Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

12 dicas para economizar água e energia elétrica em casa

Com medidas simples e algumas mudanças de hábito é possível reduzir o consumo de água e energia elétrica na sua casa
                                   12 dicas para economizar água e energia elétrica em casa            
       

O gasto necessário para cobrir as contas de água e energia elétrica é uma preocupação constante no dia a dia dos brasileiros — especialmente em tempos de crise hídrica e energética.

Mas você sabia que, com medidas simples e algumas mudanças de hábito, é possível reduzir consideravelmente as contas de água e luz? E, no final das contas, essa economia não é boa somente para o seu bolso, mas também para o meio ambiente; afinal, esses recursos são esgotáveis e devemos usá-los com muita moderação e consciência.

Pensando nisso, preparamos este post com diversas dicas úteis que vão te ajudar a reduzir o consumo de água e energia elétrica na sua residência e, de quebra, ainda garantir um dinheirinho sobrando no final do mês.

1. Evite usar mangueiras

Uma mangueira aberta durante 30 minutos pode consumir de 206 a 560 litros de água, dependendo da sua abertura e pressão da água. Por isso, ao limpar calçadas e garagens, procure usar apenas uma vassoura ou água reutilizável.

Para lavar o carro, utilize apenas um balde de água com um pano ou esponja macia. E no caso de jardins, dê preferência sempre aos regadores.

2. Reduza o tempo no banho

Um banho de 15 minutos com o chuveiro ligado o tempo todo pode gastar em média 135 litros de água, e isso é quase o consumo geral indicado para cada pessoa por dia.

Portanto, procure diminuir o tempo no banho e lembre-se sempre de fechar o registro ao se ensaboar e ao passar o shampoo e condicionador no cabelo. Essas são atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença no final do mês.

3. Não deixe a água escorrer à toa

Mantenha o registro fechado ao escovar os dentes, esfregar as roupas e as louças. Abra a torneira apenas quando for enxaguar.

4. Evite vazamentos

Um buraquinho de apenas 2mm no encanamento pode gerar um desperdício de até 3.000 litros de água por dia, o que equivale a quase um mês da necessidade de consumo de uma pessoa.

Por isso, realize manutenções nos tubos e canos frequentemente e, caso note algum vazamento, corrija o problema imediatamente.

5. Reutilize a água

Coloque um balde ou bacia em um quintal aberto em dias de chuva para captar a água e aproveite também a água da máquina de lavar roupas. Elas podem ser reaproveitadas para a descarga ou para lavar garagens e quintais.

6. Acumule roupas para lavar

Deixe acumular uma boa quantidade de roupas usadas para, só então, usar a máquina de lavar. Dessa forma, você diminui a frequência de uso da máquina e, consequentemente, reduz o consumo de água.

7. Aposte no uso de equipamentos que promovem a economia

Alguns equipamentos são produzidos para controlar o volume de água usado e/ou o tempo de uso. Confira a seguir:

  • Dual flush: é um sistema de descarga ecológico que regula a quantidade de água liberada no vaso sanitário. Ela possui dois fluxos: um que libera 3 litros de água, ideal para líquidos, e outro que libera 6 litros para dejetos sólidos. Essa tecnologia proporciona uma economia de 30% de água por ciclo de descarga;
  • Torneiras inteligentes: as torneiras com sensores de presença e temporizadores são capazes de economizar, em média, até 70% do consumo água, graças a sua tecnologia que interrompe o fluxo de água em alguns segundos;
  • Arejador de torneira: esse acessório possui a função de misturar ar à água, dando a sensação de maior volume e limitando a vazão da água. Torneiras com arejador podem diminuir o consumo de água em até 75%. Além disso, eles possuem um baixo custo e podem ser aplicados em qualquer modelo de torneira.

8. Tire os aparelhos da tomada

Os aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia, por isso, é importante evitar equipamentos ligados quando não forem necessários. Se for ficar longos períodos sem utilizá-los, tire-os da tomada ao invés de desligar apenas o comando do aparelho.

9. Desfrute dos recursos naturais

Deixe as luzes apagadas durante o dia e aproveite a luz do sol para iluminar os ambientes. Nos dias mais quentes, procure deixar as janelas e portas abertas para ventilar a casa, a fim de evitar o uso de ventiladores e ares-condicionados.

10. Cuidados com a iluminação

Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Apesar de serem um pouco mais caras que as demais, elas apresentam maior custo-benefício em longo prazo, visto que possuem uma vida útil maior que as lâmpadas comuns e reduzem o consumo de energia em até 80%.

11. Não deixe a televisão ligada sem necessidade

Desligue a televisão sempre que for se ausentar do cômodo e nunca durma com ela ligada. Caso o aparelho disponha da função “timer”, programe-o adequadamente.

12. Fique atento aos eletrodomésticos

Quando trocar os eletrodomésticos, dê preferência aos modelos com classe energética A++ ou A+++, que consomem até 70% menos energia em comparação com os modelos de classe A.

Economize com a C&C

Agora que você já sabe como reduzir o consumo de água e energia elétrica na sua casa, não deixe de acessar o nosso site e conferir as soluções que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Arejador Completo Articulado para Torneira Padrão Deca, Fabrimar E Docol Cromado Arejador Completo Articulado para Torneira Padrão Deca, Fabrimar E Docol Cromado
Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Compact Cromado Torneira para Lavatório de Mesa Pressmatic Compact Cromado

Produtos que você visitou