comum entre os pintores.

Hoje em dia, você encontra, inclusive, uma fita adesiva própria para pintor, projetada especialmente para aderir temporariamente à superfície e, na sequência, ser removida com facilidade.

Antes de começar a aplicação, lembre-se de limpar a preparar a superfície. É importante que a área esteja seca e livre de poeira ou qualquer outra sujeira, para não atrapalhar a adesão. Depois, é só aplicar a fita com cautela ao longo das bordas onde as paredes encontram o teto, dos rodapés, das molduras das janelas e em outros espaços que você deseja proteger.

Mais um ponto relevante é garantir que a fita esteja nivelada para obter linhas limpas e retas. Depois, é só pegar uma espátula ou utilizar os próprios dedos para selar a fita e, com isso, impedir que a tinta vaze por baixo dela.

10. Pinte em movimentos suaves

Depois de todo o preparo, chegou o momento mais esperado! O de realmente começar a pintar a parede. Para isso, você deve mexer a tinta com a trincha e, com muito cuidado, pintar, primeiramente, uma faixa horizontal rente ao teto que vai te ajudar a se orientar.

Em seguida, com o auxílio do rolo, dê cor ao restante da área, sempre seguindo a posição vertical. Faça isso de forma suave para evitar marcas ou estrias na parede, e trabalhe em seções, de cima para baixo, para evitar marcas de sobreposição.

Outro detalhe importante na hora da pintura é aplicar camadas finas ao viés de espessas. Assim, a tinta não escorre e seca rapidamente.

pinte em movimentos suaves” title=
Realize a pintura de forma suave para evitar marcas ou estrias na parede.


11. Deixe a tinta secar completamente

Por falar em evitar camadas espessas, recomenda-se aguardar cerca de 4 horas entre a aplicação de uma camada e outra. Portanto, permita que a tinta seque completamente antes de fazer uma nova aplicação. Ah, e não remova a fita antes da parede estar completamente seca e todo o processo finalizado.

Algumas marcas trazem um tempo de secagem específico. Por isso, vale verificar as recomendações do fabricante para descobrir se há um período adequado de secagem para a tinta adquirida.
 


12. Faça retoques e realize a limpeza final

Para encerrar essa missão e poder curtir o seu ambiente novo, realize os retoques finais, remova a fita delicadamente, higienize as ferramentas com água ou solvente apropriado e, depois de ajustar todos esses detalhes, faça uma limpeza completa do espaço.

Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então, não desanime se não conseguir resultados perfeitos logo de cara. Com paciência e cuidado, você vai garantir um acabamento profissional em suas paredes.

Para isso, não hesite em seguir todas as dicas que listamos neste conteúdo e adquirir os melhores acessórios e ferramentas para pintura no site da C&C. Por lá, você encontra tintas, pincéis, fitas, seladores, solventes e muito mais. É só clicar no banner abaixo e conferir todos os itens disponíveis!
 

Compre na C&C

Rolo de Lã Poliéster Topa Tudinho Não Respinga 15cm com Cabo Azul E Branco Rolo de Lã Poliéster Topa Tudinho Não Respinga 15cm com Cabo Azul E Branco
Pincel para Parede 400 Cerdas Gris 4 Pincel para Parede 400 Cerdas Gris 4'' Marrom
Desempenadeira em Aço Lisa Cabo de Madeira 25,6x12cm Desempenadeira em Aço Lisa Cabo de Madeira 25,6x12cm